Nesta quinta, Dona Lia fala sobre abertura do Memorial do Cuscuz em Ingá, na Paraíba.
Além de novos desafios, a fase "Na pressão" traz ensinamentos preciosos sobre gastronomia regional para os competidores de ‘Mestre do Sabor’. Para transmiti-los, o programa recebe, a partir de amanhã, dia 7, produtores e cozinheiros de diferentes estados brasileiros.
A primeira delas é Dona Lia, de 63 anos, que garante o sustento da família cozinhando pratos feitos de milho. Vinda de uma família de agricultores, a moradora de Ingá, na Paraíba, aprendeu com a avó a fazer cuscuz e tapioca, suas receitas mais famosas. Em 2015, ela montou no quintal de casa o Memorial do Cuscuz, onde também serve pratos como canjiquinha, angu e galinha de capoeira. No palco do programa, ela divide sua trajetória com os participantes e anuncia os elementos de uma das provas do dia.
A atual fase do reality tem duas etapas. Na primeira, ‘Menu confiança’, o formato é time contra time: os três grupos cozinham um menu completo sob a orientação dos mestres José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão. Claude Troisgros degusta os cardápios às cegas e elege o melhor dentre os três. Na ‘Batalha dos Cucas’, os chefs dos times que não levarem o voto de Claude cozinham individualmente e voltam a ser avaliados pelos mestres.
Confira como estão os times no momento:
Mestre José Avillez: Djalma Victor, Gustavo Young, Gabriel Coelho, Lui Veronese, Ana Bueno, Rafael Lorenti, Janete Borges e Thiago das Chagas.
Mestre Kátia Barbosa: Lili Almeida, Seichele Barboza, Carol Albuquerque, Lira Müller, Felipe Oliveira, Amanda Grezzana, Marcelo Cotrim e Fernando Vaz.
Mestre Leo Paixão: André Barros, Diego Gimenez, Dudu Poerner, Viviane Almeida, Ricardo Caldas e Raissa Ribeiro.
"Mestre do Sabor" é um formato original Globo, com direção artística de LP Simonetti e direção geral de Aida Silva. O reality gastronômico vai ao ar às quintas-feiras, logo após ‘A Dona do Pedaço’.