O Planeta TV

Samantha Almeida assume a direção de Criação de Conteúdo dos Estúdios Globo

Mais diversidade: a primeira mulher negra a ocupar o cargo.

por Redação, em 05/10/2021

Foto: Hugo Sá/TV Globo

A partir de outubro, Samantha Almeida assume a direção da área de Criação de Conteúdo dos Estúdios Globo. Uma das principais lideranças femininas do Brasil ligadas à inovação e à diversidade no mercado de comunicação, Samantha passa a comandar a área responsável por fomentar a criação de conteúdo do entretenimento e também pela gestão das equipes de autores, pesquisadores e produtores de conteúdo da Globo.

Além de toda expertise na construção de narrativas plurais, Samantha traz na bagagem uma trajetória marcada por campanhas de forte eco social, com foco em temas como equidade de gênero e debate racial, o que lhe rendeu uma série de prêmios e reconhecimentos. Foi jurada brasileira do Festival Cannes Lions na Categoria Entretenimento Lions e acaba der ser indicada ao Caboré de 2021 na categoria inovação. Também foi uma das homenageadas do Women to Watch em 2020 e eleita pelo MIPAD, organização parceira da ONU e da African Union, como uma das 100 afrodescendentes abaixo de 40 anos mais influentes do planeta, por suas colaborações no mercado de comunicação brasileiro.

Toda essa experiência contribuirá para as histórias que a Globo cria e leva diariamente ao público em suas diferentes plataformas. “Sempre tive muita paixão pela construção das histórias e muito respeito pelas pessoas para quem as entrego. Toda a minha carreira, a minha visão de mundo é sobre isso: começar primeiro por um olhar empático e honesto para as pessoas, os sonhos, os medos, as belezas da vida das pessoas comuns, como eu. Fazendo pontes, criando diálogo entre diferentes realidades. É muito desafiadora a oportunidade de fazer isso para um país múltiplo e com tantas histórias a serem contadas como o Brasil, combinada a potência de uma empresa como a Globo”, celebra Samantha.

Histórias essas que, como em tudo em comunicação, devem acompanhar o momento de transformação pelo qual passa a sociedade, em que o debate, a criação coletiva e a multiplicidade de vozes são fundamentais. “Ter vivido a última década trabalhando diretamente com narrativas digitais, integrando criatividade com dados e performance, aprendi a importância de ouvir para construir. Serve para ouvir a audiência, serve para ouvir a sociedade, os times, os parceiros”, declara ela, que enxerga a diversidade de vivências, referências e de pensamento como o único ponto de partida possível para a inovação. “A diversidade não é a resposta para todos os problemas do nosso mercado, mas ela é sem dúvida a nossa melhor oportunidade de acertar. Novas respostas virão obrigatoriamente de novas perguntas, e precisamos de pessoas capazes de fazê-las. Nós sabemos todos que estão faltando nas mesas onde estamos sentados e nunca sentimos tanta falta desses conhecimentos múltiplos”, ressalta.

A chegada à Globo marca o início de um novo ciclo em sua trajetória profissional. Samantha é planejadora criativa com 20 anos de carreira no mercado de publicidade e comunicação. Até setembro, ocupou o cargo de liderança do Twitter Next no Brasil, área com foco em soluções locais e globais em parceria com anunciantes para o desenvolvimento de estratégias e campanhas criativas. Seu currículo ainda inclui passagens por áreas estratégicas de empresas como Ogilvy Brasil, Music 2/Mynd, Avon Brasil, The Estée Lauder Companies, Trifil & Scala e Levi Strauss Co.

Carioca, Samantha encara o desafio na Globo com otimismo e se sente “voltando para casa”, pois a relação com a empresa começou na infância. Seu pai, Rogério, foi funcionário dos Estúdios Globo por anos e a levava a frequentar os bastidores das produções quando pequena. “Na Globo, me apaixonei pelo universo da criação e da comunicação. Por causa do meu pai, muito criança, andei por esses cenários, senti o cheiro dos estúdios e assisti de pertinho às gravações... Isso definitivamente impactou o meu imaginário e deixou dentro de mim a vontade de fazer parte dessa fábrica de criar sonhos. Sonhos de uma garota negra, criada na comunidade da Rocinha, filha de eletricista”, destaca.


Deixe o seu comentário