O Planeta TV

Sob Pressão: Carolina sofre acidente de ônibus

Gravação da cena do capotamento envolveu 220 pessoas.

por Redação, em 03/11/2018

Foto: Globo/Mauricio Fidalgo

O último acontecimento na vida de Carolina (Marjorie Estiano) acabou afetando seu relacionamento com Evandro (Julio Andrade), a quem ela atribui a culpa pela morte de seu pai, José Luiz (Luis Melo). No próximo episódio de ‘Sob Pressão’, previsto para ir ao ar na terça-feira, dia 6, o afastamento e decepção da esposa são tão intensos que chegam a provocar um pesadelo no sono do médico. Mas, na vida real, não é tão diferente. Carolina recusa a carona do marido e decide ir de ônibus para o plantão. O que ela não imagina é que o trajeto se torna tão assustador quanto os dias que tem vivido. 

Após uma tentativa de assalto, o veículo em que ela e diversos passageiros estão capota e despenca de um viaduto, para o desespero de Evandro. Ao saber do acidente e da necessidade de ajudar as vítimas, o cirurgião-chefe da emergência do Macedão mal termina a cirurgia de seu Valdir (Pedro Farah), paciente com tuberculose, e, ainda sem notícias de Carolina, segue na companhia do residente Charles (Pablo Sanábio) para o local. Chegando lá, se depara com um cenário de destruição, e sua angústia só aumenta ao perceber a grandiosidade da tragédia. Presa com os demais dentro do ônibus capotado, Carolina faz o primeiro atendimento aos feridos e logo percebe a presença do marido, que chama por ela do lado de fora do veículo. Aguardando a chegada dos bombeiros, Evandro auxilia a mulher no socorro dos mais urgentes.

Enquanto isso, sob o comando de Renata (Fernanda Torres), a equipe médica do hospital prepara a recepção dos pacientes. Mas o atual fornecedor de comida, contratado na nova gestão do Macedão, entrega refeição estragada e faz com que Rafael (Tatsu Carvalho) passe mal, deixando um paciente de emergência na mesa de cirurgia. Com os outros cirurgiões ocupados, Samuel (Stepan Nercessian) é o único disponível e, apesar de não praticar há mais de 10 anos, decide operar, a contragosto da diretora, que o observa ao longo do procedimento.

Quando o dia parece estar perto do fim, Evandro sofre um novo baque. Dona Dercília (Angela Rabelo), paciente hipocondríaca que está sempre pelos corredores reclamando dos variados sintomas que cismam em aparecer, chega de ambulância. Mais cedo, diante da urgência do acidente de ônibus e do histórico da paciente, ele não dá atenção às reclamações de Dercília sobre uma sensação estranha no peito. Se sentindo culpado por ter ignorado a senhora e no auge do stress, Evandro tem uma recaída e volta a recorrer a remédios para amenizar sua angústia. 

Foto: Globo/Mauricio Fidalgo

A cena do acidente de ônibus está entre os grandes eventos que mobilizaram a produção nesta temporada, e foi considerada a mais trabalhosa. Na gravação, estavam envolvidas cerca de 220 pessoas da equipe, sendo quatro dublês e 70 figurantes. A realização de toda a sequência durou cinco dias. Para montar o cenário, na Zona Norte do Rio de Janeiro, foram utilizados dois ônibus, dois guindastes e uma escavadeira, usada para amassar a lataria, simulando os danos causados pelo capotamento. Segundo o supervisor de efeitos especiais, Sergio Farjalla, somente a parte do fogo e o início da explosão foram simulados na locação. As outras imagens que compõem a cena foram inseridas em pós-produção e mixadas na edição.

Temas sociais 

Assim como na temporada anterior, ‘Sob Pressão’ aborda diversos assuntos inspirados na vida real, cujo debate tem extrema importância para a sociedade. Ao fim de cada episódio, o público vê cartelas contendo informações e dados sobre os temas em questão, como tuberculose, assunto abordado no episódio da próxima terça-feira, dia 6. 

Com direção artística de Andrucha Waddington e direção de Andrucha e Mini Kerti, ‘Sob Pressão’ é uma coprodução da Globo com a Conspiração Filmes. A série conta com supervisão de texto de Jorge Furtado e redação final de Lucas Paraizo, que escreve os episódios com Antonio Prata, Marcio Alemão e André Sirangelo.


Deixe o seu comentário