O Planeta TV

Sob Pressão: A vida de Samuel nas mãos de Carolina

A série da Globo aborda diversos assuntos inspirados na vida real.

por Redação, em 01/12/2018

Foto: Globo/Mauricio Fidalgo

A máscara de boa gestora de Renata (Fernanda Torres) está prestes a cair, no próximo episódio de ‘Sob Pressão’, previsto para ir ao ar na terça-feira, dia 4 de dezembro. Em conversa com Samuel (Stepan Nercessian), ela sugere que o médico aceite uma aposentaria integral e deixe o Macedão. “Eu tenho direito de trabalhar com uma equipe que está do meu lado. É difícil dizer o que eu vou dizer, mas, nesta gestão, o hospital não tem mais lugar pra você”, avisa Renata. Visivelmente abalado, Samuel mostra as provas que construiu contra a diretora e rebate: “Quem vai ter que sair desse hospital é você, Renata. Senão, o Brasil inteiro vai saber quem é que rouba a saúde”. Mas o que ele não espera é que Renata armou para que Evandro (Julio Andrade) vá com ela para atrás das grades, caso o esquema que ela coloca em prática no hospital público de Cascadura venha à tona, revelado pelo antigo diretor. 

Samuel ainda tenta avisar a Evandro que, em meio a tanta urgência, não lhe dá ouvidos. O motivo do descaso é um paciente em estado delicado, que recebeu uma facada nas costas durante uma briga de trânsito. O objeto está encostado na aorta. “Se mexer um milímetro, ele morre”, avisa o cirurgião-chefe ao residente Charles (Pablo Sanábio). A condição do paciente aumenta ainda mais a pressão do trabalho de Evandro, que luta contra o vício em medicamentos e sofre sintomas da abstinência.

Enquanto isso, Carolina (Marjorie Estiano) atende Mara (Elisa Pinheiro), que sofreu sérias lesões ao retirar da mão do filho um rojão prestes a explodir, colocado à força pelo marido. Ao pegar o objeto, que explode em seguida, ela fica com parte da mão e um dedo comprometidos. O pai da criança só entende a gravidade do ocorrido quando a esposa é levada às pressas para a cirurgia e descobre que o menino sofreu uma perfuração traumática do tímpano. 

Em meio ao dilema com Renata, o antigo diretor do hospital ainda precisa lidar com uma senhora que procura por seu marido – um paciente internado na década de 90. Sua única recordação é de Samuel, que fez o atendimento à época. Assim que a situação se esclarece, ele volta a confrontar Renata, e a discussão entre os dois faz com que Samuel passe mal, necessitando com urgência de insulina. A diretora não aplica o medicamento. Quando finalmente recebe atendimento e tem o quadro estabilizado, Samuel ainda fica à mercê das artimanhas de Renata, que segue interferindo em sua medicação na CTI. Resta saber se a competência de Carolina será suficiente para salvá-lo. 

Com direção artística de Andrucha Waddington e direção de Andrucha e Mini Kerti, ‘Sob Pressão’ é uma coprodução da Globo com a Conspiração Filmes. A série conta com supervisão de texto de Jorge Furtado e redação final de Lucas Paraizo, que escreve os episódios com Antonio Prata, Marcio Alemão e André Sirangelo.

Temas sociais 

Assim como na temporada anterior, ‘Sob Pressão’ aborda diversos assuntos inspirados na vida real, cujo debate tem extrema importância para a sociedade. Ao fim de cada episódio, o público vê cartelas contendo informações e dados sobre os temas em questão, como diabetes, assunto abordado no episódio da próxima terça-feira, dia 4. 


Deixe o seu comentário