O Planeta TV

"Na minha novela ele não põe a mão", diz Ruy Barbosa sobre Sílvio de Abreu

"Eu me dou bem com todos os autores, só não me dou bem com o Silvio de Abreu", revela o autor de Velho Chico.

por Redação, em 06/09/2016

Foto: Divulgação

Aos 85 anos, Benedito Ruy Barbosa continua combativo e defensor do seu estilo. O autor de Velho Chico foi até Carlos Henrique Schroder, atual diretor-geral da Globo, queixar-se de Sílvio de Abreu, diretor de Dramaturgia Diária da emissora.

“Pedi ao Schroder, de quem sou amigo e aprendi a admirar, para que não deixasse, de forma alguma, o Silvio de Abreu ter qualquer ingerência na novela. Eu faria a novela das 21h com a minha filha, Edmara, e o meu neto, Bruno, porque não estou mais em condições de ficar 12 horas, 14 horas no computador em função do AVC que tive. Já estou recuperado, mas ainda preciso me cuidar. O acordo foi: quem vai palpitar na novela serei eu, na qualidade de supervisor, o Luiz Fernando (Carvalho), na qualidade de diretor, o Bruno e a Edmara. E isso foi respeitado totalmente.”, disse o autor, em entrevista ao jornalista Maurício Stycer, no Portal UOL. 

Sobre os "palpites" em sua obra, Benedito foi direto: "Em nenhum momento, jamais, em tempo algum, a Globo deu qualquer palpite. Tentaram palpitar, mas eu cortei e pronto. Não deixei. Tenho 50 anos de televisão e aprendi. A pessoa dá palpite e, se der certo, foi ela que deu; se der errado, a culpa é sua. Aprendi isso no tempo do Cassiano Gabus Mendes, no tempo do Boni. Trabalhei com todo mundo, em todas as emissoras. Eu jantei com o Schroder, em São Paulo, e discutimos muito a novela. E almocei três ou quatro vezes, na Globo, em São Paulo, com ele. E nunca, jamais, ele falou: “Olha, muda isso, muda aquilo.” Mesmo mexendo com política, que a gente fala coisas pesadas, até".

Remanejada para o horário das 21h, Velho Chico sempre foi preparada para o horário, segundo Ruy Barbosa. "Eu fiz a sinopse e entreguei dois anos atrás. A Globo aprovou. Na época não tinha ainda o Silvio de Abreu como diretor de Teledramaturgia. Na ocasião, decidiram que a novela seria para o horário das 21h, para a gente ficar mais solto, política e socialmente falando. Houve gente palpitando lá dentro que seria melhor a Globo colocar às 18h. Mas sempre pretendi que fosse uma novela das 21h, disse o autor, ressaltando que sua preocupação é sempre "transformar a novela num produto que seja mais útil à população. Que tenha alguma coisa para a pessoa aprender, discutir, enfim."

A complicada relação de Benedito e Sílvio nasceu quando uma sinopse sua foi rejeitada: "Eu me dou bem com todos os autores, só não me dou bem com o Silvio de Abreu. Jamais o tratei mal, ele também nunca me tratou mal. Mas eu não vejo nele condições para ler uma sinopse e decidir se a novela vai ou não para o ar. Minha encrenca com ele começou com uma novela chamada “E Se Ele Voltar”.  Segundo Benedito, Schroder aprovou a sinopse, mas Silvio vetou: "Eu quis saber por quê? “Ah, porque você mexe com nazismo''. Li uma nota no “Estado de S. Paulo” dizendo que ele falou isso. Aí eu falei: “Ele não leu a sinopse”. Não falo em nazismo, não levanto em momento algum questões sobre o nazismo, apenas falo do Mengele, digo que ele é um cientista que se utilizou dos campos de concentração para fazer experiências com seres humanos e veio morrer no Brasil. Eu posso tirar o Mengele da história. O importante é achar a caixa, com o Santo Sudário lá dentro. Aí eu falei: esse cara não pode ler sinopses. Não entendeu a sinopse.".

A partir de então, surge uma condição para a realização de Velho Chico. "Eu falei para o Schroder: “Lamento muito. Não tenho nada contra o Silvio de Abreu, é um autor reconhecido na Globo, mas eu não quero que ele leia sinopse minha. E não quero que ele palpite na minha novela. Não quero que ele leia e que ele ponha a mão na novela.” E o Schroder, que já conhecia a história todinha, concordou plenamente. E avisou o Silvio de Abreu: “Na novela do Benedito não mexa. Nem música, nem texto, nem nada''. O Schroder foi muito leal comigo.", contou o autor.

Com estética ousada e texto profundo, Velho Chico se aproxima do fim e já elevou a audiência da Globo na comparação com a antecessora, A Regra do Jogo.


Deixe o seu comentário