O Planeta TV

“Jornal da Band” exibe série especial de reportagens sobre a guerra do Afeganist

Saiba como está o país depois da assinatura do acordo entre Estados Unidos e Afeganistão.

por Redação, em 08/05/2020

O repórter Yan Boechat. Foto: Band

Na próxima semana, o Jornal da Band leva ao ar uma série especial de reportagens sobre a mais longa guerra americana. “Afeganistão - Vinte Anos no Inferno” será exibida de terça a quinta-feira.

Enviado especial a Cabul, o repórter Yan Boechat conta como está o país depois da assinatura do acordo entre Estados Unidos e Afeganistão que prevê a retirada gradual das tropas americanas e o fim da guerra que já dura quase 20 anos.

Os americanos vão deixar o país mesmo sem derrotar o principal inimigo, o Talibã. O grupo terrorista controla metade do território afegão e reivindica a volta ao poder.

Os EUA investiram um trilhão de dólares na guerra do Afeganistão, deflagrada após o ataque às Torres Gêmeas, em Nova York, e a caçada a Osama Bin Laden. Mesmo assim, o Afeganistão continua sendo um país pobre com alta taxa de mortalidade infantil e que convive com o terrorismo e o tráfico de drogas.

Yan Boechat mostra como está a vida das mulheres depois de quase 20 anos de presença americana. As mulheres de burca se transformaram em símbolos da opressão dos fundamentalistas. Muitas são vítimas da violência doméstica e não frequentam a escola.

A série de reportagens revela também o cansaço dos afegãos com as guerras das últimas décadas. Em uma “cracolândia” de Cabul, um retrato de outro problema:  o crescimento no consumo de drogas, principalmente da heroína.

“Afeganistão - Vinte Anos no Inferno” será exibida de terça (12) a quinta-feira (14), a partir das 19h20, no Jornal da Band.


Deixe o seu comentário