Guerra e Cidália correm risco de vida.
Nesta quinta-feira, dia 2, o capítulo 100 de ‘Travessia’ chega ao ar com um atentado a Guerra (Humberto Martins) e Cidália (Cassia Kis), e o principal suspeito é Moretti (Rodrigo Lombardi). Depois de pedirem para Guida (Alessandra Negrini) depor contra o ex-marido no inquérito sobre o hackeamento do casarão de São Luis, os dois seguem o caminho de casa, quando, de repente, uma bomba-relógio explode. O artefato não é capaz de detonar o carro, mas é suficiente para fazer com que Guerra perca o controle do automóvel e capote, deixando os dois integrantes do veículo em estado crítico.
No apartamento de Stenio (Alexandre Nero), Moretti vê a notícia da explosão com satisfação. O advogado logo desconfia que o cliente tenha envolvimento com o ocorrido. Em pouco tempo, a informação da hospitalização de Guerra e Cidália invade o noticiário. A delegada Helô (Giovanna Antonelli) também cogita, de pronto, que o caso se trate de um atentado e decide antecipar o depoimento de Moretti, que não demora a ser intimado.
A trama envolvendo Guerra e Cidália, como define Gloria Perez, dá início a diferentes desdobramentos e é um marco para a novela. “Capitulo 100 é uma tradição entre autores de novelas, é quando a gente dá as grandes viradas na trama. Em ‘Travessia’, o atentado contra Guerra e Cidália é o pontapé inicial de uma série de acontecimentos que movimentam a história. A acusação de que Brisa sequestrou crianças é uma delas. É a partir daí, por exemplo, que conheceremos o parente de sangue da protagonista, que está prestes a enfrentar o momento mais turbulento de sua vida, como adiantou a cigana no capítulo da última segunda-feira”, antecipa Gloria.
Segundo o diretor Walter Carvalho, a sequência de cenas do acidente foi preparada em aproximadamente três dias, entre visita à locação e planejamento, e filmada em uma noite. “Quando eu comecei a fotografar cinema, as explosões eram diferentes. Hoje, a tecnologia nos ajuda, os testes, os equipamentos e, sobretudo, a segurança. Na cena em questão, foi usado uma máquina que é colocada embaixo do carro e é feita para catapultar”, diz Walter que ainda explica os detalhes técnicos da sequência da explosão. “A máquina é acionada por reservatórios de ar e, em sincronia, duas pessoas disparam o fogo. E com recursos de lentes e distâncias focais, a gente coloca o fogo em uma posição que na tela parece estar muito próxima dos personagens, mas na verdade não está”, revela.
O acidente marca um momento importante da história e dá início a muitas reviravoltas envolvendo diferentes personagens. Além disso, a trama sobre dependência digital também ganha mais força ao longo dos próximos capítulos, como destaca o diretor artístico Mauro Mendonça Filho. “É um tema relevante e necessário. A dependência digital é um dos transtornos mentais mais graves da atualidade, de identificação universal. Se livrar dessa adição é algo muito difícil, pois a vida de todos já é completamente dependente dos aparelhos e não se consegue mais abrir mão deles. Já fizemos essa travessia. É uma característica das novelas da Glória prestar serviços como este”, reforça o diretor artístico Mauro Mendonça Filho.
'Travessia’ é criada e escrita por Gloria Perez, com direção artística de Mauro Mendonça Filho, direção de Walter Carvalho, Andre Barros, Mariana Richard e Caio Campos. A produção é de Claudio Dager e Tatiana Poggi, e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.