Nos momentos finais do folhetim, o fazendeiro será emboscado pela terceira vez.
José Inocêncio (Marcos Palmeira) retornará para casa após perseguir o Bumba na fazenda de Aurora (Malu Mader) e sentir que está à beira da loucura. Em Renascer, a fantasia do boi aparecerá no meio da plantação de cacau, atormentando o coronel, que suspenderá temporariamente sua nova vida ao lado da companheira. Ele decidirá organizar a procissão do Bumba Meu Boi em suas terras, mas isso acabará levando-o a um encontro com a morte.
O fazendeiro será baleado por alguém que usará justamente a fantasia do boi na penúltima semana de exibição da novela. Ele escapará da morte por pouco, mas perderá a capacidade de andar.
Na última semana do remake, que começa a ser exibida a partir do dia 2, Inocêncio passará a se locomover em uma cadeira de rodas. O atentado e a perda dos movimentos nas pernas levarão o personagem a um desfecho semelhante ao da primeira versão de Renascer, de 1993, quando Inocêncio, interpretado por Antonio Fagundes, agonizou em uma cama até que João Pedro (interpretado por Marcos Palmeira na versão original e por Juan Paiva agora) retirasse o facão cravado na terra aos pés do jequitibá, em uma cena que remete ao pacto feito no primeiro capítulo do remake.
Essa virada na vida de José Inocêncio começará quando ele se ferir gravemente ao cortar-se. A sequência irá ao ar logo após Joana (Alice Carvalho) destruir a garrafa do cramulhãozinho, que sangrará como um ser humano e será devorado por galinhas.
Mesmo machucado, Inocêncio irá trabalhar na roça com Aurora, onde terá uma nova visão do Bumba. "O Bumba... Não sabia que vocês tinham festa do Bumba aqui na fazenda", ele dirá, enquanto Aurora, que não verá nada, estranhará a situação.
Inocêncio indicará a direção em que vê o fantasma do boi, mas ele desaparecerá. Determinado, o fazendeiro montará em um cavalo e sairá sem dar explicações à amada. Ele perseguirá o Bumba, que correrá em uma velocidade impressionante, até que o boi desapareça novamente como por magia.
Inocêncio abandonará Aurora e o trabalho de consultoria imediatamente, retornando à sua fazenda. Ao saber que o cramulhãozinho foi destruído, ele temerá não ter mais proteção. As cenas vão ao ar a partir deste sábado (24). Determinado, Inocêncio decidirá realizar a festa do Bumba, como fazia na época em que chegou à região, mas acabará sendo emboscado pela terceira vez.
O remake de "Renascer", que estreou em 22 de janeiro de 2024, será sucedido por "Mania de Você", de João Emanuel Carneiro, a partir de 9 de setembro.
A Globo enfrenta um impasse significativo nos bastidores devido ao último capítulo de "Renascer", atualmente exibida na faixa das nove. Programado para ir ao ar no dia 6 de setembro, o final da novela pode ser encurtado ou até mesmo mudar de dia por causa de um jogo da seleção brasileira.
A Conmebol agendou a partida entre Brasil e Equador, válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, para o mesmo dia 6 de setembro, às 21h45, coincidindo com o horário do final de "Renascer". A Globo, preocupada com o impacto comercial de uma possível alteração, tem tentado negociar uma mudança na data do jogo, mas enfrenta resistência por parte da Conmebol.
Se a negociação não for bem-sucedida, a Globo estuda duas alternativas: a primeira seria reeditar o último capítulo para ajustá-lo ao tempo disponível no dia 6, enquanto a segunda opção seria mudar o dia da exibição, antecipando-o para quinta-feira, dia 5, ou adiando-o para segunda-feira, dia 9 de setembro.
Não seria a primeira vez que uma novela da Globo não terminaria em uma sexta-feira. Em 2016, o final de "Totalmente Demais" foi exibido em uma segunda-feira.
Em 1993, o desfecho da versão original de "Renascer" foi dividido em duas partes pelo mesmo motivo (transmissão esportiva). O último capítulo foi exibido em um sábado, com reprise no domingo, após o "Fantástico".
No ar desde o dia 22 de janeiro, a nova versão de "Renascer" deixou a desejar em termos de audiência. A novela começou bem, com cerca de 27 pontos, mas foi perdendo público ao longo do tempo e está chegando ao fim com uma média de 25,5 pontos, sendo uma das novelas das nove com menor audiência, superando apenas "Um Lugar ao Sol", "Babilônia" e "Travessia".
"Renascer" é uma adaptação da obra de Benedito Ruy Barbosa, escrita por Bruno Luperi, com a direção artística de Gustavo Fernandez. A trama será guiada pelas direções de Pedro Peregrino, Alexandre Macedo, Walter Carvalho, Ricardo França e Mariana Betti. A produção é assinada por Betina Paulon e Bruna Ferreira, sob a direção de gênero de José Luiz Villamarim.