
No último capítulo de Os Dias Eram Assim, Nanda (Julia Dalavia) será derrotada pelo vírus HIV (Síndrome da imunodeficiência adquirida). Nos próximos capítulos, por causa da doença, a irmã de Alice (Sophie Charlotte) ficará com a saúde bastante frágil e não resistirá.
A personagem será internada e receberá o diagnóstico de pneumonia. Nanda reclamará por ter que permanecer no hospital e perguntará ao médico se, depois de tomar antibióticos, ficará curada. Ele explicará que os remédios ajudarão a moça a curto prazo, deixando claro que seu quadro é grave.
Nanda não resistirá às doenças oportunistas causadas pelo vírus e morrerá no encerramento da novela, que será levado ao ar no dia 18 de setembro.
Com informações do jornal O Globo.
Comentários (3) Postar Comentário
A exemplo da portadora do virus, diagnosticada em 1989 e sobreviveu numa época em que a medicina não contava com tantos recursos para aumentar a sobrevida, poderiam mostrar a Nanda com a doença "sob controle" até pela grande vontade de viver da personagem.
Desculpa, mas em 85 o vírus não tinha controle, não existiam remédios como hoje, apenas o AZT que mais matava do que controlava, infelizmente vão mostrar o destino de 9 entre 10 pacientes portadores dos anos 80. Somente a partir de 1996 que o tratamento deu uma reviravolta com a introdução de 3 tipo de drogas diferentes para se combater o vírus, depois desse ano as taxas de óbito caíram significamente, porem os portadores enfrentavam os graves efeitos colaterais e o extenso numero de comprimidos diários, existem de relatos de pessoas que tomavam até 35 comprimidos por dia, Hoje, a situação é totalmente diferente, se uma pessoa descobre que é portador atualmente ela vai começar um tratamento tomando apenas 1 comprimido por dia, são 3 drogas juntos em apenas 1 comprimido!
Eu disse que quem começa o tratamento hoje, ja começa tomando ou 2 comprimidos por dia que é o esquema DOLUTEGRAVIR+TENOFOVIR+LAMIVUDINA, sendo 1 comprimido de dolutegravir mais 1 comprimido que contem TENOFOVIR+Lamivudina no mesmo comprimido, esse é a primeira opçao, a segunda opçao é apenas 1 comprimido quem contem 3 drogas, EFAVIRENZ+TENOFOVIR+LAMIVUDINA que é conhecido como o 3 em 1. E isso que vc falou do remedio nao fazer efeito é apenas se a pessoa nao tomar o remedio direito, ficar dias sem tomar, mas tomando diariamente essa falha do tratamento nao ocorre. HIV hj nao é um bicho de 7 cabeças, mas sim un doença crônica q possui um tratamento hiper eficaz.