O Planeta TV

"Sassaricando" está de volta 33 anos depois de sua estreia

Escrita por Silvio de Abreu, novela de 1987 trouxe a popular personagem Tancinha, vivida por Claudia Raia.

por Redação, em 03/09/2020
Publicidade

Tancinha (Claudia Raia). Foto: Divulgação

A partir de 8 de setembro o público vai conferir novamente os saçaricos vividos por Aparício Varela (Paulo Autran) no VIVA, de segunda à sábado, às 14h30, com reapresentação às 00h45. Exibida originalmente em 1987 na TV Globo, "Sassaricando", de Silvio de Abreu, conta a história de Aparício Varela que, ao ficar viúvo da milionária Teodora Abdala (Jandira Martini), decide reconquistar a mulher amada, a estilista Rebeca (Tônia Carrero), ex-namorada que deixou pela vida de luxo com Teodora. Ao ser rejeitado por Rebeca, ele resolve levar uma vida de boêmia e começa a se engraçar com duas amigas da estilista, a atriz Leonora (Irene Ravache) e a dona de casa Penélope (Eva Wilma). "’Sassaricando’ é um dos clássicos da teledramaturgia brasileira. A novela traz um elenco com grandes atores, ícones da TV brasileira, juntos em cena. Temos certeza de que o público vai ser divertir muito com os personagens que marcaram época", comenta Stephanie Purwin, Head de Programação do VIVA.

A trama trouxe ainda da icônica personagem Tancinha, vivida por Claudia Raia. Filha da espanhola Aldonza (Lolita Rodrigues), Tancinha é uma feirante despachada e cheia de humor. Mora com a mãe e os irmãos, Jorge Miguel (Edson Celulari), Isabel (Angelina Muniz) e Juana (Denise Milfont), em um cortiço de São Paulo e vive um triângulo amoroso formado por Apolo (Alexandre Frota), seu vizinho lutador e valentão, e Beto (Marcos Frota), publicitário que a conhece na feira e se apaixona à primeira vista. Seu pai, Ricardo de Pádua (Carlos Zara), supostamente desaparecido, fugiu da vida de casado para morar no exterior. Com a ajuda de seu amigo Aparício, ele manda algum dinheiro para o sustento de sua família. "Estou muito feliz que 'Sassaricando' está de volta! É uma novela importantíssima na minha vida. Tancinha foi uma grande personagem e o primeiro presente que o Silvio de Abreu me deu. Ela foi a explosão da minha carreira. Até hoje é muito lembrada e me divirto com isso", festeja Claudia Raia.

Foto: Divulgação/TV Globo

Entre outros nomes, o elenco conta também com Cristina Pereira e Diogo Vilela, como o casal Fedora Abdala Raposo e Leonardo Raposo. Fedora é a mimada filha de Aparício e Teodora. Ela é completamente apaixonada por seu marido, Leonardo, e nem desconfia que na verdade ele é um grande charlatão e deseja matá-la para ficar com a herança da família. Do próprio título à trilha sonora, "Sassaricando" é uma trama cheia de humor e curiosidades. Para começar, Silvio de Abreu se inspirou na história de uma amiga para escrever a novela, que havia acabado de se separar e não sabia como seguir com sua vida após o episódio. Outra fonte de inspiração foi o filme "Como Agarrar um Milionário", de 1953. Já o título da trama foi escolhido em homenagem à marchinha de carnaval, que também foi usada como tema de abertura da novela cantada por Rita Lee. "Sempre achei ‘Sassaricando’ um excelente nome para uma novela das sete. É ludico, divertido e popular. Por se tratar da história de um senhor, que depois de se livrar do julgo de uma mulher megera, opta por namorar e cair na gandaia, o nome serviu como uma luva", explica o autor. "Não escrevo uma novela inédita há mais de dez anos e ‘Sassaricando’ é uma das minhas prediletas. Fico emocionado só de ver as chamadas e muito feliz em saber que vou poder admirar esse elenco fabuloso nos próximos meses", finaliza Silvio.

Sassaricando no VIVA

Estreia: 8 de setembro

De segunda à sábado - Horário principal: 14h30 | Reapresentação: 00h45


Deixe o seu comentário


Publicidade


Comentários (5) Postar Comentário

Televisivo comentou:

Amo essa comédia rasgada do Silvio.

A verdade comentou:

Acho que é a primeira vez que uma Novela original passa ao mesmo tempo que seu Remake, O Viva devia ter deixado Sassaricando pra ano que vem porque vai ter gente comparando direto com Haja coração, sendo que não é um Remake e sim uma Adaptação


Andre Luiz respondeu:

A globo ainda não confirmou se vai reprisar haja coração após totalmente demais e nem a data de estreia. Eu acho provável que a globo troque haja coração por outra novela, pois haja coração se reprisada vai coincidir com sassaricando e vai tar muita gente comparando uma com outra.


vlad comentou:

O Viva ja tem a substituta: será O Salvador da Patria, caso não tenha mais empecilhos de direitos....


Lauro respondeu:

Se não conseguirem O Salvador da Pátria, vem finalmente Hipertensão.



vlad respondeu:

Lauro, de onde vc tirou isso?? Hipertensão´não é tida como reprisável ....


Mario comentou:

Antigamente a globo gostava de juntar grandes nomes no
estrelato: Marilia Pera e Gloria Menezes em Brega e chique;
Irene Ravace, Tonia Carrero e Eva Wilma juntas, além do
Paulo Autran. Em Guerra dos Sexos: Paulo Autran, Fernanda
Montenegro, Gloria Menezes, Tarcísio Meira. As novelas de hoje tem os elencos cada vez mais fracos.


Lipe respondeu:

Mas é claro meu filho, os grandes atores do passado vieram do teatro e cinema bem antes da tv se popularizar e a nova geração vem de reality idiota e canal besta de internet que a Globo convida pra virar ator.



bolsominion arrependido respondeu:

E o que sobra da Globo, a RecordLixo aproveita nas novelas bíblicas. kkkkkk


Ralf comentou:

Bons tempos que uma novela das 7 era protagonizada por Eva Vilma, Tonia Carreiro, Irene Ravache, Paulo Autran, e o elenco jovem era Cladia Raia, Maite Proença. Hoje da até medo, realmente as novelas atuais atingiram um nível de decadência assustadores.E essa ainda de quebra tinha os personagens dançando ao som de Fata morgana, impossível não rir.


Publicidade

Veja também

Publicidade