Ator fala da importância de mostrar a realidade: 'Pessoas como Tenório existem aos montes'.
A nova versão de "Pantanal" estreia na próxima segunda-feira, dia 28/03, e a expectativa do elenco é grande. Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira, 23/03, o ator Murilo Benício falou sobre seu personagem na trama. Tenório é um cara machista, que maltrata a esposa, tem outra família e é capaz de cometer atrocidades. Diante disso, Murilo diz que está pronto para ser "cancelado" pelo público, mas reitera a importância de mostrar para a sociedade que pessoas assim ainda existem.
"Acho bom fazer. A primeira conversa que tive com o Bruno (Luperi, autor), falamos sobre estes lugares, onde chegar com o Tenório. E eu falei para ele não segurar, não. Vamos mostrar sim. Pessoas como o Tenório ainda existem aos montes. Acho que vai ser uma boa forma de espelho para uma parcela de pessoas que não conseguiram evoluir deste lugar", opina.
Apesar de mostrar o lado ruim de Tenório, Murilo conta que ele terá um toque de humor, e espera que as pessoas entendam a essência e a complexidade do personagem.
"Nada sempre é uma coisa só. Dentro de tudo o que ele está errado, para ele existe a verdade dele. E eu defendo ele, criticando ele ao mesmo tempo. Espero que as pessoas olhem para ele entendendo. O Tenório de certa forma é o que a gente é, mas em pontos muito fortes", comenta.[
Mas, então, quem exatamente é Tenório em "Pantanal"? Murilo Benício conta pra gente:
"É uma pessoa que vem de uma realidade muito dura. Um sobrevivente. Mas se tornou uma pessoa bruta, com valores questionáveis. Pensa em mais nada além de sobreviver. E as coisas que ele faz para alcançar seus objetivos são irreais. Diria que ele é um cara com valores completamente deturpados, de um caráter que muda conforme a situação. Um cara muito bronco, que não teve um pai ou uma mãe", explica Murilo.
Murilo conta ainda que não assistiu à primeira versão de "Pantanal", pois morou nos Estados Unidos na época da exibição, no início dos anos 90. Ele disse que preferiu não assistir à trama original para não tentar imitar o Tenório vivido por Antônio Petrin e admite que é uma grande pressão refazer uma novela que fez tanto sucesso.
"É uma pressão muito grande fazer Pantanal. A gente está fazendo uma novela que já existe, que todo mundo conhece e tem muito carinho. De certa forma existe uma expectativa muito grande por esta novela. Não queria colocar mais expectativa do que já existia. Não assisti por isso", revela.
Na primeira versão da novela, Tenório teve uma cena muito forte em que castrava o personagem Alcides, quer será interpretado por Juliano Cazarré na versão atual. Cazarré garante estar pronto e ansioso para gravar esta cena, caso ela de fato aconteça.
"O Alcides não é do Pantanal, ele vai para lá se vingar. Sobre a castração, li até o 150 e ainda não vi. Mas me disseram que ela vai acontecer. Então, vamos lá, que vai ser divertido", afirma.]
‘Pantanal’ é escrita por Bruno Luperi, baseada na novela original escrita por Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Rogério Gomes, direção de Walter Carvalho, Davi Alves, Beta Richard, Cristiano Marques e Noa Bressane. A produção é de Luciana Monteiro e Andrea Kelly, e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.