
Aos 85 anos, Benedito Ruy Barbosa continua combativo e defensor do seu estilo. O autor de Velho Chico foi até Carlos Henrique Schroder, atual diretor-geral da Globo, queixar-se de Sílvio de Abreu, diretor de Dramaturgia Diária da emissora.
“Pedi ao Schroder, de quem sou amigo e aprendi a admirar, para que não deixasse, de forma alguma, o Silvio de Abreu ter qualquer ingerência na novela. Eu faria a novela das 21h com a minha filha, Edmara, e o meu neto, Bruno, porque não estou mais em condições de ficar 12 horas, 14 horas no computador em função do AVC que tive. Já estou recuperado, mas ainda preciso me cuidar. O acordo foi: quem vai palpitar na novela serei eu, na qualidade de supervisor, o Luiz Fernando (Carvalho), na qualidade de diretor, o Bruno e a Edmara. E isso foi respeitado totalmente.”, disse o autor, em entrevista ao jornalista Maurício Stycer, no Portal UOL.
Sobre os "palpites" em sua obra, Benedito foi direto: "Em nenhum momento, jamais, em tempo algum, a Globo deu qualquer palpite. Tentaram palpitar, mas eu cortei e pronto. Não deixei. Tenho 50 anos de televisão e aprendi. A pessoa dá palpite e, se der certo, foi ela que deu; se der errado, a culpa é sua. Aprendi isso no tempo do Cassiano Gabus Mendes, no tempo do Boni. Trabalhei com todo mundo, em todas as emissoras. Eu jantei com o Schroder, em São Paulo, e discutimos muito a novela. E almocei três ou quatro vezes, na Globo, em São Paulo, com ele. E nunca, jamais, ele falou: “Olha, muda isso, muda aquilo.” Mesmo mexendo com política, que a gente fala coisas pesadas, até".
Remanejada para o horário das 21h, Velho Chico sempre foi preparada para o horário, segundo Ruy Barbosa. "Eu fiz a sinopse e entreguei dois anos atrás. A Globo aprovou. Na época não tinha ainda o Silvio de Abreu como diretor de Teledramaturgia. Na ocasião, decidiram que a novela seria para o horário das 21h, para a gente ficar mais solto, política e socialmente falando. Houve gente palpitando lá dentro que seria melhor a Globo colocar às 18h. Mas sempre pretendi que fosse uma novela das 21h, disse o autor, ressaltando que sua preocupação é sempre "transformar a novela num produto que seja mais útil à população. Que tenha alguma coisa para a pessoa aprender, discutir, enfim."
A complicada relação de Benedito e Sílvio nasceu quando uma sinopse sua foi rejeitada: "Eu me dou bem com todos os autores, só não me dou bem com o Silvio de Abreu. Jamais o tratei mal, ele também nunca me tratou mal. Mas eu não vejo nele condições para ler uma sinopse e decidir se a novela vai ou não para o ar. Minha encrenca com ele começou com uma novela chamada “E Se Ele Voltar”. Segundo Benedito, Schroder aprovou a sinopse, mas Silvio vetou: "Eu quis saber por quê? “Ah, porque você mexe com nazismo''. Li uma nota no “Estado de S. Paulo” dizendo que ele falou isso. Aí eu falei: “Ele não leu a sinopse”. Não falo em nazismo, não levanto em momento algum questões sobre o nazismo, apenas falo do Mengele, digo que ele é um cientista que se utilizou dos campos de concentração para fazer experiências com seres humanos e veio morrer no Brasil. Eu posso tirar o Mengele da história. O importante é achar a caixa, com o Santo Sudário lá dentro. Aí eu falei: esse cara não pode ler sinopses. Não entendeu a sinopse.".
A partir de então, surge uma condição para a realização de Velho Chico. "Eu falei para o Schroder: “Lamento muito. Não tenho nada contra o Silvio de Abreu, é um autor reconhecido na Globo, mas eu não quero que ele leia sinopse minha. E não quero que ele palpite na minha novela. Não quero que ele leia e que ele ponha a mão na novela.” E o Schroder, que já conhecia a história todinha, concordou plenamente. E avisou o Silvio de Abreu: “Na novela do Benedito não mexa. Nem música, nem texto, nem nada''. O Schroder foi muito leal comigo.", contou o autor.
Com estética ousada e texto profundo, Velho Chico se aproxima do fim e já elevou a audiência da Globo na comparação com a antecessora, A Regra do Jogo.
Comentários (12) Postar Comentário
E deu no que deu, mais este fracasso.
Não fosse o bom momento com Totalmente Demais e Eta mundo bom,
a novela nao teria superado as anteriores.
Empate tecnico ...nao foi nada de mais em termos de audiencia.....
grande bosta de novela de uma gande bosta de autor atual. Nem se compara a suas obras anteriores...
Particularmente não gosto de "Velho Chico", mais pelo estilo de direção e caracterização do que a própria estória, a linguagem adotada foge aos padrões do público no horário. A audiência não é boa para os parâmetros que a Globo atinge sempre. A última boa novela do horário foi "Império".
É o melhor autor para os repórteres.
VELHO CHICO cumpriu seu papel. Levantou o horário, caído que estava com os dois últimos fracassos. Se não é um mega sucesso, pelo menos não faz feio. Tem bom texto, bons atores, boa direção e ... ufa! Não é ambientada no Rio de Janeiro.
não creio que foi por causa de outras novelas que Velho chico deu certo, creio na competençia dos autores e no momento que precisava de uma história mais leve e diferente.
Esse recado é para o autor da novela velho chico, mesmo sabendo que o final já foi escrito queria dizer que teria que ser diferente, porque o povo já ta cansado de ver o mal vencer o bem que os corrúpitos estão tirando vantagem dos mais pobres ,porq matar o Martim , nós esperávamos que ele ia acabar com o coronelismo libertar e trazer alegria para aquela casa da fasenda promovendo a paz entre as famílias. Porque matar um Bento da vida que só quer defender os mais fracos daquela cidade que sofre com ação dos poderosos, eu acho q tem que começar mudar o rumo dessas historias que retrata a vida real do nosso povo , e não ensentivar mais e mais aganacia deles ,francamente não esperávamos que o final fosse assim. eo deputado será que vai ser como na vida real tambem? acho que o povo merece que esse enredo seja diferente dessa bandalheira que estamos vivendo.
Se tu velho nojento não sabe o que é uma hierarquia então, tu não serve pra empresa.
"Nunca tive uma sinopse recusada" e isso te faz melhor em que? Nunca trouxe um em Emmy pra Globo, o último sucesso foi lá em 99 e logo o recorde foi superado em 04 e depois disso só besteira,remakes até que foram bem na audiência mas velho Chico tá longe de ser um sucesso de críticas e de público e agora quer desmerecer o trabalho do Sílvio . Ah pfv,! Melhore querido! ,querido,o mundo evoluiu, o Brasill mudou muito desse da época que tu começou
Reergueu, parece que de 27 de ARDJ , Velho subiu pra 35. Gente, nem chega a 1 ponto. Me poupe