O Planeta TV

GloboPlay disponibiliza dois capítulos de "Os Gigantes", novela estrelada por Dina Sfat, Tarcísio Meira e Francisco Cuoco

A trama foi escrita por Lauro César Muniz e foi dirigida por Régis Cardoso.

por Redação, em 18/03/2024

Francisco Cuoco e Dina Sfat. Foto: Divulgação/Memória Globo

Uma história de amor atribulada, entremeada com a discussão sobre a prática da eutanásia. Esse é o mote central de Os Gigantes, novela das 8 exibida entre 1979 e 1980, de autoria de Lauro César Muniz, e que terá dois capítulos disponibilizados no Globoplay, a partir desta segunda, 18, dentro do Projeto Fragmentos.

Na trama, a jornalista Paloma Gurgel (Dina Sfat) retorna ao Brasil, depois de viver um longo período no exterior trabalhando como correspondente internacional, para visitar o irmão gêmeo, Fred (João Batista Vieira), internado em coma no hospital, após uma cirurgia no cérebro. Angustiada com seu sofrimento, Paloma decide desligar os aparelhos que o mantêm vivo, o que a coloca em pé de guerra com a cunhada Veridiana (Susana Vieira), que a acusa de ter praticado eutanásia.

Essa foi a primeira vez que a eutanásia foi abordada como tema de novela, levantando discussões sob o ponto de vista científico, ético e religioso. Ainda hoje a prática é considerada crime de homicídio no Brasil.

Além da questão familiar, Paloma se vê envolvida em um triângulo amoroso: ela reencontra o fazendeiro Fernando Lucas (Tarcísio Meira) e o médico Francisco Rubião (Francisco Cuoco), ambos amigos de infância da jornalista, que se declaram apaixonados por ela.

Completam o elenco, Vera FischerJoana FommMário Lago, Lauro CoronaLídia BrondiLúcia Alves, entre outros.

Recurso tecnológico

Uma câmera portátil que permitia enquadramentos diferentes dos tradicionalmente usados em televisão e facilitava a tomada de imagens próximas às do cinema foi o segredo do diretor Régis Cardoso para explorar ao máximo as expressões dos atores. O equipamento foi apelidado pela equipe de produção de “Paloma”, personagem de Dina Sfat, por estar sempre nas mãos do diretor em busca do ângulo perfeito – muitas vezes tão próximo que somente os olhos da protagonista eram focalizados, deixando transparecer toda sua angústia.

Em 'Os Gigantes', Maria Adelaide Amaral estreou como roteirista para a televisão. A autora escreveu apenas 18 capítulos na trama. Ela assumiu a novela depois da saída de Lauro César Muniz, mas não chegou a terminar a história. O último capítulo foi escrito por Walter George Durst.

Autoria: Lauro César Muniz | Colaboração: Maria Adelaide Amaral | Direção: Jardel Mello | Direção geral: Régis Cardoso | Período de exibição: 20/08/1979 – 02/02/1980 | Horário: 20h | Nº de capítulos: 147


Deixe o seu comentário