"Precisamos não copiar, mas reinventar a realidade, torná-la maior que a vida", diz o dramaturgo.
Para o autor Aguinaldo Silva as novelas terão que se afastar da realidade, serem menos realistas. "O próprio jornalismo escreve capítulos da vida real", diz autor de "Fina Estampa".
"Precisamos não copiar, mas reinventar a realidade, torná-la maior que a vida"
"Acho que as novelas terão que se afastar um pouco da realidade que, nos noticiários, tornou-se 'novelística'. Agora o próprio jornalismo escreve 'capítulos' da vida real, com desdobramentos anunciados", constata Aguinaldo, que trabalhou mais de 50 anos no Grupo Globo.
O autor indica um possível caminho: "Isso significa o quê? Um volta ao passado. Às grandes novelas. Fico aqui pensando em 'Pecado Capital', de Janete Clair, que considero a mãe de todas as novelas contemporâneas. Precisamos não copiar, mas 'reinventar' a realidade. Torná-la maior que a vida. Acho que, pós-pandemia, esta será a missão dos novelistas. Ou seja: as novelas voltarão a ser uma porta aberta para a imaginação e a fantasia."
E conclui: "Alguém diz que, quando recomeçarem as gravações, não pode mais ter beijo nas novelas, porque isso seria 'um descompasso com a vida real em tempos de pandemia'. Então é bom inventar outro nome para o gênero porque, sem beijo, não pode mais ser chamado de 'novela'''.
Com informações do jornalista Flávio Ricco, do UOL.
12,1 pontos
Em pleno feriado, a edição especial de Cabocla manteve boa performance.
1,4 ponto
Chega Mais segue em situação delicada, com números próximos do traço.
Qual a Melhor Novela produzida em 2024?
Mario comentou:
* O Aguinaldo está se convidando para voltar a escrever na Globo e eu acho isso a se pensar. Não precisa ser uma trama mirabolante, como Sétimo guardião, mas um remake de Tieta, quem sabe. Entre o universo da fantasia e a realidade no interior do Brasil, o Aguinaldo sempre desfilou muito bem. Depois do sucesso de Fina Estampa, somado ao sucesso geral na carreira, ele merece uma nova chance. Uma novela alegre, colorida e com uma trilha sonora bacana. Dirigida por Wolf Maia ou por algum jovem diretor, como Pedro Vasconcellos ou Fred Mayrink. Não sei o que houve contra Wolf, mas foi ele quem dirigiu duas das novelas mais emblemáticas da TV, “A viagem” e “Mulheres de areia”.
Nando Lopes respondeu:
Wolf também dirigiu Senhora do Destino, outro sucesso.
Pedro respondeu:
A Globo não precisava ter dispensando o Aguinaldo, e concordo que ele deveria voltar. Mas com algo novo, que não fosse uma mistura de suas novelas de sucesso anteriores. E com Wolf Maya não kkk A direção dele às vezes deixa as coisas artificiais demais.
Diogo comentou:
Ele tem muitas coisas que eu não concordo com ele mas nisso ele tá certo, as novelas todas vão afundar se ficarem falando desse assunto e não haver intimidade entre personagens e a globo ganharia muito mais mantendo reprises do que voltar a gravar esse ano. Muito melhor algo bem feito do que esse tipo de gravação que está por vir...
Mario respondeu:
E tem tanta novela, poderia ser dos anos 90 ou da decada de 2000: Rainha da Sucata, A proxima vitima, Laços de familia, Mulheres apaixonadas, America, Paginas da Vida, Duas Caras, Paraiso Tropical, Rei do Gado, A Indomada, etc.
beto respondeu:
Faço das minhas ás suas palavras,Diogo:E ti digo mais com tantas novelas boas pra serem reprisadas,mas os diretores da globo instem em grava nova novelas e ainda querem continua com Amor de Mãe que não conseguiu conguista o grande público.Oras bolas sera que eles não viu que a reprise de Fina Estampa,em duas em apenas semanas de exibição conseguiu alca a marca de 34,2 de media na audiência,coisa que Amor de Mãe, depois de ser praticamente toda costura,ou seja muda isso daqui,coloca isso a li,mesmo assim levou de 3 a 5 meses pra conseguir,em fim eu acho uma perca de matéria e tempos da globo.Há outra coisa o corona vírus,aí vai continua porque até onde eu saiba não encontram nem uma para cura ou combate-la.,sem fala que novelas os atores tem que te uma contado muito próximo e intimo ok. Mario tmb tem razão no seu comentário:A globo tem uma grande acervo de novelas sensacionais,não só p/o horário nobre,mas também os das sete e seis,portanto vai se uma grande burrada da globo.Se eu fosse um diretor da referida emissora deixa p/recomeça suas novelas e tanta outras obras,tudo no próximo ano.
beto respondeu:
Corrigindo:Em apenas duas semanas. O corona vírus,ainda vai continua porque até onde eu saiba não encontram nem um remédio para cura ou combate-la. Deixava p/ recomeça suas novelas.
A produção ainda terá Marcello Novaes em um papel de destaque.
O ator retoma a parceria com a autora Claudia Souto, com quem trabalhou em "Cara e Coragem".
No streaming, Cléber será substituído por Galvão Bueno.
A Amazon expande sua atuação no esporte com o Brasileirão, somando-se à Copa do Brasil que já é exibida pela plataforma desde 2022.
Tem ainda “Qual É A Música” com Lívian Aragão, Flay, Flávio Augusto, André Vitor, Bil Araújo, Caio Carneiro e Gustavo Benedeti.
A atração vai ao ar aos domingos, a partir das 18h, na RedeTV!.
Basílio confessa a Beto que armou contra ele para separá-lo de Beatriz.
Jin confessa ter sentimentos por Tati.
Mavi escuta a discussão entre Luma e Mércia e descobre que a mãe está com o verdadeiro pendrive.
O telejornal terá novo pacote gráfico e irá ao ar todas as madrugadas.
Cantor também explica no programa quem inspirou a escolha do nome da filha.
No Hora do Faro ainda tem Ticiane Pinheiro e a mãe Helô agitando todas com os sucessos do Bonde do Tigrão no palco.
Cantores levam seus familiares para a brincadeira e comandam o musical do programa.
O Carioca voltará à Globo após um hiato de cinco anos.
Saiba mais sobre a sinopse da história idealizada por Rosane Svartman.
A emissora está em fase de reestruturação de sua grade esportiva, especialmente com a iminente saída de Cleber Machado.