O Planeta TV

Para o autor Aguinaldo Silva as novelas terão que se afastar da realidade

"Precisamos não copiar, mas reinventar a realidade, torná-la maior que a vida", diz o dramaturgo.

por Redação, em 27/05/2020

Aguinaldo Silva. Foto: TV Globo

Para o autor Aguinaldo Silva as novelas terão que se afastar da realidade, serem menos realistas. "O próprio jornalismo escreve capítulos da vida real", diz autor de "Fina Estampa".

"Precisamos não copiar, mas reinventar a realidade, torná-la maior que a vida"

"Acho que as novelas terão que se afastar um pouco da realidade que, nos noticiários, tornou-se 'novelística'. Agora o próprio jornalismo escreve 'capítulos' da vida real, com desdobramentos anunciados", constata Aguinaldo, que trabalhou mais de 50 anos no Grupo Globo.

O autor indica um possível caminho: "Isso significa o quê? Um volta ao passado. Às grandes novelas. Fico aqui pensando em 'Pecado Capital', de Janete Clair, que considero a mãe de todas as novelas contemporâneas. Precisamos não copiar, mas 'reinventar' a realidade. Torná-la maior que a vida. Acho que, pós-pandemia, esta será a missão dos novelistas. Ou seja: as novelas voltarão a ser uma porta aberta para a imaginação e a fantasia."

E conclui: "Alguém diz que, quando recomeçarem as gravações, não pode mais ter beijo nas novelas, porque isso seria 'um descompasso com a vida real em tempos de pandemia'. Então é bom inventar outro nome para o gênero porque, sem beijo, não pode mais ser chamado de 'novela'''.

Com informações do jornalista Flávio Ricco, do UOL.


Deixe o seu comentário