O Planeta TV

Mestre do Sabor: Rafael Lorenti e Thiago das Chagas deixam a competição

O programa é um formato original Globo, com direção artística de LP Simonetti e direção geral de Aida Silva.

por Redação, em 19/11/2019

Foto: Divulgação/TV Globo

Confira o que os chefs falaram sobre a participação no ‘Mestre do Sabor’

O terceiro dia da fase ‘Na pressão’ deu a primeira vitória ao time de Leo Paixão, na prova em que todos os grupos deviam cozinhar utilizando especiarias da caatinga. Já na prova individual e eliminatória, a lei era o escambo: o mercado estava fechado e os participantes tinham apenas quiabo, abóbora e milho como ingredientes. Para complementá-los e preparar as receitas, eles precisavam trocar os itens por outros que estavam sob a guarda de Roney Almeida, especialista e mediador convidado do escambo. Djalma Victor e Felipe Oliveira foram eleitos os melhores no desafio, enquanto Rafael Lorenti e Thiago das Chagas acabaram deixando o reality. Saiba mais sobre a experiência dos dois chefs eliminados no episódio:

O que significou participar do ‘Mestre do Sabor’?

Rafael Lorenti: Uma enorme experiência. Estou muito feliz de ter sido escolhido entre diversos profissionais, um melhor que o outro. Não tenho palavras para descrever!

Thiago das Chagas: Para mim também foi uma experiência para a vida e o reconhecimento daquilo que há anos fazemos e falamos. Foi a oportunidade de mostrar para o Brasil um pouco da representatividade de Pernambuco na gastronomia. Gratidão imensa.

Por coincidência, vocês dois eram do time de José Avillez. O que podem comentar sobre o grupo?

Rafael: O relacionamento com todos os integrantes foi ótimo. É uma competição, com todos querendo dar ideias e fazer o melhor, mas isso agrega muito para quem sabe valorizar esses pequenos detalhes de trocas de informações. Foi muito bom ter conhecido todos, cada um com uma experiência diferente. E que experiências, principalmente na nossa área! O chef José Avillez foi perfeito, sempre dando os toques certeiros, visando o detalhe, o equilíbrio de sabor. Ouro!

Thiago: Todos, cada um com sua verdade, são incríveis. Vários, apesar de rápido contato, levaremos para sempre. E o Avillez, sem palavras. Ele é a inspiração para todos que valorizam e trabalham pela excelência na cozinha.

Qual foi o maior aprendizado no reality?

Rafael: Gastronomia brasileira. A minha formação de cozinha e o que eu faço no meu dia a dia é totalmente diferente. Minha referência é italiana, seja pela família, seja pelo meu restaurante. Arriscava misturar alguns outros ingredientes, mas como fico "preso" ao conceito que quero mostrar no meu restaurante, conhecer produtos e ingredientes que são raros dentro da minha cozinha de todos os dias não tem preço. Foi muito bom.

Thiago: Meu aprendizado foi sobre a vida, o quanto ela é efêmera e não somos nada.

O que vocês levam do ‘Mestre do Sabor’?

Rafael: Eu estou levando uma bagagem de informação, de ingredientes, de ideias e de pessoas sem igual. Tive mais contato com a gastronomia do Brasil, que era algo em que eu queria muito me aprofundar. Cheguei ao programa querendo conhecer e trabalhar mais com essa infinidade de produtos que o Brasil tem.

Thiago: Levo o aprimoramento técnico e estético do que viria a ser uma nova cozinha genuinamente brasileira, que ainda está sendo descoberta, mas que já mostra sua cara.

E agora, quais são os planos?

Rafael: Quero estudar bastante e viajar pelo Brasil para ver de perto essas culturas e alimentos com que tive mais contato. Também penso em entrar em outros projetos e, daqui a alguns anos, montar algo pequenininho, sem cardápio fixo, sem ter um conceito a seguir, para fazer uma gastronomia boa e juntar tudo de melhor que eu ainda tenho a aprender.

Thiago: Meus planos são profundar cada vez mais os estudos acerca da identidade de uma cozinha genuinamente brasileira e nordestina. Quero estudar cada vez mais sua verdadeira face, estética e técnicas. É um caminho longo, mas que nos move diariamente.

‘Mestre do Sabor’ é um formato original Globo, com direção artística de LP Simonetti e direção geral de Aida Silva. O reality gastronômico vai ao ar às quintas-feiras, logo após ‘A Dona do Pedaço’.



Publicidade

Comentários (1) Postar Comentário

Paulo comentou:

Não seria Mestre do Sabor?

Veja também

Publicidade