O Planeta TV

Ministério da Justiça altera classificação indicativa de "Cheias de Charme"

A trama das Empreguetes está em cartaz nas tardes da Globo desde o dia 11 de março.

por Redação, em 16/04/2024

As Empreguetes. Foto: Matheus Cabral/TV Globo

A edição especial da reprise de "Cheias de Charme" foi reclassificada pelo Ministério da Justiça (MJ) como não recomendada para menores de 12 anos por apresentar violência, conteúdo sexual e drogas lícitas. A trama está em cartaz nas tardes da Globo desde o dia 11 de março. 

Confira à íntegra do texto do Despacho publicado no Diário Oficial da União:

"Tendo em vista a abertura de procedimento de revisão da classificação indicativa da obra "Cheias de Charme", com fulcro no art. 62 da Portaria MJSP n°502 de 23 e § 1º do mesmo dispositivo, faz-se a seguintes considerações:

a) Foi encontrada a existência de conteúdos inconsistentes com a classificação outrora atribuída, tais como: ato violento (12), consumo de droga lícita (12), insinuação sexual (12) exposição de pessoa em situação constrangedora ou degradante (12 anos), estigma ou preconceito (14) e morte intencional (14);

b) O estigma ou preconceito, apesar de atenuado por contraponto, é agravado por frequência ou relevância, de maneira que seu impacto não deve ser desconsiderado, tampouco minimizado.

c) A análise técnica identificou conteúdos díspares em relação à classificação indicativa de "não recomendado para menores de 10 (dez) anos", conforme explicitado na "NOTA TÉCNICA Nº 2/2024/TV/SECIND/DCIND/CPCIND/SENAJUS/MJ".

Desta forma, determina-se a alteração da classificação indicativa atribuída à obra para "não recomendado para menores de 12 (doze) anos", por apresentar violência, conteúdo sexual e drogas lícitas.

A decisão é válida para a obra completa e para as derivadas que porventura estejam em exibição.

A nova classificação etária, com os devidos descritores de conteúdo, deve ser utilizada em qualquer plataforma ou canal de exibição de conteúdo classificável em até 5 (cinco) dias corridos."

Há pouco mais de um mês no ar, "Cheias de Charme" garante uma audiência média de 11 pontos à Globo, índice semelhante ao início de suas antecessoras. A reapresentação do folhetim deve ficar em cartaz até setembro. 


Deixe o seu comentário