A novela é livremente inspirada nos livros "O Jardim Secreto" e "A Princesinha" de Hodgson Burnett.
Capítulo 01, segunda-feira, 29 de julho
Em Januária, Minas Gerais, Anna explora as cavernas de Peruaçu com Paulo, seu pai. Anna se diverte em sua cidade natal e tem como amigo um bicho-preguiça chamado Moleza. Paulo, médico e missionário, ajuda as pessoas da comunidade com seu amigo Mateus [André Ramiro]. Paulo examina a saúde da morada Dona Clélia [Débora Duarte], que está sem vigor. Em Milagres, São Paulo, no Colégio Interno Rosa dos Ventos, Felipe, apelidado de “Pê de Peste”, e seu amigo Rui aprontam com os outros meninos do grupo Os Luíses. O professor Jusça [Arthur Kohl] aconselha os meninos com bom comportamento. Nina pesquisa sobre os segredos de um lugar misterioso chamado “Perebadá”. Os Luíses é um grupo de jovens cavalheiros que se reúnem secretamente, formado por André, Lucas, Binho, Benjamin e seu irmão Pedro. Mateus avisa Paulo sobre um grupo perdido em uma região perigosa das cavernas e reforça que ele não poderá levar Anna nessa missão. Fafa e Pilar quase atropelam um homem, que acaba sendo grosseiro, o homem se revelará ser Gabriel. A rígida diretora Norma, conhecida por dar demérito aos estudantes, informa a inspetora Elisa sobre a chegada de uma nova aluna e manda Elisa dedetizar a escola. Jusça comenta com Pilar que vai se aposentar. Norma apresenta Gabriel como novo professor para Pilar, que não gosta nada da presença dele. Todos os alunos esperam no saguão para receber Anna, mas Felipe “Pê de Peste” apronta colocando um rato no meio de todos, gerando caos. Anna e Paulo chegam no momento da confusão e Anna impede Norma de matar o rato, salvando a vida do animal.
Capítulo 02, terça-feira, 30 de julho
Na sala da diretoria, Norma trata Paulo com muita cortesia. O médico explica a Norma que Anna não pode saber da ligação dele com o Colégio Rosa dos Ventos. Elisa apresenta Anna aos funcionários do colégio: Dalete, a cozinheira e Tonico, o faz-tudo, além dos professores Pilar e Gabriel. Anna conhece todos os meninos e as meninas Lavínia, Flora, Isadora, Nina, Jane e Manuela. Tonico leva Paulo à biblioteca; Paulo comenta que a última vez que esteve no colégio, Anna era recém-nascida. Tonico revela a Paulo que só ele sabe do segredo dos carimbos nos livros e que não vai contar para Anna. Pilar presenteia Anna com um livro, que se surpreende com um carimbo na página; Paulo nota a filha com o livro e fica preocupado. Antes de partir, Paulo dá a Anna uma mochila em formato de bicho-preguiça, que a menina batiza com o mesmo nome de seu amigo de Januária: Moleza. Anna se esconde no porta-malas do carro de Paulo.
Capítulo 03, quarta-feira, 31 de julho
Paulo diz para Anna que vai levá-la de volta para o Rosa dos Ventos. Gabriel declara a Pilar que ela deve aceitá-lo como professor. Antes de entrar no colégio, Paulo compra balas na Lolipopus e o vendedor Thomas conta a história do Goma Behr para a menina. Norma dá um demérito para Lavínia. Anna se despede oficialmente do pai e pede para ele não demorar para voltar. Paulo retorna a Januária e encontra Mateus, partindo para a missão em busca dos sobreviventes nas cavernas de Peruaçu. Pê de Peste joga balas da Lolipopus no chão e Norma cai, fraturando o pé. Lavínia faz de tudo para agradar Norma e diz que vai encontrar o responsável pela sabotagem. Na caverna, Mateus desmaia e bate a cabeça em uma pedra. Lavínia percebe que Anna tem as mesmas balas da Lolipopus nas quais Norma escorregou. Mateus acorda e acredita que está com a mesma doença que Dona Clélia.
Capítulo 04, quinta-feira, 01 de agosto
Norma manda Pilar punir Anna, mas Pilar quer provar que Anna é inocente. Norma presenteia Lavínia com o livro “norminhas” e manda ela anotar tudo o que ver de errado no colégio. Manu comenta com Anna e amigas que no dia anterior, o Pê de Peste pegou as balas dela e acredita que ele seja o responsável por ferir a Norma; Isadora convoca Shirley e Wanda para ajudar na investigação. Betina fala para sua prima Pilar que achou Gabriel bonito. Felipe e Rui comentam que se livraram do demérito. As detetives Shirley e Wanda procuram pistas pelo Colégio Rosa do Vento que comprovem a inocência de Anna no acidente de Norma. Pilar diz a Dalete que é injusto a diretora Norma culpar Anna e que não vai castigar a menina, mesmo que tenha que perder o emprego; Manu, Isadora, Nina e Anna escutam a conversa. Na caverna, Paulo tenta se comunicar com o mundo externo enquanto cuida do ferimento de Mateus. Na calada da noite, Anna e Manu fogem do colégio.
Capítulo 05, sexta-feira, 02 de agosto
Manu e Anna conhecem pessoalmente o famoso Goma Behr; elas pedem a nota de pagamento para comprovar que o pai da Manu comprou balas para ela. Manu, Anna e Isadora apresentam o comprovante de compra da Lolipopus para Norma e a diretora manda elas conseguirem uma confissão de Felipe na frente dela. Para Felipe, Rui mostra o manual de bons comportamentos para entrar no grupo “Os Luíses”, e admitir os erros é uma delas. Dalete e Gabriel revelam às meninas que Pilar não vai ser demitida. Isadora e Manu explicam para Anna que Moisés foi abandonado e por isso é tímido. Felipe Pê de Peste confessa que ele colocou as balas no chão para Norma cair. Anna recebe uma carta de Paulo mencionando que ele vai estar na festa dela. Chega o dia da festa da Anna, e Felipe estraga o bolo da aniversariante. Gabriel dança com Pilar e Norma não gosta da cena. Enquanto as crianças brincam no evento, Mateus chega com uma notícia impactante e inesperada para Anna.
Parceria com o Disney+
Foi anunciado também a parceria de exibição da novela “A Caverna Encantada” no Disney+. Os capítulos estarão disponíveis no +SBT e no streaming da The Walt Disney Company, Disney+, sempre uma hora após a veiculação no SBT.
A parceria reforça a força do SBT em produzir teledramaturgias para toda a família e visa ampliar a oferta de conteúdo local.
“É simbólico para nós, falo por mim, estar no Disney+. Temos o desejo de ser uma Disney no Brasil e quando olhamos nossas novelas entre as mais assistidas da Netflix, sendo sucesso no YouTube, estando no Amazon Prime e agora no Disney+ mostra que estamos conseguindo, pouquinho a pouquinho. A Disney queria a nossa novela sem saber qual era o nosso título, a nossa história. Ela queria porque era uma novela do SBT. Conseguimos essa marca, um carimbo de qualidade das nossas novelas”, ressalta a CEO do SBT, Daniela Beyruti, que acompanhou o evento junto ao público presente.
“Quando você fala de uma novela para a família ela não tem idade. Nossas novelas são para entrar na casa das pessoas e gerarem conversa. Hoje em dia, vemos a dificuldade dos pais de conversarem com os seus filhos, justamente por conta das redes sociais. Isso não é segredo para ninguém. As nossas novelas servem para gerar essas conversas dentro das casas, fazer com que as pessoas que não são necessariamente um público infantil ou infanto-juvenil possam assistir. É uma novela leve, que une as famílias. Espero que essa próxima novela marque todos que assistem a gente”, finaliza.
"A Caverna Encantada" é uma história de amizade, coragem e descobertas, onde Anna e seus amigos aprendem valiosas lições sobre confiança, trabalho em equipe e a importância de seguir seus sonhos, mesmo quando os desafios parecem intransponíveis. Em um mundo onde a magia se mistura com a realidade, Anna descobre que a verdadeira aventura está em superar seus próprios medos e ajudar aqueles ao seu redor. A menina vai encarar a vida como ela se apresenta; se esforçando para melhorar e se adaptar ao lugar ao qual ela agora pertence. Há ainda muitos segredos a serem revelados e desvendados: a Caverna Encantada, o grupo dos meninos, o segredo da Diretora Norma. Mas o maior deles é a descoberta de quem ela realmente é.
A novela é escrita por Íris Abravanel, com colaboração de Andreza Porto, Denise Barbosa, Fany Higuera, Gustavo Braga e Luiz Felipe Pereira Santos, sob supervisão de texto de Rita Valente e direção geral de Ricardo Mantoanelli. O folhetim é livremente inspirado nos livros "O Jardim Secreto" e "A Princesinha" de Hodgson Burnett.