O Planeta TV

Globo exibe programação especial nos seus 50 anos

A emissora se prepara para o futuro.

por Redação, em 15/04/2015

'Labirinto', 'Amores Roubados' e 'Engraçadinha', minisséries que viram filme no Luz, Câmera 50 Anos (Fotos: Divulgação/TV Globo)

Desde a sua fundação, em 1965, a  Globo tem uma trajetória que se confunde com a história da televisão no Brasil. De lá para cá, foram produzidas mais de 300 novelas e minisséries, inúmeros programas, grandes coberturas jornalísticas e esportivas que envolveram e emocionaram o país e o mundo. Em comemoração aos 50 anos, a emissora preparou uma programação especial, que irá revisitar grandes momentos e celebrar, junto com o público, as cinco décadas de sua história e o futuro que tem pela frente. Esse mês, momentos inesquecíveis vão tomar conta das telas da Globo e da GloboNews, que também presta sua homenagem. 
 
Hoje, dia 14, para reverenciar um gênero que encanta o público há 50 anos, estreia ‘Ofício em cena’, o novo programa da GloboNews em que autores, diretores e atores de diferentes gerações desvendam os encantos da teledramaturgia. Apresentada por Bianca Ramoneda, a atração semanal mostrará, por meio dos relatos de quem mais entende do assunto, como as novelas são criadas e produzidas. Na plateia, atores, diretores, roteiristas, preparadores de elenco e figurinistas se misturam a estudantes de artes cênicas, comunicação e cinema, para tornar o papo ainda mais interativo e interessante. A primeira conversa será com a diretora Amora Mautner, que contará sobre o trabalho em ‘Avenida Brasil’. No ar, às 23h30.

Os 50 anos da Globo também serão destaque do ‘Tá no Ar: a TV na TV’ desta quinta-feira, dia 16. O programa fará releituras divertidas de diversas produções emblemáticas da emissora, como as novelas ‘Vale Tudo’ e  ‘Dancing Days’, e vai revelar o início da carreira de um dos mais antigos atores da Globo, Antonio Fagundes, como suposto integrante da banda Menudos. Um encontro inusitado de diferentes novelas e gerações da teledramaturgia também marcará o episódio especial. Durante uma caça ao tesouro, o trio de garimpeiros João (Marcius Melhem), Jerônimo (Marcelo Adnet) e Duda (Danton Mello), personagens de ‘Irmãos Coragem’, vão esbarrar com o Comendador José Alfredo (Alexandre Nero), da novela ‘Império’. 
 
Para o ‘Na Moral’, Pedro Bial irá comandar o especial “50 Anos”, que será exibido no dia 23. O apresentador e seus convidados irão expor e debater grandes temas que deram o que falar na televisão nas últimas décadas.
            
Primeiro telejornal do Brasil a ser transmitido em rede para todo o país, o ‘Jornal Nacional’ preparou reportagens especiais para celebrar a data. Entre os dias 20 e 25, irá exibir uma série com cinco episódios, um para cada década, relembrando os grandes momentos da cobertura jornalística da Globo. Conduzido por William Bonner, o especial reúne, em uma mesa redonda, um time de primeira: Glória Maria, Pedro Bial, Sandra Passarinho, Tino Marcos, Fátima Bernardes, Heraldo Pereira, Marcelo Canellas, Caco Barcellos, Ernesto Paglia, Galvão Bueno, Chico José, André Luiz Azevedo, Renato Machado, Ilze Scamparini, Luís Fernando Silva Pinto e Orlando Moreira. A ‘GloboNews’ registrou os bastidores e a expectativa dos profissionais para o encontro. 

Amores Roubados é uma das atrações do festival Luz, Câmera 50 Anos, que volta no dia 21 de abril (Foto: Globo)

A partir do dia 21, a segunda temporada de ‘Luz, Câmera 50 anos’ volta ao ar com ‘Amores Roubados’. Para relembrar grandes momentos da história da Globo e encantar o público, as produções são reeditadas em formato de telefilme e em dois episódios. Até o dia 4 de junho, sempre às terças, após ‘Tapas & Beijos’, e às quintas, após ‘Chapa Quente’. 
 
No dia 22, às 23h, será a vez do ‘Arquivo N’, da Globonews, contar a história da fundação e construção da Globo. A primeira transmissão, as primeiras imagens exibidas e os equipamentos usados naquela época serão alguns dos detalhes e curiosidades contados no especial, que terá também depoimentos dos fundadores da emissora. 
 
O ‘Globo Repórter’ da sexta-feira, dia 24, também passeará pela história da Globo. O especial exibirá os bastidores da emissora e contará como a linguagem da televisão brasileira alcança centenas de países e tem uma das maiores audiências do mundo ocidental. O programa vai mostrar, em imagens gravadas em 360 graus, o trabalho dos atores, diretores, produtores, técnicos, engenheiros e cenógrafos para o perfeito funcionamento dos estúdios e das cidades cenográficas e para transformar sonhos em grandes produções, pautadas sempre pela qualidade, pela relevância e pela inovação.

Ainda no fim de semana, o ‘Como Será?’ levará ao estúdio a autora Glória Perez. Na manhã de sábado, dia 25, ela e Sandra Annenberg vão conversar sobre como as novelas disparam discussões em torno de temas sociais. Uma reportagem nos estúdios da Globo no Projac mostrará o funcionamento das cidades cenográficas e os bastidores da novela ‘Sete Vidas’. Outra matéria, gravada no Centro de Estudos de Telenovela (CETVN), da USP, vai ouvir pesquisadores sobre os principais temas de responsabilidade social abordados nas novelas. 

À noite, um elenco estrelado e grandes artistas da música se reúnem em um show especial que vai celebrar os 50 anos da Globo. O programa, que irá ao ar na noite do dia 25, relembrará histórias que fazem parte da vida dos brasileiros, promoverá momentos e encontros emocionantes e apontará para o futuro. Do seu nascimento à fábrica de emoções, do passado ao futuro, tudo será mostrado em um espetáculo com muita música e performances inesquecíveis. 
 
No domingo, dia 26, dia do aniversário da Globo, o ‘Esporte Espetacular’ voltará ao passado e reproduzirá o cenário do ‘Úni Duni Té’, primeiro programa da história da emissora. Glenda Kozlowski vai voltar no tempo, com direito a roupa e cabelo de época, e receber uma convidada especial: Katia Caiaffa, de 54 anos, que, quando criança, participou do ‘Úni Duni Té’. O programa vai fazer ainda uma surpresa para Katia e sua família. Também no domingo, a GloboNews exibirá minidocumentários produzidos pelo Projeto Memória Globo no ‘Jornal das 10’. Serão dois programas especiais, nos dias 26 e 28, nos quais repórteres e correspondentes falarão sobre as grandes coberturas jornalísticas no Brasil e no mundo. 
 
Para encerrar o domingo comemorativo, o ‘Fantástico’ exibirá um encontro de dois grandes nomes da música brasileira: Caetano Veloso e Gilberto Gil farão um pocket show exclusivo no palco do programa. Poliana Abritta e Tadeu Schmidt vão receber a dupla para falar sobre os últimos 50 anos, carreira, vida, filhos e apresentar pela primeira vez o novo projeto, a turnê "Caetano Veloso e Gilberto Gil - Dois Amigos, Um Século de Música". Na série ‘Mulher 5.0’,  Ana Furtado continuará sua conversa com mulheres que nasceram e cresceram com a Globo. No domingo dia 12, a entrevista será com Betty Gofman. 
 
As telenovelas da Globo, mundialmente conhecidas e reconhecidas, também terão destaque no ‘Arquivo N’ da Globonews. Elas serão tema do programa do dia 29, que vai repassar a história da teledramaturgia da emissora com depoimentos de grandes novelistas, como Aguinaldo Silva, Gilberto Braga e Gloria Perez. O especial mostrará ainda a primeira novela a cores, ‘O Bem Amado’, trechos inéditos da versão de ‘Saramandaia’ que não foram ao ar, e detalhes sobre a construção do Projac, complexo de estúdios da Globo no Rio de Janeiro, que concentra grande parte da produção de entretenimento da emissora.


Deixe o seu comentário