Último capítulo da novela terá curta duração e será exibido mais cedo após mudança na agenda de Futebol.
Segundo informações do jornal O Globo, Egídio (Vladimir Brichta) terá um fim trágico, sendo brutalmente assassinado. A sequência de sua morte começa quando Mariana (Theresa Fonseca) o seduz e o atrai para um encontro no mesmo secador onde ele havia assassinado Marçal (Osvaldo Mil).
Ao chegarem ao local, Mariana revela que sabe de todos os crimes de Egídio, incluindo o assassinato de Marçal, que ela testemunhou. Enfurecido, Egídio se aproxima dela, sem saber que tudo não passa de uma armadilha elaborada por ela e Damião (Xamã).
Egídio consegue imobilizar Mariana, mas, em um momento de distração, ela passa uma corda em seu pescoço. Nesse instante, Damião aparece e aciona um mecanismo (ainda não definido pelo autor) que faz o coronel ser suspenso, deixando-o pendurado e sufocando.
— Me solta... me solta... eu tô sem ar... eu... eu não... não consigo respirar... — gritará Egídio, em desespero.
Mariana e Damião, entretanto, observam friamente o sofrimento de Egídio enquanto ele luta pela vida. O autor Bruno Luperi planejou que a cena do enforcamento ocorra em um pé de cacau, remetendo a uma cena inicial da novela, em que Cândida (Maria Fernanda Cândido) menciona ter encontrado o marido pendurado em uma árvore de sua plantação.
A Globo conseguiu resolver o impasse relacionado ao último capítulo do remake de "Renascer" com a ajuda da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O horário do jogo da seleção brasileira foi alterado, permitindo que a novela termine na data originalmente prevista: 6 de setembro.
A CBF fez o pedido à FIFA, e a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) atendeu à solicitação. Assim, o jogo Brasil x Equador, válido pela sétima rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, começará às 22h, e não mais às 21h45.
Consequentemente, o último capítulo da novela será exibido em um formato mais curto, com uma hora de duração e início às 20h35.
No ar desde o dia 22 de janeiro, a nova versão de "Renascer" deixou a desejar em termos de audiência. A novela começou bem, com cerca de 27 pontos, mas foi perdendo público ao longo do tempo e está chegando ao fim com uma média de 25,5 pontos, sendo uma das novelas das nove com menor audiência, superando apenas "Um Lugar ao Sol", "Babilônia" e "Travessia".
"Renascer" é uma adaptação da obra de Benedito Ruy Barbosa, escrita por Bruno Luperi, com a direção artística de Gustavo Fernandez. A trama será guiada pelas direções de Pedro Peregrino, Alexandre Macedo, Walter Carvalho, Ricardo França e Mariana Betti. A produção é assinada por Betina Paulon e Bruna Ferreira, sob a direção de gênero de José Luiz Villamarim.