O Planeta TV

Lima Duarte fala sobre os 31 anos de Pedra sobre Pedra: "As pessoas me paravam nas ruas"

Trama de Aguinaldo Silva está disponível no Globoplay

por Micael Constantino, em 09/01/2023

Lima Duarte fala sobre os 31 anos de Pedra sobre Pedra: "As pessoas me paravam nas ruas"

Há 31 anos, estreava na TV Globo a novela “Pedra Sobre Pedra”, de Aguinaldo Silva, e que marcou uma geração com os seus personagens inesquecíveis como o fotógrafo Jorge Tadeu (Fábio Jr.), a delegada Francisquinha (Arlete Salles), Sergio Cabeleira (Osmar Padro) e o casal Murilo Pontes (Lima Duarte) e Pilar Batista (Renata Sorrah), que viviam brigando pelo poder da cidade de Resplendor.

E para comemorar a data com muito estilo, o gshow conversou com o ator Lima Duarte e o papo rendeu. De imediato, relembrou as cenas entre os personagens Murilo Pontes e Pilar Batista.

“Foi um dos romances mais interessantes e quentes da televisão brasileira. Eles se odiavam e se amavam, ao mesmo tempo. Moviam céu e terra em prol desse amor. Eles foram um casal que não se vê mais nas novelas de hoje”, conta o ator.

Folhetim preferido

Com boas lembranças da novela, Lima acha que Pedra Sobre Pedra foi uma das melhores novelas de Aguinaldo Silva.

“Foi um prazer enorme ter feito essa novela. O casal foi um dos mais atraentes da TV. Era um sucesso, as pessoas me paravam nas ruas e comentavam sobre o personagem. A música (“Entre a Serpente e a Estrela”, na voz de Zé Ramalho) ficava perfeita para as cenas deles”, relembra o ator, que ainda fala sobre as gravações das cenas na Chapada Diamantina (BA).

“A beleza temida desse local trazia a força para as cenas de Murilo e Pilar. Não tinha como ser outra locação”.

A trama

O tema de abertura “Pedras Que Cantam” já dava o tom da trama. A novela misturava elementos naturais com a forma feminina, fazendo uso da computação gráfica para transportar o corpo da modelo Mônica Fraga em rochas e montanhas.

história de Pedra Sobre Pedra se passava na fictícia cidade de Resplendor. Murilo Pontes (Nelson Baskerville, na primeira fase) e Jerônimo Batista (Felipe Camargo) pertencem a famílias rivais e ambos são apaixonados por Pilar Batista (Claudia Scher, quando jovem), que é noiva de Murilo, porém, o abandona no altar por desconfiar que sua melhor amiga espera um filho dele.

Com o sentimento de vingança, ela se casa com Jerônimo e tem uma filha, Marina (Adriana Esteves). Sua amiga morre durante o parto da filha e Pilar assume a criação da menina Eliane (Carla Marins), o mesmo nome da mãe. Murilo se casa com Hilda (Eva Wilma) e tem um filho, Leonardo (Maurício Mattar).

No entanto, Murilo e Pilar não contavam com a paixão arrebatadora que uniu os seus filhos, Marina e Leonardo, mesmo sendo adversários na disputa pela prefeitura da cidade. Sabendo da rivalidade entre suas famílias, os dois resolvem viver em segredo a paixão que nutrem um pelo outro.

Com informações do Gshow, Portal de Entretenimento da TV Globo.


Deixe o seu comentário