A novela de Marcos Bernstein derrubou, em um ponto, a média de público das 18h.
Hoje, à noite, a TV Globo exibirá o último capítulo de Orgulho e Paixão. No ar, com um total de 162 capítulos, o folhetim acumulou 21,5 pontos de média. A antecessora, Tempo de Amar, somou um ponto a mais (22,6 pontos).
Assim como Tempo de Amar, Orgulho e Paixão se manteve estável do início ao fim. Diferente de obras de grande apelo do público, que tendem a “explodir” na reta final.
A última produção das seis que alcançou índices de audiência acima da média foi Eta Mundo Bom (27 pontos), de Walcyr Carrasco.
Na Globo a expectativa agora é para Espelho da Vida, de Elizabeth Jhin. É importante destacar que a última novela da roteirista não foi muito bem. Além do Tempo, em 2015, marcou apenas 19,8 (20) pontos.
18,8 pontos
Os momentos finais de Alma Gêmea continuam surpreendendo na faixa do fim de tarde.
3,6 pontos
Reapresentação de As Aventuras de Poliana foi uma das atrações menos assistidas do SBT.
Qual a Melhor Novela produzida em 2024?
Cleber Da Silva Nascimento comentou:
A novela se arrastou do início ao fim fez por merecer audiência dos 21 PTS agora espelho da vida promete ser boa mais vai ficar na casa dos 18/20.
Felipe Ricardo comentou:
Orgulho e Paixão, com seus 21,5 pontos de média, alcançou 1,5 de sua meta de horário que é de 20 pontos. Começou despretensiosa e se manteve assim, sem exageros... a considero um sucesso que é, constato que é uma boa novela com bons personagens, é infinitamente superior a Tempo de Chorar, ops Amar e ficará marcada pela boa trama e do casal Lutávio. Já deixa saudades, espero vê-la daqui alguns anos no Vale a Pena Ver de Novo.
fernando respondeu:
Vai entender, antes as metas das novelas da Globo eram 30, 35 e 40 pontos de media, depois passou a 25, 30 e 35, agora esta em 20, 25 e 30 pontos, daqui alguns meses as metas serão revista e ficarão em 15, 20 e 25 pontos.
Cláudia Muniz comentou:
É um absurdo comparar Orgulho e Paixão com Tempo de Amar. As duas tiveram ótima qualidade. Orgulho e Paixão apresentou uma história mais romântica, solar e valorizou as relações humanas (mesmo que despretensiosamente),tendo em vista o valor da amizade e a união que permeava a história. O autor temperou a obra com romance, humor, drama, aventura na medida certa e deu um show de condução do roteiro, quase que desprovido de falhas e ''barrigas''. Todos os personagens teve seu momento para brilhar, destaque para o casal Ernesto e Ema, Luccino e Otávio, Aurélio e Julieta e havia bons casais para todos os gostos. Porém o grande destaque ficou por conta da sofrida Julieta, interpretada magistralmente por Gabriela Duarte, que após um hiato de 8 anos sem um papel completo num folhetim, ganhou esse grande presente em sua carreira. A personagem iniciou como uma mulher dura e austera, e no desenrolar do enredo, quebrou esse peso que tinha em seu coração ao revelar que havia sido violentada sexualmente e agredida por seu falecido marido. Ou seja, ela era uma bondosa e ingênua moça que precisou utilizar da sisudez e dureza para enfrentar a vida, que fora transformada pelo amor de Aurélio e seus amigos. Semelhante a história de muitas mulheres brasileiras, dando ao público a sensação de estar assistindo as cenas de Julieta por um buraco de uma fechadura, de tão real que era a história. Foi uma obra completa e cheia de nuances, encerrando sua trajetória com exito no ibope e em repercussão. Tempo de Amar foi uma ótima novela também, apesar do ritmo mais lento e melodramático. Produção impar. E que venha Espelho da Vida, para manter a qualidade do horário.
Mario comentou:
Orgulho e paixao resgatou as novelas antigas da globo.
seja na forma de contar as histórias, seja na leveza e delicadeza,
seja no colorido. Muitas novelas anteriores não tinham colorido.
Era uma penumbra só, como Tempo de amar e Joia rara, por exemplo.
Um elenco bem escolhido, com muitas jovens que além de talentosas,
são lindas. E é sempre bom ter Natália do Valle em cena (vibrem fãs, ela deve voltar logo).
Rafael Ribeiro comentou:
Como assim Além do Tempo não foi bem? A novela foi um sucesso!
Rodrigo Moura comentou:
Espelho da Vida tem uma missão ingrata: manter 20 pontos num horário das 18hs, com uma forte concorrência da Record (Cidade Alerta) e início do horário de verão somado ao calor. Mas, desejo muita sorte e um excelente texto ao telespectadores
Alinne comentou:
Gostaria de fazer uma pergunta ao dono deste blog. Você analisa as novelas baseando-se apenas na audiência ou na repercussão e aceitação de público e crítica? Se for para insinuar que Orgulho e Paixão e Além do Tempo foram péssimas apenas pelo fato de terem obtido uma média geral de 21, então Sete Vidas, Lado a Lado, entre tantas outras, também foram fracassos, já que obtiveram médias bem mais baixas até. Audiência sempre será um fator importante, mas sempre tente levar em consideração a repercussão do público e crítica, até porque não vejo nenhuma insatisfação da Globo ou dos críticos com a trama. E se você não sabe, a meta do horário das seis é de 20 pontos, quase todas as tramas, com exceção de Êta Mundo Bom, obtiveram médias gerais entre 20 e 25, assim que não diga que essa novela derrubou o horário das seis, pois esta encontra-se no patamar do horário. E se você não gosta da trama, faça argumentos mais construtivos em lugar de recorrer ao sensacionalismo. Abçs!
Manuela Dias garante que a personagem não será transformada em uma "boazinha".
Rejeitado, Rudá é vítima de petição online.
Confira outras novidades na programação da Globo na área músical.
A novela retorna à grade da Globo no Vale a Pena Ver de Novo a partir de 2 de dezembro.
A emissora ainda não confirmou oficialmente o dia de exibição.
O Globo Esporte perderá cinco minutos de duração.
A novela está sendo adaptada pela roteirista Manuela Dias.
Marcos Mion grava temporada de verão do programa.
A edição vai comemorar os 50 anos de parceria do cantor com a Globo.
Inicialmente, a atriz foi cogitada para interpretar Heleninha.
Apresentadora mostra bastidor do local que o responsável pelo personagem fica durante o programa.
O projeto havia sido inicialmente apresentado à Globo em 2021, mas não avançou na emissora.
A emissora confirmou que a cobertura esportiva não terá um programa diário dedicado.
Em celebração aos 25 anos da emissora, o programa também estreou um cenário.
Para atender à classificação indicativa e ao público do horário vespertino, a Globo exibirá uma versão bastante editada da novela.
Ana Castela, Moacyr Franco, Belutti e Thaís Pacholek são alguns dos destaques da fase “Inverno” da trama.