O Planeta TV

Produtora diz que gravará cenas no Rio de Janeiro como se fosse o "Pantanal"

O remake da TV Globo tem estreia prevista para o dia 28 de março.

por Redação, em 19/01/2022

Produtora diz que gravará cenas no Rio de Janeiro como se fosse o "Pantanal"

Já pensou estar em um lugar tão isolado, que para chegar na cidade mais próxima são quatro horas de carro?  Pode até ser difícil de imaginar, mas há pessoas que vivem assim e, apesar de todo o isolamento, é possível até fazer novela. É dessa forma que está sendo gravada "Pantanal", próxima trama das nove prevista para este ano na TV Globo.

As gravações ocorrem com a maior parte das cenas no próprio pantanal, no Mato Grosso do Sul. E estar longe de tudo não é o único desafio enfrentado pela produção da obra: para que a captação ocorra como o planejado, o clima do local precisa estar favorável. Com isso, o calendário está sendo um grande aliado.

“Programamos duas viagens, uma em 2021 e outra em 2022. Elas foram pensadas em função das variações climáticas do pantanal. No período das chuvas fica bem complicado de acesso”, diz Luciana Monteiro, produtora dos Estúdios Globo.

Mesmo assim, a produtora conta que esse não foi o único fator que a equipe teve que adaptar. Por ser um lugar afastado, foi necessário montar uma estrutura para que houvesse uma comunicação entre as pessoas nos bastidores, além terem que resolver outras demandas inusitadas.

“Lá precisamos estar atentos a detalhes que em outras gravações não nos preocupamos, como estocar combustível, produzir gelo, pensar no descarte de lixo... O lugar é lindo demais e as gravações estão acontecendo bem. A logística é que é mais complicada, mas nada disso é um impeditivo”, explica.

A questão ambiental foi bem valorizada durante todo o processo. A equipe evitou artigos descartáveis ao máximo e materiais biodegradáveis foram pesquisados e adotados.

“O pantanal mexe com as pessoas. É como se ele tivesse o poder de acolher quem ele quer e afastar quem não quer”, comenta Rogério Gomes, diretor artístico da nova versão de Pantanal.

Apesar de ser o local que dá nome à novela, lá não é o único palco de gravação. As cenas interiores são gravadas em estúdio e também há o uso de locações externas no Rio de Janeiro, previamente pesquisadas para se parecerem com o pantanal. Todas as gravações, tanto no Mato Grosso do Sul como no Rio, seguem os protocolos de segurança e cuidados necessários.

"Pantanal" é escrita por Bruno Luperi, baseada na novela original escrita por Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Rogério Gomes, direção de Walter Carvalho, Davi Alves, Beta Richard e Noa Bressane. A produção é de Luciana Monteiro e Andrea Kelly, e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.

Com Informações do Gshow do Mato Grosso do Sul.


Deixe o seu comentário