Dinâmica do jogo, personagens virtuais e interatividade com o público prometem surpreender os fãs.
Famosos se apresentando em grandes musicais, num espetáculo completo e... mascarados! Ninguém sabe quem são eles, e, nesta competição, quanto mais conseguirem esconder sua real identidade, maior a chance de permanecerem na disputa até a final. Enquanto isso, jurados e público utilizam as mais diversas estratégias para tentar desmascará-los – mesmo que se apaixonem pelas fantasias no meio do caminho, e acabem escolhendo algumas para torcer. Este é o ‘The Masked Singer Brasil’, que chega à sua quarta temporada neste dia 21, após ‘Temperatura Máxima’, e promete agitar as tardes de domingo da TV Globo.
A nova temporada vem repleta de novidades. Elenco, fantasias, cenário, dinâmica do jogo, personagens virtuais e interatividade com o público prometem surpreender os fãs. “Podemos dizer que essa é a temporada com o maior número de novidades desde a estreia. Mas a essência não muda: o programa é feito para a família, com a natureza de seu próprio conteúdo que convida todos a participar, com muita música, humor e, claro, mistério. Esses são atributos que não faltam”, declara Adriano Ricco, supervisor artístico. Marcelo Amiky, diretor geral, destaca uma das novas dinâmicas: “Teremos a possibilidade de uma reviravolta no jogo com o ‘Masked Sino’, o que dá mais dinamismo à disputa e entrega mais diversão para quem está tentando descobrir quem são os mascarados”.
Novo elenco
Sob o comando de Ivete Sangalo, a atração tem novo time de jurados: José Loreto e Paulo Vieira são os detetives estreantes do grupo, que se juntam a Taís Araujo e Sabrina Sato na missão de estarem atentos a todos os detalhes para descobrir as personalidades por trás das máscaras. Kenya Sade é a nova parceira de Ivete na apresentação, liderando a investigação dos bastidores e a interação com a plateia.
“Este é um programa feito para todos se divertirem. Não apenas nós, jurados, mas todo o público. Então a minha expectativa principal é me divertir muito. O público pode esperar de mim muita sinceridade, estou chegando de coração aberto pra ajudar nessa investigação”, comemora Paulo Vieira. “Este é um programa leve e muito feliz. Eu estava com saudade de fazer um programa, e se pudesse escolher, com certeza seria esse. Quando o convite chegou, eu pensei: ‘estava escrito’”, conta José Loreto.
Para Kenya, que vem do universo dos festivais de música, esta é a oportunidade de mostrar um novo lado profissional: “Como eu venho do jornalismo musical, agora vai ser interessante trazer a minha personalidade mais leve, com pitadas de humor, e trocar com os jurados. Vou acrescentar minha experiência em bastidores de festivais para ajudar a desvendar os mascarados com informações de trás das câmeras do programa”.
Novo cenário
O palco onde se apresentam Ivete Sangalo e os mascarados foi transformado numa arena 360º, com a plateia posicionada em quatro espaços ao redor do centro do estúdio, como nos grandes shows. O público vibra, dança e canta mais perto da apresentadora Ivete Sangalo e dos mascarados em seus espetáculos musicais.
A nova configuração conta com três opções de entrada e saída: a primeira, o tradicional túnel, que se mantém como acesso dos jurados ao palco; a segunda, um grande telão que se abre para o ingresso de Ivete e mascarados; e a terceira, uma imensa estrutura vazada no formato de máscara, por onde os mascarados saem. Elementos especiais reforçam a identidade do programa, como a exposição de fantasias que fizeram história, com destaque às vencedoras das três temporadas anteriores: Unicórnio, Dragão e Vitória-Régia.
“Nessa temporada, me deparei com um palco completamente diferente e ainda mais sensacional do que a gente já está habituado a ver. O ‘The Masked’ representa a alegria da família curtindo o momento e a união em tentar desvendar quem está naquelas fantasias. O novo cenário simboliza essa união, comigo mais pertinho da plateia”, explica Ivete Sangalo.
Novas fantasias
Idealizado pelos figurinistas Gabriel Haddad, Leonardo Bora – carnavalescos da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio – que também assinam a direção das fantasias, o grupo de personagens está cada vez mais diverso, criativo e cheio de brasilidade, com alusão às culturas das diferentes regiões do país. São eles: A Preguiça, Bode, Chimarrão, Cuco, Etzinho, Dona Formiga, Livro, Mamãe Abacate, MC Porquinha, Pé de Alface, Sereia Iara e Trevo.
“Nesta temporada, as fantasias chegam com uma inovação a partir de efeitos de movimentação, como olhos que piscam, fumaça, efeitos luminotécnicos. As temáticas que levaram à criação dos personagens estão ligadas ao imaginário cultural brasileiro, e pretendem expressar regionalidade”, expõe Gabriel Haddad.
“As fantasias estão cada vez mais lindas, eu estou completamente apaixonada por elas. Elas trazem toda a alegria que o ‘The Masked’ tem, e fazem a gente enxergar artistas tão potentes de um jeito diferente”, comenta Sabrina Sato
Masked Sino
Com o Masked Sino, tudo pode mudar! Localizado ao lado dos jurados, pode ser acionado a qualquer momento, e a consequência é a anulação de uma revelação. Durante a temporada, o sino só pode ser tocado uma única vez, salvando um personagem que teria sua identidade revelada por decisão do grupo. “O The Masked Sino que pode mudar muito o jogo, e o programa é justamente isso: uma mistura inusitada que gera um resultado encantador, você fica meio hipnotizado vendo aquilo, é muito divertido. Vamos ver qual personagem me encantará a ponto de eu tocar o sino!”, comenta Taís Araújo.
Personagens virtuais
Um dos destaques da temporada consolida o reality como vanguarda em soluções de tecnologia para programas de entretenimento. Ao longo da competição, por quatro semanas a partir do oitavo episódio, personagens virtuais, criados com recursos de animação e tecnologia dos Estúdios Globo, chegam com uma função chave na dinâmica do programa, levando ainda mais emoção às disputas. Em uma ação inédita nas atrações de entretenimento da TV Globo e no formato do reality no mundo, serão feitas reproduções de personagens em 3D que espelham movimentos gravados por artistas reais, em participações únicas. Público e elenco assistirão a apresentações de fantasias animadas, que serão inseridas por efeito de computação gráfica nas imagens do cenário do programa. Os demais concorrentes mascarados, no palco, mudam de função, e poderão tentar descobrir quem são essas personalidades. Caso acertem, ganham o benefício de serem salvos de uma eliminação. E todos, ao final de cada episódio, conhecerão os nomes por trás das fantasias animadas.
Masked game
Buscando envolver ainda mais o público com a dinâmica do ‘The Masked Singer’, o Masked Game, hospedado no site do programa dentro do Gshow, é um jogo com perguntas sobre o conteúdo de cada programa e permite que sejam feitos palpites sobre quem terá a identidade revelada. Os participantes concorrem a brindes e prêmios.
Na semana anterior a cada exibição, será aberta uma rodada de palpites sobre quem será o eliminado e, com o programa no ar, acontecem outras duas dinâmicas: uma relacionada ao que está acontecendo no palco e outra que é “Encontre a Maskinha”, mascote que aparece em determinado momento.
O jogo conta ainda com um quiz semanal, com perguntas relacionadas ao universo ‘The Masked Singer’, contemplando todas das temporadas. Assim que o quiz for aberto, será divulgado dentro da programação da TV Globo.
O 'The Masked Singer Brasil’ é uma coprodução TV Globo e Endemol Shine Brasil, baseado no formato sul-coreano criado pela Mun Hwa Broadcasting Corp, com supervisão artística de Adriano Ricco (TV Globo) e direção geral de Marcelo Amiky (Endemol Shine Brasil). O programa vai ao ar na TV Globo aos domingos, após o ‘Temperatura Máxima’, com reexibição na madrugada de segunda para terça-feira, à 00h30, no Multishow, seguida da entrevista de Kenya Sade com o eliminado da semana.