O Planeta TV

Marieta Severo conta suas recordações do trabalho em "Laços de Família"

A obra está em cartaz no "Vale a Pena Ver de Novo".

por Redação, em 24/09/2020

Foto: Jorge Baumann/TV Globo

"Laços de Família" é um dos trabalhos mais marcantes da carreira de Marieta Severo na TV. Na pele da sofisticada, irônica e manipuladora Alma, ela toma conta das cenas em que aparece na trama de Manoel Carlos. Vinte anos após a exibição original, a atriz ainda recorda detalhes do período em que gravou a novela e das relações que construiu nos bastidores. Na entrevista abaixo, Marieta relembra o trabalho, as recordações do dia a dia de gravações, a sintonia com o elenco e a complexidade de sua personagem.

Exibida no "Vale a Pena Ver de Novo", "Laços de Família" é escrita por Manoel Carlos, com direção geral e de núcleo de Ricardo Waddington.

Entrevista com Marieta Severo

Quais sentimentos a volta de 'Laços de Família' no 'Vale a Pena Ver de Novo' desperta em você?

Essa reprise me puxou um fio de memórias muito prazerosas. As lembranças são de muitas farras nas gravações, existia uma troca com os atores muito boa. Um clima bom de gravação é fundamental, traz muito prazer e alimenta o trabalho.

Como foi atuar em uma trama escrita pelo Manoel Carlos? O que mais te atraiu no estilo das obras dele?

Na época, com 35 anos de carreira, nunca tinha atuado em uma obra do Maneco. Eu tinha uma admiração enorme por ele, uma vontade muito grande de fazer uma novela dele. Então, quando fui convidada não tive a menor dúvida. O texto do Maneco tem uma característica irresistível, através da simplicidade do cotidiano ele vai penetrando na complexidade da alma humana, das relações familiares e das relações entre as pessoas. E vai desvendando o ser humano para o público. E também tem a riqueza dos diálogos, um prato cheio para o trabalho do ator.

Quais cenas foram mais marcantes para você?

Eu lembro muito dos duelos com a Helena (Vera Fischer). Nós tínhamos cenas grandes e intensas juntas. E tenho muita lembrança de uma primeira cena de peso com a Ritinha (Juliana Paes), quando a Alma descobre a história dela com o marido, Danilo (Alexandre Borges). Eu tenho uma lembrança nítida da minha tensão, porque eu sabia que era a primeira cena com muito texto da Juliana e uma experiência determinante para ela. Então, eu precisava ampará-la, mas ao mesmo tempo deixá-la à vontade. Eu ainda me lembro do olhar dela naquele momento.

Foto: TV Globo/Jorge Baumann

Como era a relação e a troca com o elenco com quem você mais contracenava?

Engraçado como as situações da realidade ficam mais presentes na memória do que as da ficção para mim. A minha relação com o Reynaldo Gianecchini e com a Juliana Paes, já que era a estreia profissional deles, ficou muito fixada na minha lembrança. O clima das gravações, as cenas e as dificuldades. O quanto eu tinha de estar presente ali. A minha experiência tinha de servir a eles também. Eu gosto muito de contracenar com atores jovens, principalmente quando percebo que eles querem evoluir e ter uma relação honesta com a profissão, isso me dá uma enorme alegria. Já com o Alexandre Borges a troca fluiu naturalmente, era muito fácil fazer as cenas com ele.

Relembre um pouco a relação da Alma com o sobrinho Edu, de quem se sentia mãe, e com o marido Danilo.

A relação da Alma com o Edu eu acho que é digna de Nelson Rodrigues, porque ela é obcecada nele. E obstinada em protegê-lo. É um amor tóxico como dizemos agora, porque é um amor possessivo. Já com o Danilo é a juventude dele que a encanta, afinal já é o quarto marido dela.

Alma é forte, decidida e sofisticada. O que você lembra do processo de construção da personalidade dessa personagem?

A Alma gosta de impor as regras dela, tudo o que ela faz acha que é o correto e tem as próprias leis para a vida, acha que todos precisam seguir as leis que ela determina. Sente uma grande necessidade de manter o controle das situações. Mas ao mesmo tempo é uma personagem positiva e alegre, foi muito saborosa de interpretar. Sentia sempre um prazer e uma surpresa muito grande ao receber os textos.

Com informações da Comunicação Globo.


Deixe o seu comentário