Bruno Luperi mudou o castigo que o peão terá nas mãos de Tenório no remake de Pantanal.
Segundo a jornalista Carla Bittencourt do Notícias da TV (UOL), Bruno Luperi mudou a forma como Tenório (Murilo Benício) castigará Alcides (Juliano Cazarré) em Pantanal.
Diferente do que ocorreu na versão de 1990, em que Alcides seria castrado a sangue frio pelo vilão; no remake, o amante de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) será violentado sexualmente por Tenório.
Tenório primeiramente sequestrará o casal de amantes e eles serão torturados em uma tapera nas terra de Zé Leôncio (Marcos Palmeira). Em tom sádico, Tenório vai mandar Maria Bruaca soltar os cabelos para fazer sexo com a ex-mulher na frente do peão, que a essa altura estará amarrado, que xingará o vilão de corpo.
Tomado pelo ódio, Tenório arrastará Alcides para um outro cômodo da tapera e dirá que irá capá-lo pra ficar mais calmo. Maria ficará abalada e vai implorar para Tenório não matar Alcides e diz que o ama. Nesse momento, o público verá Alcides se debatendo e pelos olhos de horror Maria Bruaca que testemunharão o crime que Tenório cometerá.
No entanto, o público só saberá capítulos depois que o peão não foi capado e pela indicação dos diálogos dos personagens, constatará a consumação da violência sexual.