
Segundo infomações do jornalista Flávio Ricco, do UOL, a Globo está usando de novos cuidados na escalação das suas novelas. A emissora, no entanto, não consegue disfarçar o velho esquema de "tchurma" - conhecida como panelinha ou igrejinha, entre diretores e atores. Há muitas repetições. Os profissionais emendam um trabalho no ar.
Em O Outro Lado do Paraíso, por exemplo, Walcyr Carrasco reservou a maioria dos atores que trabalharam em suas últimas novelas (Verdades Secretas e Eta Mundo Bom).
Para os próximos anos, há quem acredite que os interesses do trabalho é que verdadeiramente passará a contar nas escalações.
Comentários (7) Postar Comentário
Sérgio Guizé deu certo como Cândinho, como Gael, está uó. Se Elizabeth Savalla não estivesse em "Pega Pega", era bem capaz do Walcyr dar a Sophia pra ela.
Essa história de acabar com essa panelinha é antiga.
O Carrasco repete muitos atores nas suas novelas. Isso algo bem nitido e claro. Deveria ser mais cuidadoso ao fazer escalaçao de elenco. Mas a tal panelinha fala mais alto e ha uma troca de favores cabeludos q ocorre por debaixo do pano entre autor/diretores e atores q nem eh bom agente ficar sabendo.
Desde que o mundo é mundo, acontece isso: Nepotismo ou Simpatia Não se Impõe, o que compromete o trabalho, quer no Serviço Público (Comissionados Politicos) ou Iniciativa Privada: Falabella (atriz e diretor); "Angélica Hulk"; ator ou cantor/ator e sua prole; ex-esposa do Chico Buarque e por ai vai.
Toda vez este papo, no fundo ninguém vai mexer nisso.
Pois os autores sabem quem se enquadra bem nos seus personagens.ç
O problema é que tem certos atores que só são "lembrados" por certos autores. Por exemplo: Marieta Severo e Ana Lúcia Torre, que são somente lembradas pelo Walcyr Carrasco ou Renata Sorrah que só é lembrada pelo Aguinaldo Silva, e por aí vai...
Praticamente todos os autores tem uma panelinha. Acho que a panelinha é um mal necessário.O autor precisa de um grupo de segurança, pois as novelas são longas. Um grupo de trabalho que já saiba ler o seu texto. Contudo acho que essa igrejinha deveria ser a menor possível, sem abusos, com estes atores em papéis diferentes, se reinventando.