Nos próximos três meses, novidades incluirão 29 lançamentos na TV Globo, 60 estreias nos canais por assinatura e 50 produções no Globoplay.
Entre eventos musicais e esportivos ao vivo, títulos originais e novas temporadas de franquias de sucesso, serão 29 estreias na TV Globo, 50 no Globoplay e 60 nos canais pagos nos próximos três meses. As novidades fazem parte de um investimento anual da empresa de R$ 5 bilhões em conteúdo, direitos e tecnologia, o que faz da Globo a maior produtora de conteúdo e a maior investidora do mercado independente de produção audiovisual do país.
As histórias trafegam entre as plataformas seguindo uma estratégia de complementariedade de público, que valoriza o DNA de cada uma das janelas de exibição e, ao mesmo tempo, maximiza o potencial de alcance de cada conteúdo. “A Globo é essencialmente uma produtora de conteúdo brasileiro. E, ao mesmo tempo, somos programadores e distribuidores desse conteúdo. A combinação do nosso portfólio, que hoje é digital e pode ser consumido ao vivo ou sob demanda, com um ecossistema poderoso de janelas faz com nossas histórias cheguem cada vez mais longe, alcancem cada vez mais gente. Em um ambiente de disputa de atenção, isso é o que traz relevância ao que fazemos”, destaca Leonora Bardini, diretora de Marketing e Programação da TV Globo. “Alguns projetos são desenvolvidos exclusivamente para uma plataforma. Em outros, fazemos um trabalho conjunto de curadoria, com investimentos estratégicos e combinados entre canais e Globoplay, que aumenta a nossa oferta em horas, qualidade e diversidade de conteúdo. Quem ganha é o público”.
Raphael Corrêa Netto, diretor de Canais Pagos de Entretenimento e Jornalismo da Globo, reitera que a estratégia de distribuição é pensada para seguir dois caminhos: preservar as características nativas de cada plataforma e, ao mesmo tempo, permitir que as pessoas escolham como e quando consumir os conteúdos. “As janelas entregam o conteúdo para quem tem hábitos de consumo diferentes. E todos nós temos hábitos misturados. Uma hora, procuramos conteúdo linear, curado. Na outra, queremos escolher o que assistir, no nosso tempo. E é muito interessante ver como as plataformas oferecem públicos complementares. Os canais pagos, por exemplo, têm mais de 50% da audiência entre o público com mais de 50 anos em sua transmissão tradicional. Já na transmissão dos canais no Globoplay, quase 70% do consumo está concentrado no público até 49 anos. Estamos falando do mesmo conteúdo, consumido por audiências complementares, dependendo da maneira como ele é disponibilizado”, explica Raphael.
Por conta dessa distribuição multiplataforma, muitos conteúdos ganharam cauda longa e medir o sucesso de um programa ficou muito mais complexo. Teresa Penna, diretora do Globoplay, explica: “Não podemos mais olhar para audiência de forma isolada. Precisamos levar em consideração muitos fatores como a taxa de completude, primeiro clique, número de views, horas de consumo, fidelidade da audiência. São informações que tangibilizam o nosso diferencial competitivo. Além do investimento que fazemos em obras originais, o Globoplay se tornou esse grande ponto de encontro de todo o conteúdo da Globo e de todos os seus canais. É uma plataforma que se diferencia por reunir as marcas mais fortes de entretenimento, jornalismo e esporte do Brasil e por essa entrega “fremium”, que combina acesso gratuito e conteúdo exclusivo”.
Para os próximos três meses, a Globo vai investir, especialmente, em estreias de obras originais, novas temporadas de programas de sucesso e em transmissões ao vivo de eventos de música e competições de futebol.
Música e futebol ao vivo
O conteúdo ao vivo ganha mais força nos próximos meses. Grandes festivais como o Lollapalloza e o Circuito Sertanejo ganham visibilidade no Multishow e no Globoplay, com os melhores momentos transmitidos também pela TV Globo. “Temos música de janeiro a janeiro. Além das transmissões dos festivais, teremos novas edições do ‘Som Brasil’ na TV Globo com grandes ícones da música brasileira como Raça Negra, Paralamas do Sucesso e Fabio Jr.”, detalha Leonora.
O ano é especial também para o futebol, outra grande aposta. Nos próximos meses, teremos edições de Copa América e de Eurocopa, trazendo as principais seleções do mundo para dentro do campo. Enquanto a TV Globo acompanha a Seleção Brasileira e exibe os principais jogos, o sportv oferece a experiência completa para os amantes do esporte. Os campeonatos de clubes – como a Copa do Brasil e o Brasileirão – são outros exemplo de distribuição multiplataforma, com transmissões na TV Globo, no sportv e no Premiere, enquanto a TV Globo exibe a Libertadores. “O início do Brasileirão ainda marca uma nova dinâmica do ‘Domingão com Huck’, que agora vem em dose dupla, antes e depois das partidas, com mais conteúdo nas tardes de domingo”, frisa Leonora.
Novas temporadas de grande sucesso
Franquias de sucesso também têm espaço na programação dos canais. Os canais pagos estreiam novas temporadas do reality ‘Túnel do Amor’ e de D.P.A., além do ‘Vai que Cola’, ‘Avisa Lá Que eu Vou’ e ‘Que História é Essa, Porchat’. Já a nova temporada do ‘Conversa com Bial’ ganha uma janela extra no horário nobre do GNT.
Na TV Globo, estão programadas as voltas do ‘Linha Direta’ e a ampliação do ‘Projeto Falas’, que avança em falas identitárias esse ano e ganha uma nova discussão, sobre pessoas com deficiência. E a quinta e última temporada de uma das franquias de maior sucesso da Globo: ‘Sob Pressão’ – que começou como filme nos cinemas, virou série na TV Globo e passou a ter como primeira janela o Globoplay – celebra agora seu final do ciclo com a exibição na TV aberta.
Títulos originais
Histórias brasileiras, com os múltiplos sotaques que compõem o país, estão entre as estreias do Globoplay e dos canais nos próximos três meses. “Nosso investimento em originais traz não só temáticas regionais, mas também produções realizadas em diversas partes do Brasil. É um movimento que estimula a economia local, realizado tanto em parceria com os Estúdios Globo como com produtoras independentes do mercado”, reforça Teresa Penna.
Na lista de estreias do Globoplay, destaque para ‘Justiça 2’, com uma história que se passa no Distrito Federal e traz grandes nomes como Paola Oliveira, Murilo Benício, Nanda Costa e Juan Paiva. Uma obra de dramaturgia longa, super premium, com 28 episódios. Em junho, outra grande aposta do Globoplay, a série ‘O Jogo que mudou a história’ narra o surgimento do crime organizado no Rio de Janeiro e suas facções rivais. Com o maior portfólio de documentários brasileiros do país, o Globoplay vai estrear dois títulos fortes: “Senna por Ayrton” em maio e o “Paris-Rio: a tragédia do voo 447” em junho.
A série documental ‘Tributo’ que mergulha na trajetória de grandes nomes que ajudaram a construir a televisão brasileira, ganha também a tela na TV Globo a partir de abril, com episódios sobre Lima Duarte, Laura Cardoso, Manoel Carlos e Zezé Motta.
Entre os conteúdos inéditos dos canais pagos, estão os programas ‘Quem Não Pode se Sacode’, com Fernanda Paes Leme e Giovanna Ewbank, e ‘Geladeiras em Ação’, novo reality gastronômico com Claude Troisgois, Batista e Douglas Silva, ambos no GNT.
Novelas são um capítulo à parte. Programa de maior audiência da televisão aberta, gênero mais consumido do Globoplay e o canal líder da TV por assinatura – o VIVA –, as novelas são um fenômeno de engajamento em qualquer plataforma e um grande investimento da Globo. A TV Globo se prepara para estrear, em abril, a nova novela das seis ‘No Rancho Fundo’, comédia romântica que mergulha no sertão do Brasil. E confirmou a reprise do grande sucesso ‘Alma Gêmea’ como o novo título do ‘Vale a Pena Ver de Novo’.
Confira abaixo as datas das principais estreias da Globo nos próximos três meses:
ABRIL
01 de abril – Hercai T2 (GLOBOPLAY)
03 de abril – Libertadores (TVG e GLOBOPLAY)
05 de abril – A Mulher do Diabo T3 (GLOBOPLAY)
09 de abril – Pokémon, a Série: Sol e Lua T1 (GLOOB)
11 de abril – Especial LED (GLOBOPLAY)
Justiça T2 (GLOBOPLAY)
14 de abril – Domingão em dose dupla, novo horário (TVG)
Campeonato Brasileiro (TVG, SPORTV, PREMIERE, GLOBOPLAY)
Circuito Sertanejo (TVG, MSW e GLOBOPLAY)
15 de abril – No Rancho Fundo (TVG)
Falas da Terra (TVG)
17 de abril – Que História é Essa Porchat? T6 (TVG)
18 de abril – Os Outros T1 (TVG)
Linha Direta T2 (TVG)
19 de abril – Tributo: Lima Duarte (TVG)
22 de abril – Conversa com Bial T8 (GNT e TVG)
Túnel do Amor T3 (GLOBOPLAY e MSW)
Papo de Segunda (GNT)
Quem não pode, se sacodeT1 (GNT)
Dono do Lar T7 (MSW)
23 de abril – Sob Pressão T5 (TVG)
Encantado´s T2 (TVG e Globoplay)
26 de abril – Tributo: Laura Cardoso (TVG)
MAIO
01 de maio – Som Brasil Paralamas do Sucesso (TVG)
03 de maio – Tributo: Manoel Carlos (TVG)
06 de maio – Novo Vale a Pena: Alma Gêmea (TVG)
08 de maio–Avisa Lá Que Eu vou T3 (GNT)
09 de maio–Geladeiras em Ação (GNT)
10 de maio – Tributo Zezé Motta (TVG)
22 de maio – Som Brasil Fábio Júnior (TVG)
Maio – Senna por Ayrton (GLOBOPLAY)
Maio – Cilada (GLOBOPLAY)
Maio – Irracional – parte 2 (GLOBOPLAY)
Maio – La Brea T3 (GLOBOPLAY)
Maio – Based on a True Story (GLOBOPLAY)
JUNHO
05 de junho – Som Brasil – Raça Negra (TVG)
08 de junho – Seleção Brasileira - (TVG, SPORTV E GLOBOPLAY)
11 de junho – Dra Darci T4 (MSW)
12 de junho – Seleção Brasileira - (TVG, SPORTV E GLOBOPLAY)
14 de junho –Eurocopa(TVG, SPORTV (GLOBOPLAY)
17 de junho – Portugal Show T2 (MSW)
21 de junho – Falas de Orgulho (TVG)
24 de junho – Copa América (TVG, SPORTV e (GLOBOPLAY)
Junho – O Jogo Que Mudou a História (GLOBOPLAY)
Junho – Rebelde T3 (GLOBOPLAY)
Junho – Rio-Paris: A Tragédia do Voo 447 (GLOBOPLAY)
Junho – Segura Essa Pose (GLOBOPLAY)