Série “Leyla” é fruto de um acordo inédito entre a Globo e a Ay Yapim, principal produtora de novelas turcas.
Já imaginou a Carminha, a clássica vilã de Avenida Brasil, na versão turca? Pois o grande sucesso de João Emanuel Carneiro acaba de ganhar sua primeira adaptação internacional na Turquia com a série “Leyla”. A produção surge de um acordo inédito entre a Globo e a Ay Yapim, principal produtora de novelas turcas, e estreou na quinta, dia 11/9.
Aqui no Brasil, “Leyla” terá uma fã para lá de especial: Adriana Esteves, a nossa eterna Carminha, já avisou que, assim que der, vai assistir:
“A personagem foi um divisor de águas. Vou assistir à versão turca, sim. Gosto das tramas turcas, novelas e séries. Vou ver e torcer por eles. A história de Avenida Brasil é ótima.”
Recentemente Angela Colla, head de Negócios Internacionais e Coproduções, e Lucas Zardo, produtor executivo de Dramaturgia, estiveram na Turquia acompanhando as gravações da produção. A direção geral é de Hilal Saral, de "Fatmagül", sucesso turco disponível no Globoplay.
"Estamos muito felizes em ver esse projeto se concretizando. Acreditamos muito no potencial das nossas histórias, e ter Avenida Brasil, um dos nossos produtos mais emblemáticos, que repercutiu tanto no Brasil, como internacionalmente, ganhando um novo formato é um reflexo de como a sua trama é universal. Esperamos que o público abrace essa nova versão e que venham outras no futuro", comentou Angela.
Com a venda do formato para a Ay Yapim, a história manteve as premissas de sucesso da novela. Na adaptação, Leyla (Cemre Baysel), que na versão brasileira era a personagem Nina, interpretada por Débora Falabella, tem uma reviravolta em sua vida quando perde seu pai em um acidente e é deixada em um lixão por sua madrasta, Nur (Gonca Vuslateri), que na versão brasileira era vivida por Adriana Esteves. Anos depois, Leyla retorna em busca de vingança.
Avenida Brasil foi ao ar pela primeira vez em 2012 e conta a história de uma jovem que, desde a infância, planeja um acerto de contas com a madrasta. Rita (Mel Maia), órfã de mãe, era criada, com muito amor, pelo pai Genésio (Tony Ramos). Tudo muda quando ele se casa com Carmen Lúcia, a Carminha (Adriana Esteves), uma mulher ambiciosa e dissimulada. Com Genésio, ela se passava por esposa doce e dedicada; com Rita, era uma madrasta má.
Após a morte do pai, Nina é abandonada num lixão. Com o passar dos anos, ela dá a volta por cima e arma um plano de vingança contra a madrasta. Enquanto isso, Carminha e seu amante Max (Marcelo Novaes) arquitetam um casamento lucrativo dela com o jogador de futebol Tufão (Murilo Benício).
O capítulo final de Avenida Brasil foi um dos maiores fenômenos de audiência da TV brasileira dos últimos anos. O sucesso atraiu a atenção de alguns dos principais veículos estrangeiros. O The Guardian, importante jornal britânico, destacou a mudança de agenda da presidente Dilma Rousseff para não coincidir com o último capítulo da novela. Outros veículos, como a também britânica rede BBC, o Washington Post, um dos principais jornais americanos, e a revista Forbes lembraram que a audiência espetacular da novela poderia causar sobrecarga no fornecimento de energia elétrica – o que acabou não acontecendo. Todos ressaltaram que o sucesso da trama se deve ao fato de que ela retrata a vida da nova classe média brasileira.
Dados consolidados pela Diretoria de Negócios da Globo comprovam o sucesso da trama em mercados internacionais: até janeiro de 2016, 132 países compraram os direitos de exibição da novela. Avenida Brasil, segundo a mesma fonte, está no topo do ranking de programas mais vendidos ao exterior pela Globo.
Uma das paixões do brasileiro são as novelas, e não só as nacionais. As tramas turcas têm conquistado cada vez mais o coração do público brazuca, com seus enredos recheados de dramas, paixões, amores impossíveis e vinganças, muitas vinganças, em produções com qualidades técnicas e roteiros elaborados.
Diferentemente do Brasil, onde boa parte das tramas são gravadas em estúdio, na Turquia o trabalho é feito na rua, o que aproxima muito os fãs dos ídolos.
"As gravações acontecem nas ruas e prédios, então, o acesso dos fãs acaba sendo bem tranquilo. Os atores são muito acessíveis e ficam radiantes quando falamos que somos do Brasil. Eles ficam encantados de saber que têm fãs de tão longe e que vão até lá para vê-los", conta Flávia Silva, apaixonada pelas tramas turcas e que já foi duas vezes aos pais.
Para a empresária do ramo da moda Isabela Ferreira, uma fã de carteirinha de novelas turcas e cujas roupas já vestiram a estrela Hande Erçel , de carteirinha, o diferencial das tramas turcas é a construção da narrativa dos personagens, principalmente dos casais.
"Você acompanha do primeiro contato ao surgimento do interesse, da paixão, e isso cativa o público. O sentimento que se tem é de que não se perdeu nada na construção daquela história."
Duas das criadoras do perfil Mashallando, a produtora de eventos carioca Nathalia Rocha e a advogada paranaense Flávia Oliveira também têm uma história de amor com as dizis, como são chamadas as séries e novelas turcas. O perfil, que recebeu o nome para consolidar a ligação entre Brasil e Turquia, reúne curiosidades e fofocas do mundo da teledramaturgia turca. A pandemia foi o elo de ligação entre as amigas e as dizis. Elas viram alguns cortes nas redes sociais e se interessaram em procurar sobre as histórias, o que despertou a sede de aprender sobre a cultura local.
"As novelas turcas, em geral, têm muitos clichês, e, às vezes, se assemelham bastante às novelas mexicanas, que também fazem sucesso no Brasil. Mas o que difere as turcas são os temas e abordagens bem específicas da cultura deles, um prato cheio pra quem tem interesse. Salvo raras exceções, os turcos fazem novelas para eles, então, quando assistimos aos episódios, sempre aprendemos novos costumes, novas expressões, novas formas de viver, o que traz um encantamento, vide o sucesso de novelas brasileiras como 'Caminho das Índias' e 'O Clone'", analisou Nathalia, que, acompanhada de Flávia, esteve na Turquia pela primeira vez esse ano e, juntas, fizeram um roteiro pelas locações das produções.