O Planeta TV

Jéssica Ellen celebra protagonismo negro em novelas da Globo

A atriz começou a carreira na telinha atuando em "Malhação".

por Redação, em 07/10/2024

Madá (Jéssica Ellen). Foto: Reprodução

A trajetória de Jéssica Ellen, que atualmente vive sua primeira protagonista na novela das sete "Volta por Cima", é uma história de superação. Criada na Rocinha, a atriz de 32 anos sempre sonhou em ser atriz e enfrentou desafios pessoais e profissionais, como trabalhar como auxiliar de limpeza para sustentar sua formação. Aos 10 anos, já dizia que seria atriz e começaria em "Malhação", o que de fato aconteceu 12 anos atrás.

Hoje, Jéssica celebra um marco histórico: ela, Gabz e Duda Santos são as primeiras atrizes negras a protagonizarem as três principais novelas da Globo, em "Volta por Cima", "Mania de Você" e "Garota do Momento", respectivamente. Ela reconhece o esforço das gerações anteriores que abriram o caminho para essa conquista, e celebra a diversidade sendo representada na televisão.

"É histórico ter protagonistas negras nos três horários da grade. A gente está celebrando uma conquista que foi construída por atrizes e atores mais velhos. Eles abriram esse caminho para nós. É importante que a gente mostre o nosso país na diversidade que ele é. Que isso se repita e que a gente se acostume. Foram 12 anos desde que entrei em “Malhação”. Demorou um pouco, sim, mas que bom que isso tem mudado", refletiu ela em entrevista ao jornal Extra.

Em "Volta por Cima", sua personagem, Madalena (ou Madá), passa por dificuldades após a morte do pai e descobre seu talento para trabalhos manuais, fazendo itens de decoração para festas. A novela, ambientada em um bairro fictício do subúrbio do Rio de Janeiro, tem fortes ligações com a cultura popular e o cotidiano brasileiro, elementos que Jéssica, como carioca, reconhece em sua própria vivência.

Na trama, Madá também enfrenta desafios pessoais, como o término de seu noivado com Chico, que a trai, e sua aproximação de Jão, interpretado por Fabrício Boliveira. Esse novo romance surge de forma inesperada, após uma inicial implicância entre os dois.

Com previsão de cerca de 180 capítulos, a novela deverá ficar no ar por aproximadamente sete meses, sendo substituída por uma trama de Rosane Svartman. Logo depois, Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento também têm novelas programadas para o horário das sete.

O roteiro de “Volta por Cima” é escrito por Claudia Souto com colaboração com Wendell Bendelack, Julia Laks, Isadora Wilkinson e Juliana Peres. A novela tem direção geral de Caetano Caruso e é exibida de segunda a sábado, às 19h15, após o telejornal local.


Deixe o seu comentário