O Planeta TV

"Pantanal": relembre a história da novela produzida pela TV Manchete

A obra foi escrita em 1990 pelo o autor Benedito Ruy Barbosa.

por Redação, em 25/10/2021

Foto: Divulgação/TV Manchete

Pantanal é uma novela que gera assunto por vários motivos: a natureza belíssima que era pano de fundo da trama, os animais selvagens da região, a Juma Marruá que se transformava em onça-pintada, além de outros personagens como José LeôncioJoveVelho do RioMudaGutaTrindadeMaria Bruaca... E pelas muitas histórias que se cruzam em uma saga cheia de emoção e paixão.

Se você não assistiu ou se lembra vagamente da novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida em 1990 na extinta TV Manchete, que tal recordar a trama e os principais personagens?

Quem é Juma Marruá?

Juma Marruá (Cristiana Oliveira) é conhecida por se transformar em onça-pintada quando se sente ameaçada, assim como acontecia com sua mãe, Maria Marruá (Cassia Kis). Juma enfrenta desafios no Pantanal, mas é lá também que ela vive uma história de amor com Jove (Marcos Winter). Para entender a vida dela, é preciso saber primeiro como sua família foi parar naquelas terras...

Foto: Divulgação/TV Manchete

Maria Marruá e Gil

Os pais de Juma, Maria Marruá e Gil (José Dumont), eram posseiros que chegaram ao Pantanal procurando uma terra em que pudessem viver, já que perderam todos os seus filhos em conflitos com fazendeiros, no Paraná. Maria tem uma gravidez indesejada e sua filha acaba nascendo em uma canoa. Ao ver a bebê, ela decide abandoná-la sozinha no barco. Momentos depois, se arrepende e, desesperada, busca a criança, a quem chama de Juma. Gil é assassinado por grileiros, e Juma acaba sendo criada pela mãe, que também é morta posteriormente.

Muda

Uma jovem chega ao Pantanal e todos passam a chamá-la de Muda (Andréa Rixa), já que ela não fala nada. O que ninguém sabe é que ela está lá para vingar a morte do pai, assassinado por Gil em uma briga de terras no Paraná. A moça acaba sendo recebida na casa de Maria Marruá e Juma, que não imaginam o risco que estão correndo. Maria Marruá acaba sendo morta, na beira do rio, por um matador contratado por Muda.

José Leôncio e Joventino

O peão José Leôncio (Paulo Gorgulho/Cláudio Marzo) e o pai, Joventino (também vivido por Marzo), chegaram ao Pantanal, onde compraram uma fazenda e começaram a criar gado de corte. José Leôncio e seu pai caçavam e criavam marruás, um tipo de boi selvagem que vivia na região. Um certo dia, Zé Leôncio viajou com os peões em comitiva e pediu para que seu pai não fosse caçar marruá sozinho. Entretanto, Joventino acabou indo caçar e desapareceu. Zé Leôncio voltou de viagem e procurou pelo pai, mas nunca mais o encontrou...

O Velho do Rio

O Velho do Rio é um curandeiro idoso que cuida das pessoas atacadas pela jararaca boca-de-sapo, uma cobra venenosa, ou que simplesmente se perdem na extensão do Pantanal. Todos comentam que o homem se transforma em sucuri e acreditam que ele é o pai de José Leôncio, o desaparecido peão Joventino, de quem o neto, Joventino, herdou o nome.

Madeleine e José Leôncio

Tempos depois, José Leôncio, já um fazendeiro rico, vai para o Rio de Janeiro cobrar uma dívida e conhece Madeleine (Ingra Lyberato/Ittala Nandi). A família de Madeleine era da classe alta carioca, mas seu pai, Antero (Sérgio Britto), é viciado em jogo e acaba perto da falência. Pelo dinheiro, ele acaba aceitando que Zé Leôncio se case com sua filha. O casal, então, se muda para o Pantanal, onde Madeleine engravida. Só que ela não se acostuma com a vida pantaneira e, durante uma viagem do marido, foge com o amigo Gustavo (José de Abreu) - que vai buscá-la no Pantanal -, para o Rio, levando com ela o seu bebê.

Tadeu e Jove

José Leôncio tenta recuperar o filho, mas acaba concordando em deixá-lo com a mãe no Rio de Janeiro. O fazendeiro passa a viver, então, com Filó (Tânia Alves/Jussara Freire), sua empregada, que já tinha um filho, Tadeu (Marcos Palmeira). Ele reconhece Tadeu como afilhado, mas o considera um filho. Vinte anos depois, o filho legítimo, Joventino Neto, o Jove, finalmente decide ir ao Pantanal conhecer o pai, mas o choque cultural é grande, e os dois têm dificuldades para se entender.

Jove e Juma

Jove se sente rejeitado por José Leôncio e, por isso, decide retornar ao Rio. Só que, a esta altura, ele e Juma já vivem uma forte paixão, por isso, os dois vão juntos para a cidade grande. O choque cultural é agora sofrido pela jovem... Assim, Joventino decide retornar ao Pantanal para não ter que se separar de Juma. Desta vez, ele está disposto a se adaptar ao estilo de vida local, acaba se acertando com o pai e se transforma em um peão pantaneiro.

Em breve, vamos acompanhar a nova versão de Pantanal produzida pela TV Globo! 


Deixe o seu comentário