A princípio, a medida será para contenção de custos.
De acordo com informações do site TV Pop, a Record TV tomou mais uma medida drástica em seu processo de contenção de custos: pela primeira vez na história, a emissora abrirá mão de transmitir ao vivo o seu principal telejornal. Em uma medida emergencial para otimizar o dinheiro utilizado com a equipe técnica, o Jornal da Record passará a ser gravado horas antes de ir para o ar já a partir da edição desta quarta (10). A medida, válida por tempo indeterminado, também tem sido vista internamente como uma maneira de evitar que notícias que desagradem ao governo durante as eleições sejam incluídas no jornalístico.
O novo modelo de produção e exibição do Jornal da Record foi decidido na manhã desta quarta-feira. A equipe do telejornal foi convocada às pressas para uma reunião que seria realizada no início da tarde na sede da emissora. Lá, os profissionais foram comunicados pela diretoria de Jornalismo que deveriam passar a iniciar o seu expediente horas mais cedo e que o noticioso deverá estar fechado às 17h30, no mesmo horário em que os apresentadores devem estar prontos para iniciar o seu expediente. As gravações vão acontecer às 18h.
De acordo com o planejamento dos executivos do canal, a edição do telejornal deverá estar completamente concluída por volta das 19h15 - 40 minutos antes do início da exibição na televisão. Oficialmente, de acordo com profissionais que participaram da reunião em que as mudanças foram oficializadas, a justificativa da diretoria para tansformar o principal telejornal da emissora em um pré-gravado foi a busca por maior qualidade técnica.Os executivos que estavam no encontro afirmaram que a modificação acontecerá como consequência de falhas “intoleráveis” que aconteceram nas últimas edições.