O Planeta TV

O Espigão: uma novela cinquentona chega ao Globoplay nesta segunda (8)

Trama de Dias Gomes denunciou, com humor, a expansão imobiliária desenfreada.

por Redação, em 08/04/2024

Foto: Acervo TV Globo

Uma novela cinquentona chega ao Globoplay nesta segunda, 8: "O Espigão". Originalmente exibida em 1974, a obra de Dias Gomes, dirigida por Régis Cardoso, denunciou com humor a expansão imobiliária desenfreada da época.

Protagonizada pelo saudoso Milton Moraes, "O Espigão" ocupou o horário nobre das 22h e, ao longo de seus 150 capítulos, apresentou uma narrativa inovadora. A própria abertura já refletia a sátira da modernidade.

A trama se desenvolve em torno da construção de um grande empreendimento no bairro de Botafogo, na Zona Sul carioca.

A história tem início com a disputa entre o empresário Lauro Fontana (interpretado por Milton Moraes) e os irmãos Camará – Urânia (Wanda Lacerda), Tatá (Ary Fontoura), Tina (Susana Vieira) e Marcito (Carlos Eduardo Dolabella) –, que herdaram o terreno do pai.

Marcito, o caçula, é o único a favor da venda da propriedade, local ideal para Lauro construir o espigão, o hotel mais moderno do mundo.

Lauro, fascinado pelo projeto, não encontra empecilhos na construção do espigão. Já os irmãos Camará, contrários à venda e apegados à memória do pai, resistem à entrega do terreno.

A novela, com seu humor característico, denunciou a expansão imobiliária descontrolada. É a segunda novela mais antiga disponibilizada no Globoplay, ficando atrás apenas de "O Bem-Amado" (1973), do mesmo autor.

Susana Vieira recebeu o prêmio de Melhor Atriz pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) por seu trabalho na trama. Betty Faria também foi premiada pela sua performance, na mesma categoria.


Deixe o seu comentário