
Para o autor Aguinaldo Silva as novelas terão que se afastar da realidade, serem menos realistas. "O próprio jornalismo escreve capítulos da vida real", diz autor de "Fina Estampa".
"Precisamos não copiar, mas reinventar a realidade, torná-la maior que a vida"
"Acho que as novelas terão que se afastar um pouco da realidade que, nos noticiários, tornou-se 'novelística'. Agora o próprio jornalismo escreve 'capítulos' da vida real, com desdobramentos anunciados", constata Aguinaldo, que trabalhou mais de 50 anos no Grupo Globo.
O autor indica um possível caminho: "Isso significa o quê? Um volta ao passado. Às grandes novelas. Fico aqui pensando em 'Pecado Capital', de Janete Clair, que considero a mãe de todas as novelas contemporâneas. Precisamos não copiar, mas 'reinventar' a realidade. Torná-la maior que a vida. Acho que, pós-pandemia, esta será a missão dos novelistas. Ou seja: as novelas voltarão a ser uma porta aberta para a imaginação e a fantasia."
E conclui: "Alguém diz que, quando recomeçarem as gravações, não pode mais ter beijo nas novelas, porque isso seria 'um descompasso com a vida real em tempos de pandemia'. Então é bom inventar outro nome para o gênero porque, sem beijo, não pode mais ser chamado de 'novela'''.
Com informações do jornalista Flávio Ricco, do UOL.
Comentários (2) Postar Comentário
* O Aguinaldo está se convidando para voltar a escrever na Globo e eu acho isso a se pensar. Não precisa ser uma trama mirabolante, como Sétimo guardião, mas um remake de Tieta, quem sabe. Entre o universo da fantasia e a realidade no interior do Brasil, o Aguinaldo sempre desfilou muito bem. Depois do sucesso de Fina Estampa, somado ao sucesso geral na carreira, ele merece uma nova chance. Uma novela alegre, colorida e com uma trilha sonora bacana. Dirigida por Wolf Maia ou por algum jovem diretor, como Pedro Vasconcellos ou Fred Mayrink. Não sei o que houve contra Wolf, mas foi ele quem dirigiu duas das novelas mais emblemáticas da TV, “A viagem” e “Mulheres de areia”.
Ele tem muitas coisas que eu não concordo com ele mas nisso ele tá certo, as novelas todas vão afundar se ficarem falando desse assunto e não haver intimidade entre personagens e a globo ganharia muito mais mantendo reprises do que voltar a gravar esse ano. Muito melhor algo bem feito do que esse tipo de gravação que está por vir...