Dos Vencedores do Emmy Internacional
No segundo capítulo de Travessia, Ari (Chay Suede) comunica Brisa (Lucy Alves) que irá para o Rio de Janeiro.
O maranhense decide passar uns dias no Sudeste após descobrir que Dante (Marcos Caruso), seu mentor na faculdade está com câncer.
"É bate e volta. Deixo ele na casa do parente dele e no dia seguinte mesmo pego um ônibus para cá. Não dá para deixar ele sozinho uma hora dessa", explica.
O problema é que ele não vai voltar!
Brisa é uma jovem que cresceu órfã e tirou desta ausência forças para se tornar uma mulher determinada e batalhadora. Ela pulsa a cultura de seu estado: dança em rodas de Tambor de Crioula e se apresenta em grupos de Bumba Meu Boi.
Não tem medo do trabalho, ganha a vida como lavadeira, e encara o que for preciso para garantir seu sustento.
Filho de Núbia (Drica Moraes), uma comerciante local que destinou todas as economias para dar ao menino condições de galgar um futuro melhor.
Ari estudou, formou-se em Arquitetura e, incentivado por Dante (Marcos Caruso), seu professor e mentor desde a infância, dedica-se à defesa do patrimônio histórico maranhense.
Desde muito novo, Ari é um defensor ferrenho do tombamento do patrimônio histórico de São Luís.
Por isso, milita na campanha contra o empresário Guerra (Humberto Martins), que há alguns anos tem o projeto de construir ali um shopping center.
Uma licitação para a venda de um dos casarões do local acaba de ser aberta e isso mobiliza ainda mais os defensores do tombamento.