A atriz estava envolvida com outros projetos, como "Pedaço de Mim" da Netflix e "Vidas Bandidas" do Disney+.
Juliana Paes foi clara ao explicar por que recusou o convite para retomar o papel de Jacutinga nas cenas finais de "Renascer". O autor Bruno Luperi planejava um reencontro inédito entre Jacutinga e Norberto (Matheus Nachtergaele), que expressou sua tristeza pela ausência dela durante a novela. No entanto, a atriz não conseguiu conciliar sua agenda, que inclui compromissos com outros projetos, como "Pedaço de Mim" da Netflix e "Vidas Bandidas" do Disney+.
Em entrevista ao TV Fama (RedeTV!), Juliana destacou que não queria participar da novela sem estar totalmente comprometida, afirmando: "Para eu não fazer bem o final da novela, não fazer com o coração... Se não é para entregar com excelência, eu prefiro não fazer." Ela lamentou a situação, pois estava entusiasmada com a possibilidade de voltar a atuar ao lado de Matheus, mas reconheceu que as circunstâncias não permitiram.
Juliana também expressou sua confiança de que os colegas de elenco e a produção estão preparando um final belíssimo para a novela. Ela afirmou ter uma boa relação com a Globo e que a emissora lidou bem com sua decisão de não retornar.
Com a conclusão de "Renascer" marcada para 6 de setembro, a novela "Mania de Você", de João Emanuel Carneiro, estreará na sequência. Juliana Paes, após tantos projetos, revelou que pretende tirar um tempo para descansar e passar mais tempo com seus filhos.