A personagem tem sido criticada pelos telespectadores por ser uma protagonista que não movimenta a trama.
Bruno Luperi parece ter ouvido as críticas sobre a personagem Mariana, interpretada por Theresa Fonseca, que tem sido acusada de ser apática e sem ação em "Renascer". Nos próximos capítulos da novela das nove da Globo, a personagem ganhará ares de vilania. De forma ardilosa, ela insinuará que pode arrancar do pé do jequitibá-rei o facão que protege José Inocêncio (Marcos Palmeira), fará Sandra (Giullia Buscacio) se separar de João Pedro (Juan Paiva) e ainda forçará o marido a pedir o teste de DNA do bebê de Teca (Lívia Silva).
Assim como na primeira versão da novela, que foi ao ar em 1993, Mariana tem sido criticada pelos telespectadores por ser uma protagonista que não movimenta a trama. No entanto, em breve, ela mostrará seu lado mais sombrio e causará tumulto na vida de vários personagens.
Nos textos entregues ao elenco, Bruno Luperi já tem dado pistas das vilanias de Mariana. "Inácia [Edvana Carvalho] já não sabe do que Mariana seria capaz", escreveu o autor em uma cena onde a personagem sugere que Inocêncio pode morrer a qualquer momento.
Em uma cena posterior, Mariana levantará a suspeita de que o filho de Teca pode não ser de José Venâncio (Rodrigo Simas) e sugerirá um teste de DNA. "Os três se surpreendem pela fala tão despretensiosa de Mariana. Mas seria, assim, tão despretensiosa sua fala?", provocou Luperi.
Mariana exigirá que o marido expulse Teca da fazenda ao descobrirem que ela é sobrinha-neta de Maria Santa (Duda Santos). Mais adiante, ela repetirá o pedido sobre os amigos da garota que chegarem à fazenda.
Frustrada por não ter suas vontades atendidas por José Inocêncio, Mariana sairá de casa e pedirá abrigo na casa de João Pedro. Este fato abalará a relação de Sandra com João Pedro, pois os dois já estarão passando por momentos conturbados. Ferina, Mariana provocará Sandra, insinuando que o enteado ainda a ama e que ela vai ficar com ele, o que deixará a grávida passando mal.
Para piorar a situação, Mariana se aliará a Egídio (Vladimir Brichta) e irá morar com ele e Eliana (Sophie Charlotte). Inocêncio a procurará não só para retomar a relação, mas também para oferecer uma indenização pela separação, mesmo tendo assinado um acordo que não lhe dava direito a nada.
É nesse momento que Mariana se revelará completamente: ela exigirá as terras que pertenciam a seu avô Belarmino (Antonio Calloni). "Eu quero a fazenda de porteira fechada, que foi como José Inocêncio tomou de minha avó Nena [Quitéria Kelly]! E não vou achar ruim se João Pedro estiver do lado de dentro!", dirá ela, demonstrando sua determinação em ficar com o enteado a qualquer custo.
O último capítulo de "Renascer" está programado para ir ao ar no dia 6 de setembro. A próxima novela das nove, intitulada "Mania de Você", está sendo escrita por João Emanuel Carneiro.