O Planeta TV

Nova temporada: Amor & Sexo em Exposição

Fernanda Lima apresenta o programa da Globo.

por Redação, em 03/10/2018

Foto: Divulgação/TV Globo

‘Amor & Sexo’ vai ao encontro do público. Além dos debates bem-humorados e pertinentes que fazem parte de seu universo, o programa também impacta seu público com os figurinos que Fernanda Lima veste no palco. Algumas das peças mais icônicas da atração - que volta ao ar no próximo dia 9 de outubro - vão estar reunidas na mostra ‘Amor & Sexo em Exposição’, no IED (Instituto Europeo di Design), na Urca, em uma exposição gratuita que fica aberta ao público entre os dias 3 e 7 de outubro. Relembrando a história e os temas do programa através dos figurinos da apresentadora, a mostra traz os principais destaques das últimas temporadas, como os corsets espartilhados de pérolas, escama de PVC, cristais ou ráfia com sementes e miçangas. “São peças emblemáticas que não deveriam ser esquecidas e, por isso, merecem ser exibidas. O figurino é muito importante no ‘Amor & Sexo’, e não só porque ajuda a embalar o tema do programa, mas também por despertar a curiosidade das pessoas que ficam na expectativa do que vestirei”, declara a apresentadora.

São anos de experimentações criativas, peças idealizadas por figurinistas que transformam o assunto de cada edição em arte para se vestir. Não à toa a apresentadora fez questão de ajudar a selecionar as roupas para a mostra. “Os figurinos passam por um trabalho minucioso de todas as pessoas envolvidas e marcam quem assistiu ao programa”, comemora Fernanda, que há nove anos comanda a atração. Cerca de 20 pessoas, entre figurinistas, assistentes, costureiros, camareiros, guardaroupeiros, entre outros profissionais dedicados exclusivamente ao programa, participam da criação de cada temporada. Uma rede criativa e dedicada que contribui para o resultado final. No total, são quase seis meses de trabalho até Fernanda Lima, finalmente, apresentá-los no ar. “Durante o período de imersão e pré-produção trabalhamos na criação de todos os figurinos da temporada simultaneamente, para depois entrarmos especificamente na execução de cada um deles por ordem de gravação”, explica Dudu Bertholini, que assina o figurino desta temporada de ‘Amor & Sexo’ ao lado de Flavia Costa.

Segundo Bertholini, o trabalho de criação começa com a definição dos temas que serão tratados a cada ano. “Todos os figurinos partem dos roteiros criados por Antônio Amâncio, autor e redator final, e junto à Fernanda e à equipe de criação. O mais legal e desafiador é que eles ajudam a contar o tema do programa. Todos os looks têm um porquê, e nunca partem de escolhas aleatórias. Primeiro apresentamos pesquisas, moodboards, croquis e ideias em reuniões semanais. Parte muito legal de nosso processo criativo é que as reuniões de criação são interdisciplinares. Nós alinhamos o conceito com a equipe de cenografia, de arte, dos efeitos especiais, entre outros. Isso gera uma integração e um envolvimento muito maior no resultado como um todo”, acrescenta Bertholini.

Essa sintonia entre tema e figurinos – que resulta em peças únicas – também estará representada na exposição. Ao lado de cada um deles, estarão dispostas telas que exibem momentos especiais de cada programa em que eles foram exibidos. “A temática de cada programa é única. O desafio é buscar novas formas de construção e apostar sempre em materiais novos”, diz Flavia Costa. “O olhar sobre o programa muda a cada ano, porque o mundo muda, os comportamentos mudam, as ideias mudam, a gente precisa caminhar com um olhar em relação ao programa porque a gente não pode ficar parado”, completa Fernanda Lima.

A nova temporada

Foto: Globo / Raquel Cunha

Na semana que vem, Fernanda Lima e sua trupe voltam ao ar com seus quadros e brincadeiras, sempre com a liberdade, o bom humor e a naturalidade que já são marcas registradas. Entre as novidades, a presença da filósofa Djamila Ribeiro na bancada, ao lado de José Loreto, Mariana Santos, Eduardo Sterblitch, Dudu Bertholini e Regina Navarro Lins. Já o roteiro ganha o reforço da jornalista, blogueira e escritora Milly Lacombe, e a banda passa a ter Mylena Jardim, ganhadora da quinta edição do ‘The Voice Brasil’, dividindo os microfones com Régis Paulino. Todo mundo junto e com o mesmo espirito que norteia o programa desde sua estreia: encarar o que vier, sem tabu.

Para Mariana Santos, esta temporada está especial. “A cada ano, o programa ganha uma importância cada vez maior e, a cada episódio, a gente se renova. Falamos sobre temas cruciais e que precisam ser muito debatidos como empoderamento, racismo, feminismo de uma forma leve e com humor. Com isso, fazemos com que as pessoas reflitam cada vez mais. Aprendi muito com esta temporada”, conta. Eduardo Sterblitch concorda: “O Amor & Sexo me aproxima de pessoas muito incríveis e, como meu avô já dizia, a gente tem que se juntar a pessoas boas. Com esta temporada, carimbei na minha biografia que sou um cidadão melhor e estou muito feliz com isso”, fala o humorista. Dudu Bertholini diz que o programa faz com que cada um deles se transforme como ser humano. “A gente começa a dimensionar quantas mudanças estão acontecendo e quantos assuntos estão sendo tratados como devem: de forma normalizada. Dá muito orgulho fazer parte dessa história e contar ela para as pessoas”. Novata no time, Mylena fala de sua animação em estar no time. “Apesar da timidez, já estou pegando o jeito. O ‘Amor & Sexo’ está me dando a oportunidade de mostrar o meu trabalho e de aprender muito”. 

Na nova safra, temas como masculinidade, corpo, família, feminismo e discussão de gênero permeiam os papos e discussões de famosos e anônimos, de uma forma séria, sem ser sisuda. Tudo embalado com coreografias incríveis e musicais de tirar o fôlego. 

“Essa temporada vem debatendo tudo o que está sendo falado nas ruas e nas redes sociais. Tentamos abordar todos esses temas e explicar ao máximo, com afeto, amor, empatia e representatividade”, explica Antônio Amâncio, redator final do programa. A diretora geral Daniela Gleiser complementa: “buscamos nunca perder a leveza, o humor e a diversão. Sem regras, o que a gente quer é abrir espaço para debater o que acontece no Brasil e no mundo”. 

‘Amor & Sexo’ é um programa de Antônio Amâncio, com redação final de Antônio Amâncio e Fernanda Lima, e direção geral de Daniela Gleiser. 


Deixe o seu comentário