O Planeta TV

"Não quero ser autora da novela das 21h, quero ser feliz", desabafa profissional

Entrevista de Maria Adelaide Amaral será exibida hoje no Donos da História, do canal Viva.

por Redação, em 11/06/2017

Foto: Reprodução/Canal VIVA

Maria Adelaide Amaral não pretende mais escrever novelas para serem exibidas na faixa das 21h. A dramaturga enfrentou problemas com A Lei do Amor, que sofreu diversas intervenções para driblar os baixos índices de audiência. O folhetim saiu de cena com 27,2 pontos de média, a segunda pior média do horário, à frente apenas de Babilônia [25,4].

"Não quero ser autora da novela das 21h, quero ser feliz. Não quero esse patamar. Prefiro ser feliz, me divertir. A essa altura da vida, não tenho que mostrar mais nada para ninguém", confessou ao “Donos da História”, do canal Viva. A entrevista será exibida neste domingo (11), às 18h30.



Publicidade

Comentários (10) Postar Comentário

Thiago comentou:

Maria Adelaide Amaral poderia voltar a escrever novelas das 18hrs. Anjo Mau foi uma ótima novela escrita por ela nesse horário, fez muito sucesso na época, e até hoje é lembrada pelo público. Torço para o retorno dela em breve à essa faixa!


Televisivo respondeu:

O maior sucesso do Vale a Pena Ver de Novo, dos anos 2000. 27 pontos de média geral, em pleno horário da tarde. Foi realmente uma novela belíssima.


Lucas comentou:

Ela não deveria ter voltado a escrever novelas, apesar de fazer com muita excelência. A Lei do Amor era uma boa novela, talvez não pras 21h, um horário que requer outros elementos. Mas se o Walcyr e a Elizabeth Jhin são os senhores das 18h, Maria Adelaide Amaral é uma autora consagrada e com verdadeiras obras de peso na nossa teledramaturgia, vide: Queridos Amigos, A Casa das Sete Mulheres, JK, Um Só Coração, Dercy de Verdade, Dalva & Herivelto.

BE comentou:

Já sabia ela nem queria aceitar escrever para as 21hrs foi convencida pelo Vincent Villari que queria muito, só aceitou porque ela iria escrever junto com ele, A lei do Amor foi decepcionante, cheia de furos, estórias inverossímeis, nonsense e não foi uma boa novela, foi tenebrosa. Faz bem voltar para o horário das sete ou ir para o horário das onze. Ela é uma grande autora não precisa se arriscar naquilo que não é "sua praia".

Vinicius comentou:

Ela caiu na armadilha de ter ido na onda de Silvio de Abreu que queria uma trama totalmente oposta a de Velho Chico. Clássica demais. Talento para ter feito uma trama bem melhor ela tinha, aliás, a espinha dorsal da família corrupta com a matriarca assassina com certeza teria sido desenvolvida de forma bem menos engessada se não houvesse a pressão de Silvio de Abreu.


BE respondeu:

A lei do Amor foi muito mal escrita, a confusão dos personagens da segunda fase, depois o excesso de personagens sem função alguma, o Sílvio de Abreu ainda mandou cortar a parte política da novela, ele mudou o perfil dos personagens, a Letícia que apelidaram de Chatícia mudou d uma hora pra hora, algo que já havia acontecido em outras novelas rejeitadas como Babilônia e Torre de Babel, não desistiram da novela e apostaram na virada da vilã Magnólia, quando a audiência subiu já estava próximo ao fim, senão fosse a vilã Magnólia teria tido uma audiência menor que Babilônia, mesmo assim não escapou e saiu de cena com a medalha de prata de pior audiência do horário.


Televisivo comentou:

Maria Adelaide Amaral, realmente não tem mais o que provar para ninguém. Excelente escritora, competentíssima. As melhores minisséries da Globo, quem escreveu foi ela, trabalho de pesquisa e excelência na escrita.
Suas novelas também foram muito bem conduzidas: "Anjo Mau-97", "Ti Ti Ti-2010" e "Sangue Bom". Para o horário nobre, ela nunca quis escrever, e sempre falou isso, não é a praia dela.
Ela deve ter sofrido uma pressão do cacete, "A Lei do Amor", deve ser um pesadelo na carreira dela e o Silvio de Abreu deve ter infernizado a vida dela nesse período, desconstruiu a novela inteirinha. Realmente quem salvou aquilo, foi a Magnólia.

Original comentou:

Falta humildade para reconhecer que A Lei do Amor foi uma verdadeira bosta, a começar pela escalação equivocada da direção artística de Denise Saraceni. Mas quando a novela estava indo muito bem, resolveram deixar muito clássica e romântica demais. Enfim, a novela foi horrível e hoje Gloreta está dando um SHOW no horário nobre e colocando a equipe de A Lei do Amor no bolso!


BE respondeu:

Mas ela disse no Donas da História ontem no VIVA que a novela não foi bem, que é o carro chefe da casa, que tem que dar certo, que pode ir bem em várias praças mas senão for bem em São Paulo é complicado que é a mais importante, ela assumiu sim, assista ao Donos da História essa é só uma parte da entrevista, só dela não querer escrever mais novela das nove mostra que ela não gostou da experiência, ela nem queria aceitar, quem queria muito era o Vincent Villari ela só aceitou porque ela iria escrever com ela e o Sílvio de Abreu a convenceu, ela vai voltar para o horário das sete, para as seis acho pouco provável porque ela já teve uma novela descartada em 2002, Dança da Vida a novela foi cancelada por causa do seu teor político, Carolina Dieckmann foi escolhida para ser a protagonista, no lugar foi trocada por Coração de Estudante que foi um sucesso após a entrada de Carlos Lombardi



Original respondeu:

BE eu assisti antes do meu comentário! Quando falo que falta humildade para reconhecer que A Lei do Amor foi uma verdadeira bosta faço referência ao trecho " A essa altura da vida, não tenho que mostrar mais nada para ninguém". Enfim, nesse mundo dos autores tenha certeza, a vaidade corroe.



BE respondeu:

Mais ela não disse isso se achando, ela disse que a essa altura não precisa provar nada pra ninguém e ainda completou dizendo, espero. Claro que ela não vai assumir que a novela foi um fracasso, você acha que o Gilberto ou o Ricardo Linhares que vai ao ar na próxima semana vão assumir que Babilônia não foi uma boa novela? Eles botaram toda a culpa na rejeição no beijo lésbico do primeiro capítulo, se fosse só isso né, o problema é que a estória em si não foi boa, teve outras polêmicas. Eu li uma entrevista da Glória Perez ela não assume que Salve Jorge foi um fracasso, ela diz que foi a primeira novela com uma protagonista favelada e prostituta, disse que as classes A e B rejeitaram a novela, só que sabemos não foi bem assim, foi cheia de polêmicas, a direção até sugeriu que a Glória mudasse o nome ela não quis, o Manoel Carlos quando foi avisado que 1 milhão de teslespectadores deixaram de assistir o horário por sua novela (Em Familia) ela simplismente disse eu lamento, eles não vão assumir eu gostei do que a Maria Adelaide falou, o Gilberto não falou de Babilônia, o Aguinaldo não falou de Suave Veneno, o Benedito não falou do fracasso que foi Esperança e muito menos que o Walcyr entrou no meio da novela para assumir. Ela falou, deu a cara a tapa, todo mundo entendeu que ela disse que a novela não foi bem, ela disse, não conseguimos, não conseguimos, não conseguimos, conseguimos, conseguimos, conseguimos, ela disse esse conseguimos porque conseguiram finalizar a novela, disse que tem que matar um leão por dia, não faltou humildade ela até agora foi a única que falou de sua novela que não foi bem, nas entrelinhas, claro que ela não falou, olha eu escrevi mas foi um fracasso, não deu certo, até porque se ela disse iriam cortar na edição, mas todo mundo que assistiu entendeu o recado. Ela não foi feliz nesse trabalho, não deu certo, bola pra frente.


Geraldo comentou:

O problema que vejo nas novelas e minisséries da Globo é que parece que estamos assistindo eternos remakes: os autores tendo que seguir roteiros: O "subúrbio" e a "zona sul"; "chefões de crimes organizados", "nudes" e "conflitos de sexualidade" e, este roteiro chegando até a novela das 6, quando a grande atriz Laura Cardoso teve seu papel de "chefona". É triste esta constatação com grandes nomes "de peso" na Teledramaturgia!!!

BE comentou:

Outra coisa que eu soube é que a Maria Adelaide brigou com o Silvio de Abreu por discordar de muitas coisas propostas pelo Sílvio para aumentar audiência e frear a rejeição de A lei do Amor, ela mudou porque foi obrigada e pressionada, dizem que a relação dos dois desandou e Maria Adelaide não volta a escrever mais para as 21hrs.

ANDERSON comentou:

GENTE ELA NAO PODE MAIS ESCREVER NOVELA PRAS 21H, MAS EU ACHO QUE O VICENTE VILLARI VAI FAZER UMA EM 2020, NO HORARIO DAS 21H...

ANDERSON comentou:

VOCES FAZEM MUITO E RECLAMAR QUE FICAO COMENTANDO DIZENDO QUE A NOVELA ERA CHATA , A LEI DO AMOR FOI LEGAL SIM, EU DUVIDO SE VCS TENHAM COMPETENCIA PRA ESCREVER UMA NOVELA BOA

Veja também

Publicidade