O Planeta TV

Música é protagonista em "Pantanal"

Almir e Gabriel Sater, Chico Teixeira, Guito, entre outras participações, estarão presentes nas rodas de viola.

por Redação, em 24/03/2022

Música é protagonista em "Pantanal"

Basta olhar o elenco da nova versão de ‘Pantanal’ para entender que a música tem lugar de destaque. Almir e Gabriel Sater, Chico Teixeira, Guito, entre outras participações, estarão presentes nas rodas de viola que fazem parte da obra em momentos diversos da trama. E o público que teve a oportunidade de assistir à primeira versão há mais de 30 anos, e guarda em sua memória os acordes das músicas tocadas na época, pode aquietar o coração, pois “Pantanal”, música que marcou um país inteiro nos anos 1990, está garantida.

Composta por Marcus Viana, a música 'Pantanal' é um sucesso até hoje e pode-se dizer que foi responsável por boa parte da emoção gerada no público ao assistir às primeiras imagens da novela, durante as chamadas na programação da TV Globo. Para a trilha de abertura da nova versão de ‘Pantanal’, a música de Marcus foi regravada por Maria Bethânia e Almir Sater.

"É a canção de abertura de uma novela inesquecível e que terá uma releitura deslumbrante, de uma música muito inspirada, muito bonita, do fundo do coração do Brasil. É uma gravação que me comoveu, porque voltei a cantar com a viola do Almir Sater, isso é muito importante para mim, ele é um dos maiores músicos do Brasil, um grande compositor. É uma honra esse convite, fiquei bastante contente de fazer uma música poderosa, forte", revela Bethânia.

Almir Sater está feliz em fazer parte dessa regravação, junto com Bethânia, na qual ele participa tocando uma viola caipira. “Faço um solo de viola, participando como músico. Uma honra enorme. Eu gostei muito de gravar “Pantanal” com Bethânia. Eu, Bethânia e ‘Pantanal’ temos uma relação antiga. Quando eu fiz a música “Tocando em frente” para entrar como um dos temas da novela, 30 anos atrás, ela me ligou perguntando se eu tinha alguma música nova. Falei sobre essa e ela pediu que eu cantasse por telefone. Cantei e na mesma hora ela disse que a música era dela. E assim foi. Ela gravou bonito, foi um dos temas de ‘Pantanal’ naquela época. Agora participarmos juntos dessa regravação fechando nosso ciclo ‘Pantanal’. Fiquei feliz, a gravação ficou muito bonita”, conta o músico.     

Almir Sater tem ainda outras músicas da trilha sonora de 'Pantanal', como a inédita “Peabiru”, que será tema de José Lucas de Nada, personagem de Irandhir Santos na segunda fase da novela. 'Chalana', de Mário Zan e Arlindo Pinto, que ficou ainda mais conhecida na voz de Renato Teixeira, estará na novela em uma regravação de Roberta Miranda. E 'Boiada', que será tema de Joventino (Irandhir Santos) e José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira). 

Filho de Almir, o músico e ator Gabriel Sater, também terá lugar na trilha da nova versão da trama, com a regravação de 'Amor de Índio', tema dos personagens Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuíta Barbosa). A regravação ainda teve participação especial do maestro João Carlos Martins no piano.

“É a realização de um sonho, em momento algum eu pensei que isso seria possível, pois sabia da extrema concorrência de um mundo de pessoas interessadas em colocar a música nesta trilha sonora. Fazer parte do elenco e de um núcleo musical já é algo importantíssimo para mim, achei que só teria condições de tocar em cena. A melhor definição é que estou vivendo um sonho e estou imensamente agradecido pela confiança. E ainda mais gravando com minha referência e mestre, o maestro João Carlos Martins. É a primeira gravação oficial que fazemos juntos. Foi uma união de forças divinas que tornou isso possível nesse momento tão especial da minha vida. Vivendo o personagem Trindade e tendo uma música na trilha de uma novela tão importante como essa”, celebra Gabriel Sater.

Tendo o Pantanal como um dos protagonistas para esta saga familiar, é claro que o sertanejo estará presente diariamente na telinha, mas não será o único gênero musical da novela. Há também Iggy Pop, com 'The Passenger', para Jove; Alceu Valença, com a música 'Dois Animais', para Juma e José Lucas de Nada (Irandhir Santos); Belchior com 'Comentário a respeito de John' e “Vaqueiro de Profissão”, de Jair Rodrigues, para José Leôncio (Renato Góes/ Marcos Palmeira); além de músicas novas, de gêneros variados, e uma trilha instrumental totalmente original. 

"Haverá muitas novidades na trilha, além das releituras. Temos um universo novo, um Pantanal novo, com imagens proporcionadas pelas novas tecnologias. É um panorama bem distinto daquela época da primeira versão. Tanto em relação à filmagem quanto à música também", explica o produtor musical Rodolpho Rebuzzi. Sobre a trilha instrumental da novela, o produtor musical Rafael Luperi, irmão do autor Bruno Luperi, destaca: “as cenas que assistimos na sonorização estão espetaculares. São imagens deslumbrantes! É um trabalho muito grande, e o que eu sinto da equipe é que todos estão muito gratos por terem sido escolhidos para esse projeto. Fazer parte dessa história é uma responsabilidade gigantesca e um prazer enorme. Todo mundo vestindo a camisa, trabalhando e dando tudo o que pode para entregar uma novela que emocione as pessoas. Teremos surpresas bacanas”.

"Pantanal" é escrita por Bruno Luperi, baseada na novela original escrita por Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Rogério Gomes, direção de Walter Carvalho, Davi Alves, Beta Richard, Cristiano Marques e Noa Bressane. A produção é de Luciana Monteiro e Andrea Kelly, e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.


Deixe o seu comentário