O Planeta TV

Lilia Cabral celebra edição especial de "Fina Estampa"

"Estou curiosa para ver a reação do público atualmente", diz a atriz.

por Redação, em 22/03/2020

Foto: Divulgação/TV Globo

Oito anos após sua exibição, o público vai poder matar a saudade de Fina Estampa. A partir da próxima segunda-feira, 23/3, Pereirão/Griselda e sua turma retornam à telinha da Globo. A trama substitui a primeira fase de Amor de Mãe no horário das 9, por conta da paralisação das gravações de novelas nos Estúdios Globo devido à epidemia de coronavírus. Protagonista do folhetim assinado por Aguinaldo Silva, Lilia Cabral está radiante em poder rever as cenas de sua primeira protagonista na televisão:

"Apesar de ter ido ao ar em 2011, Fina Estampa traz lições que continuam sendo importantes: a minha personagem, Griselda - ou Pereirão - tem um comportamento muito honesto diante dos filhos. Ela fazia tudo em função deles e teve que sobreviver dando educação e estabilidade à família. Por isso, fiquei muito feliz ao saber que a novela está de volta. Além disso, foi uma história que fez muito sucesso".

Lilia revelou que, recentemente, assistiu alguns capítulos da história no Globoplay. Ao sentar para rever o primeiro episódio do folhetim, acabou maratonando os 20 primeiros capítulos. "A Griselda era solar, mesmo com todos os problemas que ela tinha com os filhos e com a vida sofrida dela. Em nenhum momento ela era chata; era sempre divertida. Mesmo nos piores momentos, ela sabia tirar lições e também dava lições de vida para todos. O texto era muito bem escrito".

A atriz lembrou ainda que foi recebida de braços abertos pelo público e comentou a importância da personagem em sua carreira: "Foi a minha primeira protagonista, apesar de eu sempre ter feito bons personagens. Eu vinha de uma leva de novelas do Manoel Carlos e, de repente, caiu na minha mão esse personagem criado pelo Aguinaldo, com quem há muito tempo eu não trabalhava. Sou muito agradecida a ele".

Com cerca de 30 novelas no currículo, Lilia precisou mudar completamente sua rotina para se dedicar ao projeto que considera um marco em sua história profissional: "Quando recebi os capítulos e vi o que eu tinha nas mãos, abdiquei de tudo na minha vida para poder me dedicar totalmente à novela porque sabia que durante um bom tempo seria chamada de Pereirão. Foi através dela que eu pude me colocar diante de grandes personagens e de grandes protagonistas que vieram a seguir".

Ao fazer uma breve análise da personagem, a atriz contou ter aprendido muita lições com Griselda como, por exemplo, a lutar por aquilo que acredita. A veterana afirmou ainda ter contribuído com um pouco de suas experiências para compor essa mulher batalhadora:

"Ela era um personagem de origem portuguesa, então, levei muita coisa da minha família, de sobrevivência, porque eu sou filha de imigrantes que vieram para o Brasil bem depois da Segunda Guerra e passaram por muitas dificuldades. Mas a vida da gente não muda: continuamos lutando e batalhando para sobreviver seja em qual for o quesito".

"E, se você perceber, a Griselda vai sobrevivendo até o fim da novela, como a gente. Isso só me incentiva a lutar sempre por aquilo que eu quero e acredito. A vida já tinha me ensinado isso cedo, com minha família, e depois dessa novela eu continuo lutando ainda mais por aquilo que eu acredito".

"Estou curiosa para ver a reação do público atualmente; se ainda haverá a mesma comoção, afinal, certos sentimentos e conflitos, como os que existem entre mãe e filho, são universais. Outro momento - que ainda não revi - é quando a Griselda ganha na loteria. Acho que foi uma cena linda, tenho essa sensação".

Foto: Divulgação/TV Globo

Lilia falou com carinho dos colegas de elenco com quem dividiu o set em Fina Estampa. A atriz fez muitas amizades durante a novela e fez questão de ressaltar a generosidade da equipe que lhe deu muita força e lhe estendeu a mão sempre que precisou:

"As cenas do meu núcleo eram muito prazerosas de serem feitas. Aliás, eu tenho sorte com todos os núcleos em que eu trabalho porque a gente acaba se aproximando de verdade. O Malvino Salvador, a Sophie Charlotte, o Marco Pigossi, o Caio Castro, o Gabriel Pelícia, que fez o Quinzinho e deve estar imenso agora, o Paulo Rocha, a Christiane Torloni, o Alexandre Nero, o Marcelo Serrado, o Dalton Vigh, a Arlete Salles, a Dira Paes, a Totia Meirelles, a Eva Wilma, o Zé Mayer, que entrou um pouco depois... todos eram pessoas com quem eu contracenava muito".

"Mesmo que a gente não conviva todos os dias, acabamos criando um carinho muito grande. Com alguns eu não tinha tanta proximidade no início da novela, como a Julia Lemmertz e o Dan Stulbach, porque não contracenávamos, mas felizmente acabamos contracenando depois", comemorou.

"Tinha também a Renata Sorrah. Eu não contracenava com ela, mas dava muito prazer saber que todos aqueles atores fantásticos estavam ali. Continuo tendo muito carinho e muito respeito por todas essas pessoas que me ensinaram tanto. Era a minha primeira protagonista e eu lembro de todos eles sendo extremamente generosos comigo", concluiu.


Deixe o seu comentário