Atualmente, as produções tem em médias 160 a 180 capítulos.
De acordo com informações do jornalista Ricardo Feltrin, do UOL, a direção da TV Globo pretende produzir novelas mais curtas, com aproximadamente 100 capítulos. E, segundo consta, a regra passará a ser válida para todas as faixas, inclusive a das 21h.
Atualmente, os horários das 18h30, 19h30 e 21h30, tem obras com cerca de 160 a 180 capítulos, com raras exceções.
Outro objetivo da cúpula global é que as novelas tenham no máximo 50 atores, incluindo as participações especiais.
A proporção "média" de 70% de imagens em estúdio e 30% de gravações externas devem ser mantidas.
Provavelmente, "Em Seu Lugar", de Lícia Manzo, deve ser a primeira novela das nove a seguir esse novo modelo de produção.
Postado em Bastidores Globo Novelas TV Globo
14,3 pontos
A edição especial de Cabocla chega ao fim igualando seu recorde.
12,5 pontos
Exibida mais cedo, Garota do Momento registrou sua pior audiência.
Qual foi a pior novela das nove da Globo nos últimos dez anos?
Kassio comentou:
Já era para a Globo ter feito isso faz tempo. As novelas hoje por serem longas, "enrolam" muito a história e possuem muitos personagens que acabam não tendo função nenhuma na novela.
beto respondeu:
Kassio,eu concordo com vc também acho que a globo,já era para ter feito isso a muito tempo,porque novelas longas demais acaba deixando os telespectadores cansados imagina só então os autores,diretores e atores,outra coisa coisa vira um barriga cheios de personagens, sem nenhum sentindo para a história é o que nós estamos vendo nas novelas que estão sendo exibidas,essa foi atitude mais certa que a globo tomou ok.
Eduardo comentou:
Se a novela for boa não concordo ser apenas 100 capítulos.
Ina Busmad comentou:
Acho ótimo três meses de novela não dá tempo de enrolação para passar o tempo. Concordo acho muito bom .Espero que não fique só no papel. Novelas longas começam bem depois o próprio autor se perde na história.
Michel comentou:
Ouço isso há trinta anos... para isso acontecer realmente deve se pensar no lado comercial. Poucos capítulos não pagam o investimento de uma novela. Outra coisa: se isso for acontecer terá que se produzir mais novelas pra cobrir a grade no ano. Lembro que esse papo tomou força em 1996 quando se lançou a mininovela O FIM DO MUNDO no horário das oito. Mas logo veio o sucesso de O REI DO GADO com 200 e poucos capítulos ...
petrucio respondeu:
eles poderiam esticar o que fizer sucesso e encurtar o que não agrada.
Televisivo comentou:
Acredito que funcione, pois reduzindo a quantidade de atores e a quantidade de externas, naturalmente, consegue um equilíbrio no orçamento. A Globo não é tapada!
Para as telenovelas sobreviverem mais tempo, será necessário adaptar. Muita gente não tem mais paciência para enrolação ao longo dos 170 capítulos. Também acho que telenovelas com histórias boas, podem render mais do que 100 capítulos médios. "A Força do Querer", foi uma telenovela, que se tivesse 221 capítulos, a Glória Perez teria mais caminhos para trilhar, pois tinha um enredo consistente e cheios de possibilidades, mas isso é caso raro na atualidade.
Mas isso já tem sido uma realidade, as últimas novelas de todos os horários foram bem mais curtas. É trabalho a menos para todo mundo, inclusive para o telespectador, rs.
Fico imaginando "Páginas da Vida", "Fera Radical", "Terra Nostra" e outras tramas consideradas boas se fossem reduzidas, teriam beeeem menos barriga.
vlad respondeu:
É um assunto a ser pesado nos prós e contras porque novelas curtas, realmente, vão ter que ser bem enxutas no orçamento de produção, para dar o lucro esperado......a propósito as minisséries nunca deram bom retorno para a Globo. Elas sempre foram produzidas mais por prestígio do que por lucro........por serem curtas e caras...
roberto comentou:
bom de mais! poderiam eliminar o capitulo de sábado tbm.
ou fazer um resumão da semana. com já vem fazendo a Record e o Sbt.
sem falar em mais oportunidades a autores/atores/diretores...
o formato atual é muito cansativo pra quem vê e pra quem faz.
Jefferson Cavalcanti comentou:
Acho que essa regra já vai começar em Amor de Mãe de Manuela Dias.
Ponci comentou:
A Globo estava atrasando muito essa decisão. Uma novela com 100/120 capítulos fica redondinha. Sete Vidas é um belo exemplo disso. Outra ótima notícia é essa limitação na escalação de elenco. Elenco numeroso só serve para confundir o telespectador e desrespeitar o próprio ator que fica sem função. O Walcyr Carrasco, por exemplo, adora encher o elenco de grandes atores e atrizes e, no final, a maioria fica sem função alguma no enredo.
Ricardo comentou:
Melhor assim, tudo mais ágil e sem enrolação... as reprises do Vale a Pena e as temporadas de Malhação que não der certo também.
Victor Guimaraes comentou:
Boa ideia, mas é preciso ter cuidado com essa decisão. Há novelas bem feitas que mereciam mais capitulos, como A Força do Querer. Deveria ficar assim, na minha opinião: Na faixa das seis:100 capitulos. Na faixa das sete: 120 capitulos e na faixa das nove, 130 capitulos, com exeções. Quanto as questões de elenco, já deveria ter acontecido isso faz tempo. Quem se lembra do excesso de atores de Salve Jorge? Era tanta gente na novela que já não dava pra saber quem era quem.
A produção traz uma releitura da história de Lampião e Maria Bonita sob uma perspectiva feminina.
A nova versão de Vale Tudo é escrita por Manuela Dias e tem a direção artística de Paulo Silvestrini.
Sucesso no streaming, a primeira novela da MAX Brasil chega à TV aberta pela Band.
"Os tempos são outros, a teledramaturgia mudou...", reflete a atriz.
Com 173 capítulos, a novela idealizada por Rosane Svartman tem estreia prevista para 28 de abril de 2025, substituindo Volta por Cima.
Os Donos do Jogo é uma das grandes apostas da Netflix no Brasil para o gênero drama e crime.
Essa será a segunda parceria de Paula com Walcyr Carrasco.
O personagem do ator, que já vinha perdendo destaque, será assassinado.
A atriz dará vida à mãe de Marco (Guilherme Weber).
Programa desta semana traz um duelo entre as eternas loira e morena do É o Tchan.
Roberto Cabrini fica frente à frente com o homem que seria testa de ferro de policiais civis presos por corrupção.
Zélia descobre a relação de Basílio com Maristela.
Violeta e Osmar se casam.
Mércia dopa Molina e coloca o empresário na banheira.
As gravações já estão acontecendo no Rio de Janeiro; a estreia está prevista para este ano.
Blitz e Banda Eva são as atrações musicais.