Filha de Tenório, ela retorna ao Pantanal para um acerto de contas com o pai e desertará muitas paixões.
Da heroína síria que foge da guerra para uma ousada garota que, embora não vire onça, vai abalar muitos personagens em “Pantanal”. Este vai ser o salto que Julia Dalavia dará. Esqueça da sensatez da doce Laila de "Órfãos da Terra”. Na nova versão da novela de Benedito Ruy Barbosa, ela será a sensual e empoderada Guta.
Guta é filha de Tenório (Murilo Benício) e Maria (Isabel Teixeira). Volta de São Paulo, onde formou-se Engenheira Civil, mais livre, forte e independente. É uma mulher à frente do seu tempo, senhora de si. Livre para escolher, decide voltar ao Pantanal para a alegria da mãe e desconfiança do pai.
O que este não sabe é que ela descobriu da pior maneira possível que Tenório tem uma segunda família em São Paulo: apaixonando-se pelo próprio irmão. Seu retorno ao Pantanal é mais que um acerto de contas com o pai, mas uma fuga desta situação estranha na qual a mentira de Tenório a colocou.
Guta aparece na segunda fase da novela e vai deixar Jove (Jesuita Barbosa) encantado com toda a sua liberdade. No entanto, o filho de José Leôncio (Marcos Palmeira) logo se apaixonará perdidamente por Juma (Alanis Guillen) e o seu irmão Tadeu (José Loreto) vai ganhar espaço no coração da garota. Mas será que ele vai conseguir lidar com toda a independência de Guta?
"Pantanal" é escrita por Bruno Luperi, baseada na novela original escrita por Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Rogério Gomes, direção de Walter Carvalho, Davi Alves, Beta Richard e Noa Bressane. A produção é de Luciana Monteiro e Andrea Kelly, e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.