O Espigão: uma novela cinquentona chega ao Globoplay nesta segunda (8)

Trama de Dias Gomes denunciou, com humor, a expansão imobiliária desenfreada.

Publicidade
Foto: Acervo TV Globo
Foto: Acervo TV Globo

Uma novela cinquentona chega ao Globoplay nesta segunda, 8: "O Espigão". Originalmente exibida em 1974, a obra de Dias Gomes, dirigida por Régis Cardoso, denunciou com humor a expansão imobiliária desenfreada da época.

Protagonizada pelo saudoso Milton Moraes, "O Espigão" ocupou o horário nobre das 22h e, ao longo de seus 150 capítulos, apresentou uma narrativa inovadora. A própria abertura já refletia a sátira da modernidade.

A trama se desenvolve em torno da construção de um grande empreendimento no bairro de Botafogo, na Zona Sul carioca.

A história tem início com a disputa entre o empresário Lauro Fontana (interpretado por Milton Moraes) e os irmãos Camará – Urânia (Wanda Lacerda), Tatá (Ary Fontoura), Tina (Susana Vieira) e Marcito (Carlos Eduardo Dolabella) –, que herdaram o terreno do pai.

Marcito, o caçula, é o único a favor da venda da propriedade, local ideal para Lauro construir o espigão, o hotel mais moderno do mundo.

Lauro, fascinado pelo projeto, não encontra empecilhos na construção do espigão. Já os irmãos Camará, contrários à venda e apegados à memória do pai, resistem à entrega do terreno.

A novela, com seu humor característico, denunciou a expansão imobiliária descontrolada. É a segunda novela mais antiga disponibilizada no Globoplay, ficando atrás apenas de "O Bem-Amado" (1973), do mesmo autor.

Susana Vieira recebeu o prêmio de Melhor Atriz pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) por seu trabalho na trama. Betty Faria também foi premiada pela sua performance, na mesma categoria.

Comentários (1) Postar Comentário

Marcus Teixeira
Marcus Teixeira comentou:

Muito bom, atualmente só assisto às novelas dos anos setenta, as melhores. As atuais são muito ruins, pena que os atores envelhecem e morrem, os elencos atuais não dá.