A Globo pode recorrer da decisão de uma juíza da 58ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro.
O Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (Sated-RJ) conseguiu uma liminar para impedir a participação do economista e ex-BBB Gilberto Nogueira, conhecido como Gil do Vigor, na novela "Família é Tudo", da Globo.
O caso, que corre na 58ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, foi analisado pela juíza Luciana Gonçalves de Oliveira, que acolheu os argumentos do sindicato. A organização sindical argumenta que Gil do Vigor não possui registro profissional de ator, o que é necessário para participar de atrações artísticas. Em casos como esse, a Globo normalmente solicita uma autorização especial, mas, segundo o sindicato, a emissora não fez o pedido.
O sindicato também acusa a Globo de tentar burlar a lei para incluir Gil na novela, o que agravou a situação aos olhos da juíza. Na trama das sete, escrita por Daniel Ortiz, Gil interpretaria "Gil do Veneno", um fofoqueiro com características similares às do ex-BBB na vida real, configurando uma participação especial que, em tese, não exigiria o registro profissional.
Na sua decisão, a juíza determinou que o Sated deve ser notificado para que Gil possa participar da novela, e ordenou que a Globo seja notificada da proibição com urgência. Caso a liminar seja descumprida, a emissora pode ser multada em R$ 30 mil. A Globo ainda pode recorrer da decisão. Gil do Vigor gravaria suas primeiras cenas na próxima semana, e o futuro de sua participação na novela ainda é incerto.
Inicialmente, a produção considerou a participação de Bruno Matos, conhecido por interpretar a personagem Blogueirinha, como uma blogueira de fofoca na novela. Porém, após negociações não avançarem, o nome de Gil do Vigor surgiu como a escolha ideal, sendo bem recebido por todos os envolvidos. Acredita-se nos bastidores que o ex-BBB possui uma imagem positiva e é querido pelo público, características que combinam com o clima leve e descontraído da novela das sete.
"Família É Tudo" é uma criação de Daniel Ortiz, com roteiro assinado por Ortiz, Flavia Bessone, Nilton Braga, Daisy Chaves e Claudio Lisboa. A direção artística é de Fred Mayrink, com direção de Felipe Louzada, Mariana Richard, Augusto Lana e Naína de Paula. A produção fica por conta de Mariana Pinheiro e Claudio Dager, e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.
A novela é exibida de segunda a sábado, às 19h25, na TV Globo. O último capítulo da produção deve ir ao ar no dia 23 de setembro. "Volta por Cima", idealizada por Claudia Souto, será sua substituta.
Com informações do jornalista Gabriel Vaquer, da Folha de São Paulo.