Cerimônia, transmitida pela primeira vez pela TV Globo, foi comandada por Ludmilla, Tadeu Schmidt e Tatá Werneck.
Uma noite histórica premiou os vencedores das 23 categorias do Prêmio Multishow nesta terça-feira. A 30ª edição da maior celebração da música brasileira foi comandada por Ludmilla, Tadeu Schmidt e Tatá Werneck e contou com apresentações de 38 artistas no palco. A premiação foi transmitida pelo Multishow, Globoplay, e, pela primeira vez, também pela TV Globo.
Sob o mote “A música mexe com o Brasil”, o conceito destacou a influência transformadora na cultura brasileira. O Prêmio Multishow 2023 reuniu grandes nomes da indústria numa noite inesquecível, repleta de emoções, surpresas e momentos marcantes. Diversos artistas e estilos musicais se encontraram nos palcos e nas múltiplas janelas que levaram a festa para todos os cantos do país.
A noite começou às 20h com uma janela exclusiva no Globoplay, aberta para não assinantes. Kenya Sade e Guilherme Guedes comandaram a transmissão diretamente de um lounge no local do evento e anunciaram os primeiros vencedores da noite: Alok (DJ do Ano), Pretinho da Serrinha (Instrumentista do Ano), Distopia - Planet Hemp e Criolo (Rock do Ano), Pretinho da Serrinha (Produção Musical do Ano), Afrodhit - IZA (Capa do Ano) e Sinal - Nadson O Ferinha e João Gomes (Brega e Arrocha do Ano).
Em seguida, a partir de 21h20, o Multishow iniciou sua transmissão do tapete vermelho, e Kenya Sade se juntou a Dedé Teicher e Laura Vicente. Neste momento o público conheceu mais quatro vencedores: Pequena Flor - João Gomes (Forró e Piseiro do Ano), Zona de Perigo - Leo Santana (Axé e Pagodão do Ano), Muito Romântico - Xande de Pilares (Samba e Pagode do Ano), Pilantra - Jão (Clipe TVZ do Ano).
A mistura de ritmos já começou no pré-show. Menos é Mais, Tarcísio do Acordeon, Vitor Fernandes, João Gomes, Kadu Martins e Raquel dos Teclados são os nomes que se apresentaram antes mesmo da cerimônia começar, trazendo o piseiro, o forró, o pagode e o tecladinho para o esquenta do público.
E a partir das 22h05, Ludmilla, Tadeu Schmidt e Tatá Werneck assumiram o comando da festa. Já na abertura, um musical liderado por Pedro Sampaio celebrou as três décadas da premiação, com a participação de Joelma, NX Zero, Gabriel O Pensador, Samuel Rosa e Tati Quebra Barraco.
Valesca e Tati Quebra Barraco entregaram para Ta OK - DENNIS e Kevin O Chris o prêmio de Funk do ano. Tony Tornado anunciou o vencedor de Hip-Hop do Ano: penumbra - Djonga feat. Sarah Guedes e Rapaz do Dread. Em seguida, um musical que reuniu BK, Tasha&Tracie, Filipe Ret e MV Bill homenageou o gênero.
Sabrina Sato e o grupo Menos é Mais subiram ao palco da premiação e anunciaram Ludmilla - Numanice como a ganhadora de Show do Ano. E a nostalgia tomou conta do palco com a apresentação do Soweto com Belo após 23 anos.
O prêmio de MPB do ano foi entregue para No tempo da Intolerância - Elza Soares pelas mãos de Ana Carolina e Larissa Luz. Ludmilla foi a grande vencedora do prêmio de Voz do Ano, entregue por Priscilla e Evelyn Castro.
E Gloria Groove, Pitty e Liniker subiram ao palco para relembrar três grandes nomes da música brasileira: Erasmo Carlos, Rita Lee e Gal Costa.
Às 23h15 a TV Globo se juntou ao Globoplay, Multishow e Rádio Globo na transmissão da cerimônia pela primeira vez. Manu Bahtidão, Marina Sena, Duda Beat, Pablo Vittar, Ludmilla e MC Nem agitaram a festa com uma apresentação embalada por canções que não saíram da cabeça do público representando um pedacinho de cada canto do país.
Deborah Secco e Roberta Miranda foram as responsáveis por anunciar o vencedor da categoria Sertanejo do Ano: Erro Gostoso - Simone Mendes. E Tata Werneck entregou para Melly o troféu de Revelação LATAM Airlines. Em seguida, Jão, Melly, IZA e Lulu Santos se apresentaram para celebrar o Pop.
A música cristã fez sua estreia na premiação. Deus Cuida de Mim - Kleber Lucas e Caetano Veloso foram os vencedores da categoria Cristã do Ano e Aline Barros e o grupo Preto no Branco emocionaram o público.
A Categoria Brasil, novidade desta edição, contou com finalistas de diferentes regiões do país. O vencedor foi escolhido pelo público numa votação no gshow e o troféu foi entregue para Iza Buzzy pelas mãos de Fafá de Belém e Kaê Guajajara.
Michel Teló e Simone Mendes se apresentaram juntos para prestar uma homenagem ao sertanejo, um dos gêneros mais ouvidos do país. E o vencedor de Pop do ano foi anunciado por Lulu Santos e Lázaro Ramos: Fé nas Maluca - IZA e MC Carol. João Gomes e Belo entregaram para Xande de Pilares o prêmio de Álbum do Ano por Xande Canta Caetano.
Luisa Sonza subiu ao palco para cantar em uma performance exclusiva, oferecida pela Cerveja Petra. Diego Martins e Amaury Lourenço, casal sensação de Terra e Paixão, anunciaram o vencedor de Hit do Ano: Erro Gostoso - Simone Mendes. A Bahia foi celebrada por Carlinhos Brown, Rachel Reis e Baiana System num musical cheio de axé.
Uma participação mais do que especial subiu ao palco para entregar o prêmio de Artista do Ano. O vencedor foi eleito pelos próprios indicados. Milton Nascimento e Gloria Groove entregaram o troféu para IZA.
A noite se encerrou com uma performance emocionante de Caetano Veloso e Xande de Pilares, que juntos cantaram músicas do álbum Xande Canta Caetano.
Veja abaixo a lista de vencedores completa:
Categorias definidas pela Academia Prêmio Multishow
Álbum do Ano
Revelação do Ano
Axé e Pagodão do Ano
Brega e Arrocha do Ano
Capa do Ano
Cristã do Ano
DJ do Ano
Forró e Piseiro do Ano
Funk do Ano
Hip Hop do Ano
Instrumentista do Ano
MPB do Ano
Pop do Ano
Produção Musical do Ano
Rock do Ano
Samba e Pagode do Ano
Sertanejo do Ano
Categorias definidas pelo voto popular
Show do Ano
Voz do ano
Clipe TVZ do Ano
Hit do Ano
Categoria Brasil
Categoria que foi votada pelos próprios artistas no dia da premiação
Artista do Ano
1. Ana Castela
2. Anitta
3. IZA
4. Ludmilla
5. Jão
6. Luisa Sonza
Sobre o Multishow
O Multishow tem a diversão como sua essência e leva ao assinante o melhor do entretenimento, com muito humor, música, reality e viagem. São diferentes formatos de conteúdo, que vão desde transmissões ao vivo dos maiores festivais do mundo até programas protagonizados pelos maiores humoristas e músicos do país.