Confira esta e outras curiosidades sobre obra de Dias Gomes que já está disponível no Globoplay.
A extinção da humanidade já foi retratada em diversos filmes nos cinemas. No entanto, o apocalipse não era comentado em novelas até que Dias Gomes resolveu inovar e levar o tema para a dramaturgia em O Fim do Mundo, em 1996. A previsão do vidente Joãozinho de Dagmar (Paulo Betti), a do fim do mundo, estremeceu a cidade de Tabacópolis, levando as pessoas a terem atitudes extremas. E foi a partir daí que a trama começou a se desenvolver.
Em 35 capítulos, O Fim do Mundo pode ser conferida no Globoplay como parte do Projeto Resgate do streaming.
Conheça 5 curiosidades sobre a novela:
A extinção da humanidade já foi retratada em diversos filmes nos cinemas. No entanto, o apocalipse não era comentado em novelas até que Dias Gomes resolveu inovar e levar o tema para a dramaturgia em O Fim do Mundo, em 1996. A previsão do vidente Joãozinho de Dagmar (Paulo Betti), a do fim do mundo, estremeceu a cidade de Tabacópolis, levando as pessoas a terem atitudes extremas. E foi a partir daí que a trama começou a se desenvolver.Paloma Duarte, com apenas 19 anos, trabalhou pela primeira vez numa mesma novela com Lima Duarte. Na trama, ela é noiva de Josias (Guilherme Fontes), neto mais velho do coronel Ildásio, vivido pelo avô da atriz. Completam o time nomes como Ângela Vieira, Marcelo Faria, Tonico Pereira, Totia Meireles, Bruna Lombardi, José Wilker, Vera Holtz e outros.
No final do O Fim do Mundo foi feita uma homenagem ao cinegrafista Custódio Ferreira, o Negão, morto em um acidente de carro, após as gravações das últimas cenas da novela, voltando da locação em Vassouras, no Rio. A trama também foi a última escrita por Dias Gomes, autor de outros clássicos como O Bem-Amado, Saramandaia e Roque Santeiro. Ele faleceu três anos depois da exibição, aos 76 anos.
Uma maquete, dez vezes menor que a cidade cenográfica, foi construída para as gravações das catástrofes que atingiram a fictícia Tabacópolis. Postes caindo, carros sendo tragados pela terra, raios, a torre da igreja que era torta e foi colocada no lugar por um raio, furacões e outros. Tudo isso foi resultado dos recursos da computação gráfica e da habilidade da mão do homem. Para a novela, foram criados objetos e animais virtuais em três plataformas de computadores. Algumas cenas foram gravadas com uma grua, o que deu uma nova dimensão às imagens.
Tabacópolis vivia da plantação de fumo e do turismo. Por isso, as gravações foram feitas em uma fábrica de charutos, no interior da Bahia. Para as cenas em cachoeiras e na Gruta do Amor, a equipe se deslocou para Carrancas, Minas Gerais. Ainda foram usadas locações em Vassouras, no interior do Estado do Rio de Janeiro, como as fazendas dos Junqueiras e dos Socós. Ao todo, foram 1.096 cenas de estúdio e 414 externas.
Originalmente, O Fim do Mundo seria uma minissérie, mas foi realocada para o horário das oito e divulgada como supernovela. Com 35 capítulos, é considerada uma das menores da TV Globo. O Rei do Gado seria a substituta de Explode Coração. No entanto, como a produção de Benedito Ruy Barbosa estava atrasada, a solução foi a criação da novela de Dias Gomes para entrar no lugar da trama de Gloria Perez.