Análise feita pela BR Media traz um compilado dos temas, assuntos e menções que dominaram o meio digital durante as Olimpíadas.
Após mais de 15 dias de competições, as Olimpíadas de Paris 2024 acabaram, já deixando gostinho de quero mais. Os jogos foram marcados por feitos históricos, brilho de atletas veteranos e a chegada de novos astros. O Brasil teve seu merecido reconhecimento com seus talentos olímpicos, principalmente as mulheres, que se consagraram como as vitoriosas da edição.
Diante desse cenário, quais foram os temas mais mencionados nas redes sociais? Os atletas em destaque? O esporte favorito? A BR Media, holding que lidera a revolução da Creators Economy e maior grupo de marketing de influência da América Latina, traz uma análise com o que mais engajou as redes sociais durante as competições.
É ouro no engajamento digital
A pesquisa analisou cerca de 680 mil menções entre 24 de julho e 11 de agosto. E ao explorar a sentimentalização das menções do universo online, 32% (217.116) tem teor positivo, com o maior destaque para comentários de apoio aos atletas brasileiros e torcida pelo país.
Os posts que deram o que falar
Na olimpíada que deu voz para as redes sociais, os atletas encontraram uma forma de se manter em evidência com uma janela de oportunidade para se aproximar do público e também monetizar com conteúdos patrocinados e parcerias com marcas.
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"Os Jogos Olímpicos de Paris 2024, mais do que nunca, foram as Olimpíadas dos atletas se consagrando como criadores de conteúdo, tendo em vista essa crescente da Creators Economy. Importante ressaltar que a edição anterior (Tóquio em 2020) foi um inicio da transformação dos atletas em influenciadores, mas com jogos marcados por protocolos da pandemia de covid-19, o que limitou o potencial de alcance daquelas olimpíadas. Nesta edição alcançamos uma maturidade e isso foi refletido no digital, com os atletas brilhando em quadra, areia e mar, mas também promovendo muito entretenimento e conexão com o público através das redes sociais", comenta Celso Ribeiro, fundador e sócio-diretor da BR Media.
No ranking geral de posts com os maiores engajamentos no Instagram, considerando aqueles que mencionam a #olimpiadas, o “Alfinetei”, vem no topo da lista, com cerca de 717 mil curtidas ao falar da emoção de Laís Souza com a vitória do Brasil. Vale lembrar que a ex-ginasta foi uma das maiores do país e ficou paralisada do pescoço para baixo em um acidente de treinamento para as Olimpíadas de Inverno, em 2014.
Na sequência aparece o perfil do “Corinthians” com cerca de 659.546 mil curtidas ao falar da medalha de bronze da Fadinha, Rayssa Leal. E fechando a lista o perfil do coach Geronimo Theml em terceiro lugar nos comentários sobre levantamento de peso, em uma publicação com mais de 637 mil curtidas.
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Alguns influenciadores tiveram grande destaque durante o período olímpico, com conteúdo sobre as transmissões e comentários dos jogos, apoio e torcida aos atletas e muito mais, são eles: Pedro Scooby, Casimiro, Fred, Luana Piovani, Lactea e Lara Santana.
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Brasil ainda é o país do futebol?
Mesmo com outras frentes ganhando espaço e novos talentos sendo reconhecidos, o esporte com o maior número de menções (mais de 250 mil) desde o começo dos jogos ainda é o futebol, sendo atrelado ao time feminino, e a jogadora Marta. Em seguida, temos o vôlei, com mais 100 mil comentários, devido ao grande número de torcedores e fãs da modalidade. Em terceiro lugar, vem o judô com mais de 50 mil menções, motivado principalmente pela medalha de ouro conquistada pela atleta Beatriz Souza, e pela medalha de bronze por equipe.
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A Olimpíadas é delas
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"É fato que as Olimpíadas fornecem os holofotes para as modalidades esportivas e atletas se destacarem. E com menos restrições do que em outros jogos, o fenômeno digital só cresceu. Os creators, assim como os próprios atletas, capturaram e amplificaram a essência vibrante dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, produziram um volume enorme de conteúdo nas redes sociais e angariaram milhões de novos seguidores. Assim como também foi notável o aumento da comoção e da interação das pessoas que acompanharam, vibraram e se engajaram com os talentos. Até mesmo os perfis oficiais dos Jogos aderiram aos memes. O Brasil conquistou resultados históricos e agora é hora de aproveitar toda essa visibilidade e dar voz para novos nomes e atletas nacionais", reforça Celso Ribeiro.
SOBRE A BR MEDIA GROUP
Maior holding de marketing de influência do Brasil, a BR Media Group lidera o mercado há mais de 12 anos. Fundada em 2012 por Celso Ribeiro e Danilo Basso, a marca é pioneira no mercado, sendo a única one-stop-shop, oferecendo uma entrega 360º. Atendendo as maiores marcas e multinacionais, a BR Media Group vai além de uma agência: oferecendo consultoria de ponta a ponta, entrega a seus clientes: Consultoria, Curadoria, Planejamento, Criação, Eventos, PR Seeding, Gestão de Projetos e Business Intelligence. Dentro da BR Media Group, há o MIS, plataforma exclusiva de relacionamento com nano e micro influenciadores; a BR Data, que cuida da coleta de dados e informações; a BR Studios, braço criativo para produção de conteúdo; e o Space, espaço proprietário para produção e gravação de vídeos e campanhas.