O personagem criado para o ator será figura-chave no remake.
O personagem criado para Enrique Diaz será figura-chave na primeira fase de "Renascer". O personagem Firmino acabará morto por Belarmino (Antonio Calloni). Anos depois, seu filho, Egídio (Vladimir Brichta), acreditando que o assassino é José Inocêncio (Marcos Palmeira), buscará vingança.
O coronel Belarmino é um fazendeiro que acumulou riqueza cultivando cacau em Ilhéus, mas enfrenta perdas significativas devido a uma praga na região. A chegada do jovem José Inocêncio (Humberto Carrão) despertará uma grande inveja nele. Após tentar matar o rapaz, ele será morto numa emboscada, e o rival se tornará o principal suspeito pelo crime.
Na segunda fase, Egídio surgirá casado com Dona Patroa (Camila Morgado). Ele emprega Tião Galinha ( Irandhir Santos) em sua fazenda e acaba se apaixonando pela mulher do funcionário, Joaninha (Alice Carvalho), passando a assediá-la. No decorrer da trama, ele também se envolveu com Eliana (Sophie Charlotte).
Após quase um mês em Ilhéus, na Bahia, a equipe iniciou as gravações em uma fazenda localizada no Rio de Janeiro. A partir de dezembro, as filmagens serão concentradas nos Estúdios Globo. O elenco da nova versão da novela conta ainda com Juan Paiva, Theresa Fonseca, Rodrigo Simas, Juliana Paes, Jackson Antunes, Maria Fernanda Cândido, Almir Sater, Matheus Nachtergaele, Adanilo, Ana Cecília Costa, Marcello Melo Jr, Chico Diaz, entre outros.
"Renascer" tem a direção artística e Gustavo Fernandez, direção geral de Pedro Peregrino e direção de Alexandre Macedo, Walter Carvalho, Ricardo França e Mariana Betti. A produção é de Betina Paulon e Bruna Ferreira e a direção de gênero de José Luiz Villamarim. A previsão de estreia é em janeiro de 2024.
A releitura da novela criada por Benedito Ruy Barbosa será exibida entre 22/01/2024 e 06/09/2024, em um total de 197 capítulos.
Com informações do jornal O Globo.