O Planeta TV

Renascer: casamento de José Inocêncio e Maria Santa, nascimento de bebês e morte marcam a semana

Na nova trama das nove, o protagonista ganha vários inimigos na sua jornada.

por Redação, em 29/01/2024

Foto: Globo/Divulgação

Assim que José Inocêncio (Humberto Carrão) bateu os olhos em Maria Santa (Duda Santos) ele já sabia que era ela a mulher da sua vida. E os próximos capítulos de Renascer vão provar que esse amor é mesmo capaz de enfrentar todos os obstáculos.

Depois de beijar o fazendeiro, Maria Santa achou que tinha engravidado dele. O mal-entendido fez com que ela fosse abandonada por Venâncio (Fábio Lago) na "casa das damas", para desespero de Quitéria (Belize Pombal). Mas nem tudo estará perdido na vida da Santinha. 

Maria Santa e José Inocêncio se casam

Durante a semana, depois de sobreviver a mais uma tocaia, José Inocêncio vai até a casa de Jacutinga e revela as suas intenções de levar Santinha dali. A cafetina fica feliz, mas dá uma condição:

"Nós temos um trato. O senhor me deu sua palavra. E ela só sai daqui com meu consentimento para ter as bênção de Deus. [...] Ela vai, mas depois de casada."

O fazendeiro aceita a condição e não demora para a notícia correr pela vila. Mesmo estranhando o local do casamento, Padre Santo (Chico Diaz) concorda em realizar a cerimônia no bordel. Mas o religioso impões a condição: não poderá ter convidados. Contudo, quando chega o grande dia, Padre Santo volta atrás e diz que vai casar os dois diante de todos os convidados que quiserem chamar.

E a cerimônia acontece! No bordel, José Antônio e Maria Santa se casam.

Maria Santa fica grávida e tem quatro filhos

Depois de um tempo, Maria Santa dará uma notícia a José Inocêncio: ela está grávida.

"Mas... assim... tão depressa?!", surpreende-se o fazendeiro.

"O que a gente tem feito nessa vida desde que casâmo?", diz Maria Santa.

José Inocêncio fica radiante e promete levar Santinha para ter o bebê no melhor hospital de Ilhéus. Mas ela avisa que não irá sair da casa onde moram: "Num precisa de nada... só quero dona Jacutinga perto de mim, quando chegá a minha hora...".

É é assim que acontece. Depois de uma passagem de tempo, com a ajuda de Jacutinga, Maria Santa dá à luz ao seu primeiro filho. E José Inocêncio escolhe o mesmo nome que era de seu pai: "José Augusto."

Maria Santa morre no parto

Uma passagem de seis anos acontece e Maria Santa está à espera do seu quarto filho. Porém, dessa vez, ela pressente que há algo de errado. Inclusive, quando Jacutinga chega, José Inocêncio diz para a cafetina, em voz baixa: "Eu tô com um mau pressentimento..."

Com muitas dores, Maria implora para a mulher: "Me ajuda a botá essa criança no mundo!". José Inocêncio entra no quarto, entende a gravidade da situação e faz um apelo à Jacutinga:

"Me salve a mãe! Quero Maria Santa viva, dona Jacutinga, que filho ela já me deu três... Quero ela viva... ela é tudo o que tenho nessa vida."

Mas Maria chama Jacutinga e diz: "Eu quero essa criança... ou então num teria a sinhora aqui." Santinha faz muita força e, depois de muito tempo, o seu filho nasce.

Porém, pouco tempo depois, quando todo mundo acha que tudo acabou bem, Inácia (Edvana Carvalho) se aproxima com uma canja e tenta acordá-la: "Santinha: acorda, fia... acorda. Você precisa comer... teu moleque daqui a pouco vai pedir o peito."

Santinha não reage. Jacutinga fica com medo e tenta chamar a menina outra vez. Até que Inácia percebe:

"Ela tá... ela... ela tá morta!"

"Renascer" é uma adaptação da obra de Benedito Ruy Barbosa, escrita por Bruno Luperi, com a direção artística de Gustavo Fernandez. A trama será guiada pelas direções de Pedro Peregrino, Alexandre Macedo, Walter Carvalho, Ricardo França e Mariana Betti. A produção é assinada por Betina Paulon e Bruna Ferreira, sob a direção de gênero de José Luiz Villamarim.

O releitura da novela vai ao ar de segunda a sábado, a partir das 21h10, após o "Jornal Nacional". Na TV Globo!.


Deixe o seu comentário