O Planeta TV

Júlia Byrro comenta sobre cena de estupro de sua personagem em "Verdades Secretas 2"

A atriz interpreta Lara na segunda temporada de Verdades Secretas.

por Micael Constantino, em 23/10/2022

Júlia Byrro comenta sobre cena de estupro de sua personagem em "Verdades Secretas 2"

“Verdades Secretas 2” é a primeira novela de Júlia Byrro, e ela já teve uma estreia de peso. Como Lara, a jovem atriz protagoniza a cena mais difícil e marcante de seus 21 anos na tentativa de estupro vivida pela personagem. Depois da sequência em que Lara consegue se livrar do abuso e acaba matando o padrasto ir ao ar na versão exclusiva para a TV, Júlia detalhou a cena, lembrou as dificuldades que enfrentou e destacou todo o aprendizado que levou para sua vida pessoal e profissional.

“Tudo foi difícil! A cena em si é muito detalhada, demorou uns três dias para fazer tudo. Tem uma hora em que a questão física e mental começa a falhar. Lembro que em um momento eu não tinha mais voz para gritar, lágrimas para chorar. Estava cansada, mas pensava no quanto a cena era importante. Sem contar na dificuldade em manter aquele estado emocional de pânico e desespero o dia todo”, comentou.

Na cena, Lara é atacada por Nicolau (Julio Machado) quando limpa a casa sozinha. Ele agarra a menina, que consegue se desvencilhar e se tranca em um quartinho. Mas o homem abre a porta e segue a tentativa de estupro. Sem saída, para se defender, ela pega um objeto pontudo e acerta ele. Nicolau cai. E Lara, cheia de sangue, fica em estado de pânico quando é encontrada pela mãe, Araídes (Maria Luísa Mendonça), que assume a culpa pela morte.

“Fiz questão de me colocar no lugar mesmo para que essa história fosse contada da forma verídica e forte que é. Queria que essas pessoas se sentissem representadas e ouvidas. Sabemos o quanto é difícil ser mulher”, analisa a jovem.

E, por falar no sofrimento de Lara, Júlia lembra que a preparação para esta cena específica começou no início da trama, quando a personagem passou a ter que conviver com os olhares maliciosos do padrasto. A atriz disse ainda que fez intenso trabalho de pesquisa sobre o assunto.

“O processo de preparação foi bem intenso, porque não é uma preparação só física, tinha também o estado em que a gente deveria estar, a preparação emocional. Cada cena em que ela sofria com as atitudes do Nicolau, me faziam sentir o que uma pessoa que estava naquela situação sentia. Então, eu chegava em casa e estudava, pesquisava, via filmes, conversava com pessoas, mergulhei nesse mundo. Foi bem intenso, estava com uma carga emocional muito pesada naquele dia”, lembra.

Mas para fazer bonito em seu primeiro trabalho, Júlia Byrro não estava sozinha. Ela contou com o apoio de seus parceiros de cena, os atores Julio Machado e Maria Luísa Mendonça, aos quais se derreteu em elogios.

"Nunca tinha dividido cena com atores tão incríveis quanto eles, foi um aprendizado de vida. Aprendi como pessoa e atriz. A forma como eles me deram a mão em cena foi simplesmente surreal. Hoje olho e penso: ‘Caramba, que sorte a minha trabalhar como essas pessoas incríveis’”, relata.

Com a humildade de quem está em início de carreira, Júlia Byrro é crítica com seu trabalho, mas confessa que o carinho que recebeu da equipe da novela após as gravações fez com que ela se sentisse orgulhosa de si mesma.

“Por mais que eu tenha permanecido em desespero e agonia o dia inteiro, ao fim do dia, eu estava muito orgulhosa de mim, feliz com o que eu tinha feito. A equipe foi fundamental para isso. Saí de lá bem feliz. Sou muito crítica com o meu trabalho, então, esse carinho foi essencial”, destaca.

 

 


Deixe o seu comentário