Renato Góes deu vida a José Leôncio na 1ª fase de Pantanal e está no ar como Tertulinho, o vilão de Mar do Sertão.
Renato Góes vive um ano intenso. O ator pernambucano emendou dois grandes papéis em novelas da Globo. Após viver José Leôncio na primeira fase de "Pantanal", ele agora encarna Tertulinho, um dos protagonistas de "Mar do sertão". Em entrevista a jornalista Patricia Kogut, do O Globo, o ator conta como foi essa rápida transição de personagens.
— Foi um processo bem delicado. Foi difícil me desvencilhar do José Leôncio porque estava no ar passando todos os dias. Por mais que eu estivesse mergulhado no Tertulinho, qualquer lugar aonde eu ia as pessoas me chamavam de José Leôncio, perguntavam sobre as cenas e pediam para eu falar os bordões da novela — diz ele, que começou a gravar a trama das 18h em meados de junho.
Ele, que é natural de Recife, resgatou diversas memórias de sua juventude enquanto se preparava para a novela, ambientada no Sertão nordestino. Ele afirma ainda que ficou animado com a oportunidade de finalmente viver um vilão:
— Eu vinha desde lá de "Velho Chico" (2016) fazendo os mocinhos, então já vim com muito gás e coisa nova para dar para esse personagem. Fiquei apaixonado por Tertulinho desde o início.
Renato celebra também a diversidade do elenco, que conta com mais de 20 atores locais no núcleo principal:
— É uma grande vitória para todos nós. Quem não tem histórico de ouvir que "tem que neutralizar seu sotaque" para estar no mercado? Mas o que tem que ser construído ou desconstruído é o personagem. Não é o ator que tem que ser moldado. Por muito tempo a gente foi moldado. Agora não. Celebramos este momento de tanta oportunidade para atores nordestinos interpretarem nordestinos, como no caso de "Mar do sertão", assim como vemos esses atores tento oportunidades de fazer outros tipos de trabalho.