O Planeta TV

RedeTV tenta registrar a marca "TV Globinho"

RedeTV tentou registrar nome de programa de desenhos infantis da Globo.

por Micael Constantino, em 24/08/2022

RedeTV tenta registrar a marca "TV Globinho"

A RedeTV! tentou virar dona da marca TV Globinho, que deu nome à sessão de desenhos animados que ocupou o horário matinal da Globo entre 2000 e 2015. A TV de Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho entrou com pedido no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), órgão do Ministério da Justiça que regulamenta registros de nomes e patentes. 

No entanto, a Globo continuou com a posse do título e da logomarca da atração. O Notícias da TV teve acesso a documentos exclusivos que comprovam o pedido inusitado feito pela RedeTV! em 2006, quando o programa ainda estava no ar. A lanterna de audiência entre as grandes redes de TV não explicou qual era a estratégia por trás da tentativa de registro.

Após a solicitação da RedeTV!, o INPI notificou a Globo e questionou se a empresa gostaria de fazer alguma oposição. Rapidamente, a emissora líder manifestou interesse em manter o nomenclatura em sua posse. O processo foi arquivado em 2012. Recentemente, a Globo renovou a posse da marca até 2027.

Não há nenhum projeto em curso ou qualquer motivo que justifique o interesse da TV pela marca TV Globinho. Principalmente porque Marcelo de Carvalho não faz questão nenhuma de esconder suas críticas à Globo.

No estante, o pedido do registro pela RedeTV! não aconteceu em 2021 ou neste ano, mas sim em 2006. A emissora reforçou que a solicitação não é nova e não explicou o motivo do requerimento feito no passado.

Informações do Notícias da TV, do Portal UOL. 

 

 

 


Deixe o seu comentário