O Planeta TV

Renascer: veja curiosidades da primeira versão que teve sucesso do casal principal e inspiração em ex-matador

Inicialmente, o nome da novela seria "Bumba-Meu-Boi".

por Redação, em 15/01/2024

Foto: Divulgação/TV Globo

A exibição original de Renascer, em 1993, marcou a primeira novela de Benedito Ruy Barbosa em horário nobre na TV Globo. Depois de produzir trabalhos na emissora em outras faixas, o autor fez uma passagem na TV Manchete e deu o que falar com o sucesso de Pantanal, exibida em 1990.

Depois, Benedito retornou à TV Globo e conquistou muitos elogios de público e de crítica ao contar a história de José Inocêncio (Antonio Fagundes) e toda a sua saga em Ilhéus. A trama contou com muitas curiosidades interessantes, como o sucesso avassalador do casal de protagonistas, interpretados por Leonardo Vieira e Patrícia França, que estrearam na emissora justamente em Renascer.

Na primeira fase, composta por quatro capítulos, a história de amor de José Inocêncio e Maria Santa ganhou o coração dos telespectadores. Resultado: Leonardo Vieira e Patrícia França receberam o convite para integrar o elenco da novela seguinte das 18h, Sonho Meu, de autoria de Marcílio Moraes. Nesse novo trabalho, eles voltaram a protagonizar um par romântico.

Veja outras curiosidades sobre a primeira versão!

- Benedito começou a trabalhar no projeto de Renascer no início dos anos 1970. O autor rodou três mil quilômetros no sertão baiano colhendo informações, impressões e histórias desenvolvidas na trama. Muitas das histórias e lendas retratadas na novela são oriundas de inspirações dessas viagens do autor. Em uma viagem à Bahia, ele conheceu um ex-matador chamado "Seu Visita", que foi a inspiração para o personagem Damião, interpretado por Jackson Antunes.

- Renascer também foi a primeira novela de Jackson Antunes, Maria Luisa Mendonça, Marco Ricca, Paloma Duarte e Isabel Fillardis na TV Globo.

- Inicialmente, o nome da novela seria "Bumba-Meu-Boi", mas após pesquisas de opinião feitas pela TV Globo, a história foi batizada de Renascer.

Foto: Divulgação/TV Globo

- O bordão do personagem de José Wilker (Belarmino), “É justo, é muito justo, é justíssimo”, nasceu de um improviso. Na época, o ator contou que esqueceu a sua fala durante a gravação de uma cena e, para não ficar em silêncio, criou a fala que se tornou marca de seu personagem.

"Sempre que eu podia eu falava ‘é justo, é muito justo, é justíssimo’. Isso me deu não só o sotaque da personagem, como um bordão, que até hoje as pessoas falam, e que foi puramente acidental”, disse Wilker ao Memória Globo.

- A crendice do diabinho dentro da garrafa já havia sido usada por Benedito Ruy Barbosa em outra novela de sua autoria, Paraíso (1982).

- Muitas cenas da novela foram gravadas em Ilhéus, na Bahia. As cenas que mostravam as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo foram gravadas nos estúdios da TV Globo, no Rio de Janeiro. Apenas um cenário foi montado na cidade cenográfica montada em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, onde dois anos depois seria inaugurado o Projac, atual Estúdios Globo: a casa de Jacutinga (Fernanda Montenegro), dona do bordel.

- Antes de ler a sinopse de Renascer, Antonio Fagundes já sabia da cena final da trama e aceitou no ato o convite do amigo Benedito Ruy Barbosa por causa do desfecho de José Inocêncio. 

- A apresentação do último capítulo foi dividida e exibida em dois dias, na sexta e no sábado. E o último capítulo foi reprisado no domingo, na íntegra, após o Fantástico. A mudança aconteceu por causa da final do Campeonato Brasileiro daquele ano, que seria disputada na sexta-feira, às 21h30, por Internacional e São Paulo. Como o capítulo final tinha 80 minutos de duração, a direção da emissora, avaliando a importância da partida de futebol e da novela, optou por dividir o último capítulo.

- Renascer foi vendida para Bolívia, Chile, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, entre outros países.

- A novela recebeu vários prêmios. Osmar Prado venceu o prêmio de melhor ator coadjuvante da Associação Paulista de Críticos de Arte. A APCA também elegeu Antonio Fagundes como melhor ator e Regina Dourado como melhor atriz coadjuvante do ano de 1993 pelo papel da MorenaJackson Antunes, que interpretava Damião, foi premiado como revelação. E ainda, Renascer foi considerada a melhor novela do ano.

- A novela contou com dois álbuns musicais, somente com canções nacionais. O primeiro deles trouxe Marcos Palmeira na capa e o segundo, Jackson Antunes.


Deixe o seu comentário